Como funciona o trabalho do promotor no ponto de vendas?

Promotor no ponto de vendas –

Mesmo com o crescimento do meio digital e de vendas online, o ponto de vendas físico, onde o cliente tem contato com a mercadoria e com um promotor, continua sendo uma das partes mais importantes do processo de vendas. Porém, de nada adianta ter um PDV incrível se não houver um promotor à altura.

O promotor de vendas é, resumidamente, o profissional responsável por aprimorar a performance dos produtos no ponto de venda e enriquecer a experiência do cliente. No post de hoje vamos te explicar um pouquinho mais sobre suas tarefas e mostrar por que ele é tão importante. Confira!

Quem é o promotor de vendas?

O promotor de vendas tem como atividade básica melhorar o desempenho da marca e seus produtos. Assim, exerce várias funções para conseguir ao máximo conquistar e fidelizar os clientes que têm contato com os produtos ofertados no PDV.

Cabe a ele deixar a marca mais próxima do cliente e contribuir para que o número de vendas aumente. Além disso, é ele quem reporta à indústria tudo que está sendo desenvolvido no ponto de venda.

Quais são suas funções?

De acordo com a Ampro (Associação de Marketing Promocional) o trabalho desse profissional se divide em basicamente 5 áreas:

  • Reposição: o promotor pode auxiliar na reposição dos produtos, mantendo sempre o estabelecimento abastecido. Além disso, cabe a ele buscar uma melhora na exposição e organização dos itens no PDV.
  • Atendimento: é o promotor que atende os clientes no PDV, oferecendo degustações, demonstrando produtos e realizando promoções.
  • Venda: essa função, que ocorre juntamente aos funcionários da loja, se resume a, basicamente, auxiliar nas negociações com os clientes, fazendo o possível para fechar a venda.
  • Atendimento técnico e venda técnica: como o próprio nome já diz, essa função é a união das duas anteriores, somadas a um conhecimento técnico. Ou seja, o promotor deve estar sempre por dentro do produto/serviço para tirar as dúvidas dos clientes sempre que necessário.
  • Auditoria: o promotor é o responsável por analisar todas as ações de trade marketing em andamento no PDV, julgando se elas estão sendo bem executadas ou não.

As vantagens de ter um bom promotor no ponto de vendas

De nada adianta ter uma estratégia de trade marketing bem planejada e executada se os promotores não estiverem capacitados.

Construir uma boa apresentação da marca e de seus produtos e contar com um profissional competente para gerir isso no ponto de venda  pode ser um diferencial que trará ainda mais reconhecimento para a marca!

É importante conhecer bem todas as funções e atribuições do promotor que atua no ponto de vendas para que, assim, a pessoa escolhida para desempenhar essa função consiga executar suas tarefas da melhor forma possível e contribuir para o sucesso da estratégia.

Gostou do post? Fale para a gente.