Estoque virtual – O equilíbrio entre compra e venda de produtos é fundamental na gestão de um negócio. Negligenciar esse aspecto produz ruptura por falta de mercadorias, comprometimento do fluxo de caixa por aquisição de itens que demoram para ser vendidos ou a criação de um estoque virtual.
Mas o que é o estoque virtual? Como evitar divergências entre itens disponíveis para compra e a relação que consta no sistema? Como um promotor pode auxiliar nesse ajuste?
Nós ajudamos você a tirar essas e outras dúvidas no post de hoje. Acompanhe!
O que é estoque virtual?
Além do estoque físico que contém as mercadorias da loja, os sistemas de gestão apresentam uma relação dos itens que estão à disposição para compra. O grande problema é que muitas vezes ocorrem divergências e eles não são exatamente iguais. Essa situação configura a existência de um estoque virtual.
Isso significa que o software mostra que determinados produtos estão na prateleira ou no estoque, mas na verdade eles não estão lá, disponíveis para a compra. As razões para isso são diversas. Entre as principais, podemos citar:
- furtos;
- inventários imprecisos;
- produtos estragados ou danificados;
- problemas com a leitura do código de barras;
- quando se trata do comércio varejista, mercadorias “degustadas” por clientes na loja;
- no caso de grandes lojas e supermercados, a utilização de produtos por setores como padaria, confeitaria, entre outros.
Portanto, divergências entre o estoque virtual e o físico causam perda de oportunidades de negócios, ruptura, insatisfação dos clientes e até problemas contábeis. Por isso, é necessário adotar medidas para evitá-las.
Como evitar divergências no estoque virtual?
1. MONITORE AS CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO
Uma das razões para controlar o estoque virtual é a perda de produtos que ficaram armazenados e não foram vendidos em tempo hábil. Se a mercadoria que consta no sistema não está em condições de comercialização, isso trará prejuízo ao estabelecimento.
Nesse aspecto, a presença do promotor no PDV pode ser muito útil. Ele pode verificar, por exemplo, se as mercadorias tem sido repostas com a velocidade ideal para um escoamento favorável ou se permanecem muito tempo no estoque.
Ao verificar as condições de exposição de mercadorias e promover a reposição das prateleiras em tempo hábil e de forma adequada, o promotor pode ajudar na solução desse problema.
Considerando a demanda pelo produto, ele também consegue estabelecer uma frequência ideal para reposição, aumentando as vendas. Além disso, com um bom relacionamento com a loja, ele consegue sinalizar os produtos que estão próximos da data de validade, permitindo ao comércio realizar ações promocionais que evitam a perda de mercadorias.
2. PROCURE IDENTIFICAR AS CAUSAS DA DIVERGÊNCIA
O estoque virtual pode acontecer também porque alguns produtos são furtados ou danificados antes da venda. Quando o promotor está presente e atento, ele ajuda a identificar esses problemas e a fazer as devidas correções.
Ao encontrar produtos danificados, ele pode comunicar o problema à loja ou indústria. Desde que tenha a autorização do PDV, o promotor pode ser um verdadeiro aliado e ajudar a fazer esses ajustes no sistema, reduzindo o estoque virtual e evitando a ruptura.
3. UTILIZE A TECNOLOGIA
A tecnologia pode ajudar a monitorar o estoque virtual. Com um sistema apropriado, o promotor recebe essas informações e verifica a situação diretamente no PDV.
Esse procedimento torna a detecção de divergências muito simples e rápida. Com esses dados, o promotor consegue auxiliar os gestores, que podem adotar medidas para o ajuste do estoque e o abastecimento das mercadorias, proporcionando oportunidades de negócios.
4. CONTE COM OS PROMOTORES
Outro aspecto importante para evitar ruptura e prejuízo é o trabalho de uma equipe de campo capacitada e alinhada às estratégias de marketing da empresa.
Além da verificação de produtos em estoque e reposição de itens que já mencionamos, eles podem propor um mix de produtos que acelera as vendas e minimiza perdas.
Controlar o estoque virtual é fundamental para minimizar perdas, garantir a oferta dos produtos e promover o aumento das vendas. Quer saber outras formas de evitar a ruptura de estoque e não perder negócios? Então corra no nosso blog e confira esse post!