5 práticas de coletas de informações no PDV que você precisa adotar

O gerenciamento de ações de trade marketing envolve fatores que às vezes fogem ao nosso controle. Mas você sabia que a otimização da coleta de informações nos pontos de venda pode ajudar a tornar esse processo menos corrido e estressante?

Os gestores têm priorizado práticas que permitem agir mais rápido na resolução dos problemas envolvendo merchandising, controle de promotores e mensuração de resultados dessas ações.

A solução passa pela adoção de técnicas de coleta de informações no PDV, que devem ser levadas em consideração para garantir um retorno positivo sobre os seus investimentos.

A seguir, confira 5 dicas fundamentais que você precisa implementar o quanto antes na sua rotina de gerenciamento:

1. Monitore a concorrência

Na competição pela atenção do consumidor nos pontos de venda, é fundamental estar atento ao que o seu concorrente anda fazendo.

O monitoramento da concorrência ajuda a identificar falhas corriqueiras, como por exemplo, se o produto da concorrência está mais bem posicionado nas gôndolas ou se o preço que eles estão oferecendo é melhor que o seu.

Também auxilia a identificar os pontos fracos dos concorrentes, o que permite trabalhar em cima deles.

2. Converse com os seus promotores

Um grande erro do gestor é ligar apenas para dados quantitativos, coletados a partir de formulários.

Devido a isso, muitas vezes ele esquece da importância da atuação dos promotores de venda que, por terem contato direto com o cliente e com o dia a dia nos pontos de venda, podem ser uma fonte preciosa de informações. Afinal, um formulário ou um aplicativo de coleta de dados no PDV gera dados mais úteis se forem bem utilizados.

Métricas novas, sugestões e impressões dos clientes sobre uma ação também são informações que você pode conseguir com a sua equipe de promotores.

3. Personalize o seu controle de qualidade

Às vezes, o que serve para uma empresa não surte os mesmos resultados com você.

Com a correria característica do setor de trade marketing, frequentemente são utilizados relatórios de coletas de informações derivados de outras ações ou organizações.

Prefira adotar um controle especifico para as suas necessidades e que colabore com o desenvolvimento das suas ações.

4. Realize pesquisas sobre os hábitos do seu público-alvo

Após aplicar uma serie de ações e não obter o sucesso esperado, o problema pode não estar na sua ideia, mas sim nos hábitos do seu público nos pontos de venda.

Nesse sentido, combinar a análise do resultado do seu merchandising com uma pesquisa dos hábitos de consumo do seu público-alvo pode potencializar os seus investimentos e guiar os seus próximos passos.

O consumidor tem o costume de levar os filhos para as lojas? Utiliza muito o celular enquanto faz compras? Talvez a sua estratégia tenha mais efeito se for realizada levando em conta esse tipo de hábito.

5. Automatize o processo de coleta de informações no PDV

Enquanto você espera por formulários de coleta preenchidos pelos seus promotores para poder colocá-los em uma planilha do Excel, por exemplo, o seu concorrente pode estar recebendo dados em tempo real. Dessa forma, ele consegue gerir melhor o tempo e agir mais rapidamente em caso de necessidade.

Aplicativos mobile voltados para o trade marketing já são uma realidade no mercado. Através de tablets e smartphones, a equipe de promotores envia informações em tempo real para o gestor, o que melhora o tempo de resposta e elimina processos desnecessários.

Tem dúvidas ou deseja compartilhar a sua experiência sobre coleta de dados no PDV? Deixe o seu comentário aqui no post!