Como o mercado de beleza vem utilizando o trade marketing?

Trade Marketing – Atrair clientes já não é o suficiente para garantir uma venda: é preciso que o esforço de marketing seja maior e proporcione uma experiência única ao consumidor. Esse fato fica claro quando falamos do mercado de beleza.

Para se diferenciar em um setor que cresce cada vez mais, é fundamental investir em estratégias de trade marketing. Sim, o PDV (ponto de venda) ainda é o grande responsável por atrair consumidores. Logo, ele merece uma atenção especial por parte dos profissionais da área.

Quer saber quais as novidades do mercado para poder aplicá-las? Continue a leitura!

Tornar o mix de produtos adequado ao público local

Uma das principais ações para obter sucesso com as estratégias de trade marketing é tornar o mix de produtos adequado ao público local. Isso consiste em dispor os itens mais requisitados em determinada localidade.

É o que faz a rede da Embelleze. Segundo a gerente nacional de trade marketing da empresa, Fernanda Zangrando, a marca trabalha de forma diferenciada em cada canal, levando o mix de produtos que atenda às necessidades do público.

Ou seja, use o poder da regionalização para potencializar as vendas!

Investir em espaços inovadores

A experiência fica completa quando o PDV é trabalhado de maneira diferenciada, contemplando tanto as necessidades quanto os desejos do público. No mercado de beleza, diversas empresas têm buscado inovar para entregar algo de valor, encantando e interagindo com o consumidor.

Podemos pegar como exemplo a Wella. A empresa de beleza investiu em um mega salão de beleza em um dos seus PDVs na cidade de São Paulo. O foco era promover a experimentação de produtos, ensinando as mulheres como se produzir em casa com os produtos da marca — como se estivessem em um salão.

Capacitar profissionais

Para reforçar a experiência do PDV, contar com profissionais que promovam os produtos é essencial. Atualmente, muitas lojas de cosméticos investem no treinamento de seus funcionários para que eles atuem como promotores e possam orientar os clientes de maneira adequada.

Algumas marcas atualizam os profissionais sobre os lançamentos e os capacita para que eles façam experimentações no público. Isso é um grande diferencial quando a pessoa está em dúvida sobre a eficácia do produto e se a compra será de fato vantajosa.

Ações promocionais

As ações promocionais também podem (e devem!) ser desenvolvidas pelo trade marketing. Já pensou em uma ação de marketing de guerrilha próxima a um dos seus pontos de venda? Além de atrair atenção do público, você terá a chance de fazer algo diferente do habitual.

No entanto, apostar nas datas comemorativas é um grande trunfo para o mercado de beleza — como o dia das mães. Nessas datas, você pode oferecer tratamentos diferenciados no seu PDV, além de descontos, sorteios de brindes, etc.

Não se esqueça também de investir no design, em cores atrativas, materiais de divulgação (já pensou em um pequeno manual ensinando a fazer maquiagem, por exemplo?). Com certeza, o desenvolvimento do seu time de trade marketing será palpável.

Agora que você já conhece algumas ações inovadoras de marketing para o mercado de beleza, conte para nós: o que você achou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Entrevista com a gerente nacional de trade marketing-sell out da Embelleze – Fernanda Zangrando