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  • 5 práticas de coletas de informações no PDV que você precisa adotar

    O gerenciamento de ações de trade marketing envolve fatores que às vezes fogem ao nosso controle. Mas você sabia que a otimização da coleta de informações nos pontos de venda pode ajudar a tornar esse processo menos corrido e estressante?

    Os gestores têm priorizado práticas que permitem agir mais rápido na resolução dos problemas envolvendo merchandising, controle de promotores e mensuração de resultados dessas ações.

    A solução passa pela adoção de técnicas de coleta de informações no PDV, que devem ser levadas em consideração para garantir um retorno positivo sobre os seus investimentos.

    A seguir, confira 5 dicas fundamentais que você precisa implementar o quanto antes na sua rotina de gerenciamento:

    1. Monitore a concorrência

    Na competição pela atenção do consumidor nos pontos de venda, é fundamental estar atento ao que o seu concorrente anda fazendo.

    O monitoramento da concorrência ajuda a identificar falhas corriqueiras, como por exemplo, se o produto da concorrência está mais bem posicionado nas gôndolas ou se o preço que eles estão oferecendo é melhor que o seu.

    Também auxilia a identificar os pontos fracos dos concorrentes, o que permite trabalhar em cima deles.

    2. Converse com os seus promotores

    Um grande erro do gestor é ligar apenas para dados quantitativos, coletados a partir de formulários.

    Devido a isso, muitas vezes ele esquece da importância da atuação dos promotores de venda que, por terem contato direto com o cliente e com o dia a dia nos pontos de venda, podem ser uma fonte preciosa de informações. Afinal, um formulário ou um aplicativo de coleta de dados no PDV gera dados mais úteis se forem bem utilizados.

    Métricas novas, sugestões e impressões dos clientes sobre uma ação também são informações que você pode conseguir com a sua equipe de promotores.

    3. Personalize o seu controle de qualidade

    Às vezes, o que serve para uma empresa não surte os mesmos resultados com você.

    Com a correria característica do setor de trade marketing, frequentemente são utilizados relatórios de coletas de informações derivados de outras ações ou organizações.

    Prefira adotar um controle especifico para as suas necessidades e que colabore com o desenvolvimento das suas ações.

    4. Realize pesquisas sobre os hábitos do seu público-alvo

    Após aplicar uma serie de ações e não obter o sucesso esperado, o problema pode não estar na sua ideia, mas sim nos hábitos do seu público nos pontos de venda.

    Nesse sentido, combinar a análise do resultado do seu merchandising com uma pesquisa dos hábitos de consumo do seu público-alvo pode potencializar os seus investimentos e guiar os seus próximos passos.

    O consumidor tem o costume de levar os filhos para as lojas? Utiliza muito o celular enquanto faz compras? Talvez a sua estratégia tenha mais efeito se for realizada levando em conta esse tipo de hábito.

    5. Automatize o processo de coleta de informações no PDV

    Enquanto você espera por formulários de coleta preenchidos pelos seus promotores para poder colocá-los em uma planilha do Excel, por exemplo, o seu concorrente pode estar recebendo dados em tempo real. Dessa forma, ele consegue gerir melhor o tempo e agir mais rapidamente em caso de necessidade.

    Aplicativos mobile voltados para o trade marketing já são uma realidade no mercado. Através de tablets e smartphones, a equipe de promotores envia informações em tempo real para o gestor, o que melhora o tempo de resposta e elimina processos desnecessários.

    Tem dúvidas ou deseja compartilhar a sua experiência sobre coleta de dados no PDV? Deixe o seu comentário aqui no post!

  • Como o mercado de beleza vem utilizando o trade marketing?

    Trade Marketing – Atrair clientes já não é o suficiente para garantir uma venda: é preciso que o esforço de marketing seja maior e proporcione uma experiência única ao consumidor. Esse fato fica claro quando falamos do mercado de beleza.

    Para se diferenciar em um setor que cresce cada vez mais, é fundamental investir em estratégias de trade marketing. Sim, o PDV (ponto de venda) ainda é o grande responsável por atrair consumidores. Logo, ele merece uma atenção especial por parte dos profissionais da área.

    Quer saber quais as novidades do mercado para poder aplicá-las? Continue a leitura!

    Tornar o mix de produtos adequado ao público local

    Uma das principais ações para obter sucesso com as estratégias de trade marketing é tornar o mix de produtos adequado ao público local. Isso consiste em dispor os itens mais requisitados em determinada localidade.

    É o que faz a rede da Embelleze. Segundo a gerente nacional de trade marketing da empresa, Fernanda Zangrando, a marca trabalha de forma diferenciada em cada canal, levando o mix de produtos que atenda às necessidades do público.

    Ou seja, use o poder da regionalização para potencializar as vendas!

    Investir em espaços inovadores

    A experiência fica completa quando o PDV é trabalhado de maneira diferenciada, contemplando tanto as necessidades quanto os desejos do público. No mercado de beleza, diversas empresas têm buscado inovar para entregar algo de valor, encantando e interagindo com o consumidor.

    Podemos pegar como exemplo a Wella. A empresa de beleza investiu em um mega salão de beleza em um dos seus PDVs na cidade de São Paulo. O foco era promover a experimentação de produtos, ensinando as mulheres como se produzir em casa com os produtos da marca — como se estivessem em um salão.

    Capacitar profissionais

    Para reforçar a experiência do PDV, contar com profissionais que promovam os produtos é essencial. Atualmente, muitas lojas de cosméticos investem no treinamento de seus funcionários para que eles atuem como promotores e possam orientar os clientes de maneira adequada.

    Algumas marcas atualizam os profissionais sobre os lançamentos e os capacita para que eles façam experimentações no público. Isso é um grande diferencial quando a pessoa está em dúvida sobre a eficácia do produto e se a compra será de fato vantajosa.

    Ações promocionais

    As ações promocionais também podem (e devem!) ser desenvolvidas pelo trade marketing. Já pensou em uma ação de marketing de guerrilha próxima a um dos seus pontos de venda? Além de atrair atenção do público, você terá a chance de fazer algo diferente do habitual.

    No entanto, apostar nas datas comemorativas é um grande trunfo para o mercado de beleza — como o dia das mães. Nessas datas, você pode oferecer tratamentos diferenciados no seu PDV, além de descontos, sorteios de brindes, etc.

    Não se esqueça também de investir no design, em cores atrativas, materiais de divulgação (já pensou em um pequeno manual ensinando a fazer maquiagem, por exemplo?). Com certeza, o desenvolvimento do seu time de trade marketing será palpável.

    Agora que você já conhece algumas ações inovadoras de marketing para o mercado de beleza, conte para nós: o que você achou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

    Entrevista com a gerente nacional de trade marketing-sell out da Embelleze – Fernanda Zangrando

  • Estoque virtual: 4 dicas para corrigir divergências e evitar a ruptura

    Estoque virtual – O equilíbrio entre compra e venda de produtos é fundamental na gestão de um negócio. Negligenciar esse aspecto produz ruptura por falta de mercadorias, comprometimento do fluxo de caixa por aquisição de itens que demoram para ser vendidos ou a criação de um estoque virtual.

    Mas o que é o estoque virtual? Como evitar divergências entre itens disponíveis para compra e a relação que consta no sistema? Como um promotor pode auxiliar nesse ajuste?

    Nós ajudamos você a tirar essas e outras dúvidas no post de hoje. Acompanhe!

    O que é estoque virtual?

    Além do estoque físico que contém as mercadorias da loja, os sistemas de gestão apresentam uma relação dos itens que estão à disposição para compra. O grande problema é que muitas vezes ocorrem divergências e eles não são exatamente iguais. Essa situação configura a existência de um estoque virtual.

    Isso significa que o software mostra que determinados produtos estão na prateleira ou no estoque, mas na verdade eles não estão lá, disponíveis para a compra. As razões para isso são diversas. Entre as principais, podemos citar:

    • furtos;
    • inventários imprecisos;
    • produtos estragados ou danificados;
    • problemas com a leitura do código de barras;
    • quando se trata do comércio varejista, mercadorias “degustadas” por clientes na loja;
    • no caso de grandes lojas e supermercados, a utilização de produtos por setores como padaria, confeitaria, entre outros.

    Portanto, divergências entre o estoque virtual e o físico causam perda de oportunidades de negócios, ruptura, insatisfação dos clientes e até problemas contábeis. Por isso, é necessário adotar medidas para evitá-las.

    Como evitar divergências no estoque virtual?

    1. MONITORE AS CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO

    Uma das razões para controlar o estoque virtual é a perda de produtos que ficaram armazenados e não foram vendidos em tempo hábil. Se a mercadoria que consta no sistema não está em condições de comercialização, isso trará prejuízo ao estabelecimento.

    Nesse aspecto, a presença do promotor no PDV pode ser muito útil. Ele pode verificar, por exemplo, se as mercadorias tem sido repostas com a velocidade ideal para um escoamento favorável ou se permanecem muito tempo no estoque.

    Ao verificar as condições de exposição de mercadorias e promover a reposição das prateleiras em tempo hábil e de forma adequada, o promotor pode ajudar na solução desse problema.

    Considerando a demanda pelo produto, ele também consegue estabelecer uma frequência ideal para reposição, aumentando as vendas. Além disso, com um bom relacionamento com a loja, ele consegue sinalizar os produtos que estão próximos da data de validade, permitindo ao comércio realizar ações promocionais que evitam a perda de mercadorias.

    2. PROCURE IDENTIFICAR AS CAUSAS DA DIVERGÊNCIA

    O estoque virtual pode acontecer também porque alguns produtos são furtados ou danificados antes da venda. Quando o promotor está presente e atento, ele ajuda a identificar esses problemas e a fazer as devidas correções.

    Ao encontrar produtos danificados, ele pode comunicar o problema à loja ou indústria. Desde que tenha a autorização do PDV, o promotor pode ser um verdadeiro aliado e ajudar a fazer esses ajustes no sistema, reduzindo o estoque virtual e evitando a ruptura.

    3. UTILIZE A TECNOLOGIA

    tecnologia pode ajudar a monitorar o estoque virtual. Com um sistema apropriado, o promotor recebe essas informações e verifica a situação diretamente no PDV.

    Esse procedimento torna a detecção de divergências muito simples e rápida. Com esses dados, o promotor consegue auxiliar os gestores, que podem adotar medidas para o ajuste do estoque e o abastecimento das mercadorias, proporcionando oportunidades de negócios.

    4.  CONTE COM OS PROMOTORES

    Outro aspecto importante para evitar ruptura e prejuízo é o trabalho de uma equipe de campo capacitada e alinhada às estratégias de marketing da empresa.

    Além da verificação de produtos em estoque e reposição de itens que já mencionamos, eles podem propor um mix de produtos que acelera as vendas e minimiza perdas.

    Controlar o estoque virtual é fundamental para minimizar perdas, garantir a oferta dos produtos e promover o aumento das vendas. Quer saber outras formas de evitar a ruptura de estoque e não perder negócios? Então corra no nosso blog e confira esse post!

  • Como alavancar as vendas com ações de trade marketing?

    Trade Marketing – As ações de trade marketing têm mostrado resultados bastante significativos no sentido de atender aos desejos dos potenciais clientes, inclusive ajudando-os a ter experiências positivas com sua marca — o que os torna, também, seus defensores.

    Quer entender como esse trabalho acontece? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

    O Trade Marketing e suas ações

    Antes de tudo, vamos entender o trade marketing? É a estratégia que tem o objetivo de conquistar o consumidor no ato final da compra, portanto, deve envolver ações práticas e atraentes.

    Uma parte muito importante são os pontos de venda (PDV). Eles são locais estrategicamente posicionados para gerar visibilidade para o produto e, assim, fisgar o olhar do consumidor.

    Você nunca notou aquele produto que se destaca em uma loja? Entre tantos outros, seu olhar inevitavelmente vaga para um cartaz bem desenhado, uma embalagem mais colorida e atraente ou uma disposição diferente dos produtos. Há diversas formas de destacar os PDVs e certificar a fascinação dos consumidores pelo produto.

    Outra estratégia interessante é a criação de situações que chamem o público para a interação com o produto antes da compra. Por exemplo:

    • se for alimento, crie um local de degustação;
    • se for cosmético, deixe alguns acessórios para teste;
    • se for perfume, dê amostras grátis.

    As ações de Trade estão relacionadas às estratégias de marketing, assim, é fundamental que haja um profundo conhecimento do mercado, do consumidor e do portfólio de produtos; além de criatividade.

    Se o Trade for bem planejado, o aumento das suas vendas é inevitável. Afinal, o produto se torna mais visível e, consequentemente, o público pode conhecê-lo e se interessar por ele.

    Além disso, não é necessário gastar toda a verba do departamento para essas técnicas. É possível fazer a otimização de custos para lucrar mais, gastando muito menos. Tudo depende da estratégia escolhida.

    Estruturação das possibilidades de ação

    Para que o trade marketing seja eficiente e que alavanque as vendas, é preciso estruturar as possibilidades de ação, observando os seguintes pontos:

    • objetivos;
    • equipe disponível;
    • orçamento;
    • análise de mercado;
    • concorrentes.

    Algumas perguntas são essenciais e devem ser respondidas, antes de investir e planejar o Trade Marketing. Por exemplo:

    • Você tem capital para investir em uma grande equipe de promotores?
    • Dá para negociar os pontos de venda ideais nas lojas?
    • O seu público vai ser atraído pelas ações planejadas?
    • O investimento vai valer a pena?

    A partir dessas informações, é possível determinar as possibilidades de ação e os resultados que podem ser esperados de cada uma delas.

    Conhecimento do público

    Estratégias como pesquisas, enquetes e cliente oculto são desenvolvidas com o propósito de saber para quem as ações são destinadas e são fundamentais para conseguir converter ações em vendas.

    Quando você conhece as preferências e o modo como o seu potencial consumidor pensa no momento de decidir a compra, as chances de suas ações de trade marketing serem certeiras são maiores.

    De nada adianta colocar seu produto em uma loja cujo público principal nem pense em consumi-lo, ou focar demais em tornar o produto atraente, sem demonstrar para o cliente seu valor.

    Por isso, é importante estudar os hábitos do seu consumidor. Pergunte-se:

    • Onde ele vai?
    • Por que ele compra?
    • Qual preço ele está disposto a pagar?

    Nem sempre ocupar o maior espaço numa vitrine poderá lhe render mais vendas. É a forma de se posicionar diante dos olhos do consumidor que realmente importa.

    Tecnologia a favor do processo

    Use a tecnologia nas suas ações. Que tal colocar um tablet nas mãos da equipe de promotores, para registrar e passar, de forma instantânea, informações que são importantes para o desenvolvimento do processo das ações? Assim, toda a equipe permanece conectada e pode analisar se as técnicas utilizadas estão valendo a pena.

    Informações estratégicas podem ser inseridas em programas próprios para melhorar o desenvolvimento do trabalho e otimizar custos, como, por exemplo:

    • controles de estoque;
    • potencial de vendedores;
    • fluxo de vendas etc.

    Desenvolva análises diárias e conte com a tecnologia para indicar marcadores, métricas, metas e falhas. Exporte relatórios e os use para analisar e desenvolver as próximas ações baseado em dados reais.

    Além disso, use a tecnologia nas próprias interações com o consumidor. Você pode:

    • colocar uma tela touchscreen e pedir a avaliação do cliente para o produto no próprio PDV;
    • passar um vídeo promocional;
    • manter um vendedor interagindo com o pessoal, para, depois, perguntar acerca do consumo do seu produto.

    Procure sempre aparecer

    Aparecer é mais que essencial. Não dá para vender sem chamar a atenção do público. Ele não consegue comprar um produto de que nunca tenha ouvido falar, que não sabe de onde veio e que, talvez, nem mesmo para o que serve.

    Uma boa forma de fazer isso é patrocinar eventos. Assim, você garante espaço de publicidade enquanto o público está curtindo alguma programação. Isso passa confiança, credibilidade e, claro, visibilidade.

    Outra possibilidade é fazer uma exposição em feiras e eventos. Monte uma bancada com seus produtos, faça promoções que atraiam olhares, distribua amostras grátis, em suma: ofereça uma experiência ao consumidor que permita que ele entenda a marca e tenha preferência por ela.

    Apareça em todos os lugares. O consumidor atual é omni-channel (multicanal) ou seja: ele consome de diferentes formas, em vias diversas simultaneamente.

    Por isso, vá para o digital também. Mantenha um site de compras e permita que seus clientes consumam em casa. Você pode fazer promoções nessa página e divulgá-la em mídias sociais, como o Facebook, facilitando a exposição da sua marca e aproximando você do seu público.

    Seleção é fundamental para alavancar as vendas

    Para garantir que as vendas cresçam, é preciso desenvolver o que chamamos de ranking das ações. Uma dica é colocar uma avaliação, pode ser em sistema de pontos, nas ações desenvolvidas. Assim, as que tiverem pontuações mais baixas são excluídas do processo ou revisadas quanto ao que pode ser melhorado.

    Muitas vezes, o resultado não sai como o esperado porque a ação não foi direcionada ao público certo ou no local ideal. Estudar o lugar onde o PDV se localiza também é importante, quando for planejar o desenvolvimento das ações.

    As ações de trade marketing são indispensáveis para aumentar as vendas da sua empresa, no entanto, é preciso analisar bem o mercado e o público para obter resultados satisfatórios no PDV. Quer saber o que outras pessoas têm a dizer sobre o assunto? Compartilhe este post em suas redes sociais!

  • Como é o dia a dia de um profissional de trade marketing?

    Profissional de trade marketing  – Você sabe o que faz um profissional de Trade Marketing? Ele é, basicamente, o elo da corrente entre as Vendas e o Marketing de uma empresa.

    Sua missão principal não é nem o pensamento estratégico em longo prazo e nem a tática imediata da venda, mas sim a otimização das transformações de planos de ação em práticas bem-sucedidas.

    No post de hoje, você vai entender melhor como é o dia a dia desse colaborador cada vez mais importante para o sucesso das empresas. Acompanhe!

    Ponte para os bons resultados

    O primeiro item da lista diária de coisas a fazer de um profissional de Trade Marketing é: entender o comportamento dos clientes em relação ao produto/serviço da empresa. Em outras palavras, aplicar um olhar atento sobre o PDV e as conversões realizadas pelo varejo.

    Essa análise é tão crucial quanto variável. Em cada segmento de mercado e, às vezes, em cada marca, os clientes se comportam de um modo específico e os gargalos nas vendas aparecem de forma particular.

    Um olho no peixe e outro no gato

    Mas não adianta se tornar apenas um “porta-voz” do setor de Vendas: é preciso estar em sintonia com os posicionamentos e filosofias definidos pelo Marketing.

    Muitas vezes, a simples distância entre os dois setores faz com que discrepâncias se mostrem e, consequentemente, que os resultados sejam aquém do esperado. O Trade precisa estar atento a isso para posicionar cada um dos parceiros em relação ao outro, quando necessário.

    Diálogo constante

    Para isso aconteça, o profissional de Trade Marketing precisa ter um perfil de quem gosta de “colocar a mão na massa” sem menosprezar a importância de uma visão estratégica.

    O posicionamento de um produto no PDV, a identificação de possibilidades de otimização de custos, a ponderação de novos posicionamentos de marca com base em dados de sazonalidade, tudo isso é competência do Trade. Ter um bom relacionamento com os demais funcionários da empresa é indispensável.

    A palavra é: multidisciplinaridade

    Essa melhoria constante na relação entre o varejo e o fabricante nasce, como já falamos, de uma visão multidisciplinar — e isso se reflete nas tarefas do dia a dia.

    Estão entre as principais atividades do Trade: controlar verbas promocionais, disseminar e implementar em campo as estratégias de marketing, execução de eventos no PDV, controlar o giro de produtos no varejo, controlar prazo de entrega e disponibilidade do produto, detectar oportunidades de negócios em cada canal de distribuição, entre outras.

    É preciso ter um foco competente e fundamentado, mas holístico, para o reflexos entre planejamentos e conversões em vendas o tempo todo.

    Tríplice parceria

    Vendas, Marketing e Trade Marketing são parceiros do mesmo nível de importância. Nesse caso, importam menos as diferenças de organograma de cada empresa e mais o entendimento de que esses três tipos de funcionários precisam atuar em conjunto para os bons resultados sejam alcançados.

    Um aprimora o desempenho do outro, na medida em que se atenta para questões que poderiam ser negligenciadas. Com esses focos bem definidos, a engrenagem como um todo roda com muito mais fluidez.

    Transitando entre mundos diferentes, embora muito próximos, focado sobretudo na experiência da compra e atento à execução das estratégias e planejamentos de longo prazo a cada segundo. O dia a dia de um Trade Marketing não é para muitos, mas os poucos que se identificam encontram um cotidiano instigante e desafiador.

    E você, já estava familiarizado com essa função? Como você acredita que ela pode ajudar — ou já ajuda — nos resultados de sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências e assine nossa newsletter para receber outros artigos sobre o assunto!

  • Aprovação da Lei da Terceirização aumenta a produtividade de empresas e reduz custos operacionais

    Lei da Terceirização – Aprovado na última semana, o texto regulamenta a prática e permite que empresas terceirizem todas as suas atividades, inclusive as chamadas atividades-fim

    A lei da terceirização, aprovada na última semana, levantou uma grande polêmica. Por um lado, há quem defenda que esse tipo de regulamentação trará ganhos de produtividade e segurança jurídica e, de outro que a medida aumenta a precarização no mercado de trabalho. A Compart Marketing e Tecnologia, empresa especializada em recrutamento e mão de obra e que oferece profissionais terceirizados para ações de trade marketing, alerta que a regulamentação pode ser positiva para as empresas, aumentando a produtividade e reduzindo custos. “Em determinadas atividades, o empresário ganha ao terceirizar. Em vez de a empresa ter de fazer ela mesma uma atividade em que, talvez, ela não seja 100% especializada, ela poderá contratar uma empresa com know how e experiência para fazer exatamente aquilo que precisa”, explica Vladimir Lima, CEO da Compart.

    Para a Compart, a regulamentação da terceirização trará um equilíbrio para a economia e otimizará diversos setores de mercado. A empresa, que trabalha com equipe de recrutamento, seleção, treinamento e gestão de equipes em campo para projetos diversos dentro do varejo, ainda aponta que essa aprovação não significa “informalidade no mercado”. “Muitas pessoas confundem terceirizado com trabalhador informal. O terceirizado tem carteira de trabalho assinada e todos os direitos trabalhistas e isso não mudará”, continua Vladimir.

    Ele ainda salienta que o profissional terceirizado já vem com bagagem e experiência em suas atribuições. “Hoje, trabalhamos oferecendo um profissional que é recrutado, passa por testes específicos e que dão ao contratante total segurança nas suas ações, por terem pessoas totalmente capacitadas”, diz Vladimir.

    Além dos benefícios para as empresas, esse tipo de regulamentação diminua os processos trabalhistas que envolvem terceirizados. Segundo estimatiza do Judiciário, a cada ano mais de 3 milhões de processos são ajuizados e pelo menos 40% estão relacionados a terceirização, pois não há hoje, lei específica para o tema. “Além disso, com a nova regra os trabalhadores que tiverem problemas com dívidas trabalhistas, deverão acionar primeiro a empresa terceirizada que os contratou, não oferecendo problemas às empresas contratantes de terceirizados”, conclui.

    Sobre a nova lei de terceirização

    Enviada ao Congresso Nacional em 1998, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, a proposta já havia sido aprovada na Câmara e, ao passar pelo Senado, sofreu alterações. O texto aguardava aprovação e análise final dos deputados desde 2002. Em 2015, a Câmara aprovou um outro projeto, com o mesmo teor, durante a gestão do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O texto foi enviado para análise do Senado, mas ainda não foi votado.

    Sobre a Compart

    Fundada em  1995, a Compart planeja e direciona estudos com inteligência com intuito em resultado. Com localização estratégica na Rua Massacá, 418, Alto de Pinheiros, na esquina da Marginal Pinheiros, proporciona excelente logística para atender e promover resultados aos clientes. Conta também com moderna infraestrutura em um prédio de 4 andares, 1mil m² e profissionais altamente capaticitados com experiências no âmbito de marketing, varejo e negócios.

  • Quais os principais serviços das agências de trade Marketing?

    Serviços das agências de trade Marketing – Não é segredo que a Era Digital e o novo perfil do consumidor são determinantes nas transformações que o setor de marketing tem empreendido — com impacto, inclusive, nas agências de trade marketing.

    A demanda criada pelas tendências e hábitos de consumo deve ser o foco de qualquer estratégia de divulgação, promoção e fidelização, e esse fator trouxe às agências de trade marketing um reformulado repertório de serviços.

    Para entender mais sobre eles, reunimos as principais ações de marketing a serem trabalhadas nesse segmento. Quer entender como seu negócio pode alcançar os melhores resultados? Então confira o post de hoje:

    Qual é o lugar do trade marketing?

    Para ir a fundo nos serviços que as agências de trade marketing trabalham, é válido entender onde se posiciona esse tipo de serviço hoje em dia. Como você viu ali em cima, a relação do consumidor com produtos e serviços mudou: a interação passou a ser digital, da mesma maneira que a sua fonte de informação.

    Assim, passamos também a questionar uma atividade que tem foco no canal de distribuição em vez do consumidor. No entanto, as agências de trade marketing nunca estiveram tão em alta.

    Isso se deve à adequação aos hábitos do consumidor, bem como sua importância em definir decisões, como os canais de mídias utilizados e os produtos ou serviços que irão criar essa demanda, o que nos leva ao tópico a seguir:

    Quais são os principais serviços das agências de trade marketing?

    MERCHANDISING INTELIGENTE

    Além das ações no PDV (ponto de venda) — como a produção de banners, faixas de gôndola e folhetos —, as agências de trade marketing também têm lidado em 360° com essas campanhas. Em outras palavras, elas elaboram o mapa do PDV visando um posicionamento mais estratégico nos espaços.

    Isso significa uma atuação também concentrada no manuseio e na distribuição dos produtos. Trata-se, portanto, de uma evolução do material de merchandising, dando às agências de trade marketing o respaldo estratégico para criar e gerenciar essas ações.

    CRIAÇÃO DE DEMANDA

    Como mencionamos, as agências de trade marketing não precisam apenas gerenciar uma demanda — elas também podem criá-las. Assim, situações de compra são elaboradas, necessidades desenvolvidas e soluções apresentadas antes mesmo do consumidor saber que tinha essa carência em sua vida.

    Nos locais onde ocorre o poder final de decisão do consumidor, essa estratégia pode ser complementada por ações práticas, como degustação, demonstração de um novo rótulo ou embalagem e até mesmo programas de fidelidade realizados nas lojas.

    LOGÍSTICA PROMOCIONAL

    Aí está uma ação que visa a otimização de custos propondo, ao mesmo tempo, grandes resultados! Afinal de contas, ao deixar a logística promocional nas mãos de agências de trade marketing, sua empresa não precisa se preocupar mais com:

    • armazenagem de produtos;
    • manuseio das artes desenvolvidas para a ação;
    • coleta dos materiais;
    • distribuição para os principais pontos de vendas.

    Essa otimização e alívio de processos logísticos, inclusive, é apenas uma das diversas vantagens em terceirizar o trade marketing de sua empresa.

    CHECK PDV

    Esta é uma ação focada em empresas interessadas em conhecer mais o comportamento de seus produtos ou serviços.

    Para isso, são realizados relatórios, imagens e gráficos focados nos objetivos de cada empresa, tudo feito com um acompanhamento completo da agência. Dessa forma, é possível trazer informações precisas para o sucesso do seu negócio e de cada ação planejada.

    Agora que você conhece os principais serviços das agências de trade marketing, o que acha que pode ser melhorado na sua empresa? Conte pra gente aqui nos comentários e descubra como posicionar estrategicamente a sua marca com os serviços de uma agência de trade marketing!

  • 7 maneiras de fazer sua empresa crescer com o trade marketing

    Crescer com o trade marketing –  O PDV é cada vez mais essencial para o plano estratégico de vendas das empresas — afinal, é nele que as coisas acontecem.

    Segundo as pesquisas da Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, sendo 50% por impulso. É nesse contexto onde os canais de distribuição tornaram-se tão cruciais para as organizações que o trade marketing surgiu. Mas você sabe o que é isso?

    Entenda agora o que é trade marketing e confira 7 maneiras práticas de fazer a sua empresa crescer com essa estratégia!

    Afinal, o que é trade marketing?

    O trade marketing atua na valorização das relações entre indústrias, fabricantes, distribuidores, produtores e seus canais de venda. Trata-se de um ramo vinculado à gestão de marcas, promoção e hábitos do consumidor.

    O foco do trade marketing é aumentar a rentabilidade e agregar mais valor no processo de comercialização de produtos e serviços. Suas ações são direcionadas aos shoppers, ou seja, às pessoas que realizam a compra de um determinado produto ou serviço, seja para consumo próprio ou de terceiros.

    Em outras palavras, as ações de TM não buscam alcançar somente os consumidores: mais do que isso, elas são direcionadas aos compradores.

    Como utilizar o trade marketing para fazer a minha empresa crescer?

    APERFEIÇOE SEUS MÉTODOS DE VENDA

    Não é muito sábio conhecer somente os produtos ofertados pelas empresas. É preciso entender muito bem as orientações de valor dos seus clientes, bem como os hábitos e os anseios dos seus respectivos consumidores.

    Para esse fim, capacite seus vendedores para realizarem vendas mais qualificadas. Afinal, esse é um dos principais ramos de atuação do TM.

    APROXIME-SE DOS CONSUMIDORES

    Se o trade marketing for gerenciado corretamente, isso será uma consequência natural. Portanto, construa boas negociações entre fabricantes e revendedores, para obter mais chances de promover a marca e ser mais acessível aos prospects e atuais clientes.

    REFORCE A RELAÇÃO ENTRE A EMPRESA E OS DISTRIBUIDORES

    Procure estreitar esse vínculo para melhorar a atuação de troca de dados e informações estratégicas, a fim de gerar mais lucro para ambos, além de prover um maior giro no estoque e no deslocamento de clientes nos pontos de vendas.

    EVITE A AGLUTINAÇÃO DAS VENDAS

    Estabeleça políticas que evitem que os PDVs centralizem suas vendas em um único cliente dentro de um determinado segmento de mercado — como restaurantes que comercializam Pepsi e não tem Coca Cola, por exemplo.

    MONITORE A CONCORRÊNCIA

    Monitorar a atuação dos concorrentes te ajuda a identificar seus pontos fracos e a remediá-los. Durante a visita a um estabelecimento comercial, você pode observar e fotografar as prateleiras e verificar se há falta de abastecimento da concorrência.

    Essa é uma informação valiosa que pode ser utilizada pela sua equipe para ocupar mais espaço na gôndola e, consequentemente, estimular as vendas.

    TESTE SEUS PROJETOS

    Crie projetos e teste-os antes de pô-los em prática. Observe-os atentamente: filme e entreviste o shopper, tente sentir o que ele está sentindo.

    Utilize as informações adquiridas para mapear o que está dando certo e o que está dando errado. Então, finalmente, você poderá saber como esse investimento dará retorno.

    CRIE MÉTODOS DE MENSURAÇÃO

    Muito mais do que mensurar a quantidade de participantes em exercício ou a quantia de recompensas resgatadas, um programa de trade marketing deve combinar diversas métricas que justifiquem a sua eficiência.

    A equipe de vendas finalizou o treinamento? Há uma evolução individual e coletiva dos agentes do ponto de venda? A venda de um determinado produto ou serviço subiu ou não?

    trade marketing está transformando a forma de atuação do mercado e algumas empresas mais atentas já notaram isso. Portanto, não perca tempo: implemente essa estratégia no seu negócio agora mesmo e prepare-se para alcançar resultados incríveis!

    Gostou do post? Então aproveite que as informações ainda estão fresquinhas na memória e confira agora como alavancar as vendas com ações de trade marketing!

  • Entenda como funciona o mercado de trade marketing no Brasil

    Trade marketing no Brasil –

    O trade marketing é fundamental para a estratégia de vendas de produtos ou serviços nos pontos de vendas. Hoje, 76% das decisões de compra são tomadas ante os PDVs, o que torna este canal um estímulo valioso junto ao consumidor.

    Entender o mercado, os profissionais e todo o relacionamento demandado é muito importante para que o planejamento seja definido de maneira precisa.

    Entre tantos pontos importantes, trouxemos abaixo algumas informações sobre como funciona o mercado de trade marketing no Brasil. Confira e aprofunde seus conhecimentos!

    O mercado de trade marketing no Brasil

    Os primeiros estudos sobre trade marketing surgiram no varejo europeu, na década de 80. Já nos anos 90, o varejo brasileiro ganhou força para estimular diretamente o hábito de compra dos consumidores.

    Dessa maneira, as grandes marcas precisaram avançar em novas estratégias para estimular o desejo de compra no PDV. O relacionamento entre todo o processo de distribuição, exposição e vendas melhorou consideravelmente.

    Atualmente, as cinco maiores redes de varejo do país representam 45% do mercado. Esta disputa entre grandes empresas tem nas ações de trade marketing o principal ponto que pode garantir liderança junto ao público.

    Onde estão os principais profissionais de trade marketing

    O crescimento das grandes redes de varejo trouxe consigo uma maior distribuição de lojas em todas as regiões do país. Contudo, o eixo sudeste-sul ainda é o grande polo econômico e comercial do Brasil. Desta maneira, o número de lojas varejistas nestas regiões é maior — o que garante uma grande quantidade de profissionais especializados.

    Segundo pesquisa desenvolvida pela ToolBox, 60% dos funcionários deste setor estão concentrados na indústria, enquanto 40% estão nos setores de varejo e serviços.

    A maior concentração de mão de obra especializada nos polos industriais está ligada diretamente ao desenvolvimento de produtos e pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

    Contudo, há grande quantidade de profissionais direcionados às atividades de varejo e serviços, demonstrando a demanda que o campo impõe para o sucesso das estratégias.

    Vale lembrar que, mesmo nestes períodos de crise, o setor de trade marketing se mantém entre os que mais demandam profissionais, como demonstra uma pesquisa da Page Personal, apontando os profissionais de trade marketing como um dos mais procurados por recrutadores.

    Isto ajuda a manter a autoestima dos profissionais do setor, já que 61% demonstram otimismo para a melhora da economia para o próximo ano.

    O tempo de experiência ideal de um profissional

    Segundo a ToolBox, cerca de 63% dos profissionais têm entre 5 e 10 anos de experiência no setor e 58% dos profissionais são formados em marketing.

    Isto mostra que a carreira na área de trade marketing é sólida, garantindo que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para os desafios do mercado.

    A gama de serviços especializados oferecida pelo setor de trade marketing garante que os profissionais sejam contratados e somem experiências 360º e, desta maneira, adquiram um entendimento quase completo sobre seu funcionamento.

    Popularidade do serviço de trade marketing e sua relevância para a economia do país

    Desde sua popularização como estratégia na década de 90, o trade marketing vem somando criatividade e inteligência em ações que impactam cada vez mais os consumidores.

    Isto aliado ao desenvolvimento da tecnologia, que melhora a distribuição, a relação entre representantes e gerentes e até mesmo a maneira como as compras no atacado e no varejo são realizadas, mostra que a otimização nos investimentos pode ser maior, gerando, assim, um lucro também cada vez maior para as fabricantes e distribuidoras.

    Todos estes dados revelam a grande relevância deste setor para a economia do país. Vale lembrar que campanhas de trade marketing geram resultados a curto e médio prazo, o que é muito importante em períodos de crise.

    As campanhas de trade marketing mantêm o consumidor estimulado, motivam a concorrência direta no PDV e, com isto, colocam a todo o vapor setores que fazem parte do negócio, como a distribuição e as vendas nos supermercados – sempre gerando milhares de empregos.

    E, então, gostou de saber ainda mais sobre o mercado de trade marketing? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais conteúdo!

  • Como funciona o trabalho do promotor no ponto de vendas?

    Promotor no ponto de vendas –

    Mesmo com o crescimento do meio digital e de vendas online, o ponto de vendas físico, onde o cliente tem contato com a mercadoria e com um promotor, continua sendo uma das partes mais importantes do processo de vendas. Porém, de nada adianta ter um PDV incrível se não houver um promotor à altura.

    O promotor de vendas é, resumidamente, o profissional responsável por aprimorar a performance dos produtos no ponto de venda e enriquecer a experiência do cliente. No post de hoje vamos te explicar um pouquinho mais sobre suas tarefas e mostrar por que ele é tão importante. Confira!

    Quem é o promotor de vendas?

    O promotor de vendas tem como atividade básica melhorar o desempenho da marca e seus produtos. Assim, exerce várias funções para conseguir ao máximo conquistar e fidelizar os clientes que têm contato com os produtos ofertados no PDV.

    Cabe a ele deixar a marca mais próxima do cliente e contribuir para que o número de vendas aumente. Além disso, é ele quem reporta à indústria tudo que está sendo desenvolvido no ponto de venda.

    Quais são suas funções?

    De acordo com a Ampro (Associação de Marketing Promocional) o trabalho desse profissional se divide em basicamente 5 áreas:

    • Reposição: o promotor pode auxiliar na reposição dos produtos, mantendo sempre o estabelecimento abastecido. Além disso, cabe a ele buscar uma melhora na exposição e organização dos itens no PDV.
    • Atendimento: é o promotor que atende os clientes no PDV, oferecendo degustações, demonstrando produtos e realizando promoções.
    • Venda: essa função, que ocorre juntamente aos funcionários da loja, se resume a, basicamente, auxiliar nas negociações com os clientes, fazendo o possível para fechar a venda.
    • Atendimento técnico e venda técnica: como o próprio nome já diz, essa função é a união das duas anteriores, somadas a um conhecimento técnico. Ou seja, o promotor deve estar sempre por dentro do produto/serviço para tirar as dúvidas dos clientes sempre que necessário.
    • Auditoria: o promotor é o responsável por analisar todas as ações de trade marketing em andamento no PDV, julgando se elas estão sendo bem executadas ou não.

    As vantagens de ter um bom promotor no ponto de vendas

    De nada adianta ter uma estratégia de trade marketing bem planejada e executada se os promotores não estiverem capacitados.

    Construir uma boa apresentação da marca e de seus produtos e contar com um profissional competente para gerir isso no ponto de venda  pode ser um diferencial que trará ainda mais reconhecimento para a marca!

    É importante conhecer bem todas as funções e atribuições do promotor que atua no ponto de vendas para que, assim, a pessoa escolhida para desempenhar essa função consiga executar suas tarefas da melhor forma possível e contribuir para o sucesso da estratégia.

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