Quais os principais serviços das agências de trade Marketing?

Serviços das agências de trade Marketing – Não é segredo que a Era Digital e o novo perfil do consumidor são determinantes nas transformações que o setor de marketing tem empreendido — com impacto, inclusive, nas agências de trade marketing.

A demanda criada pelas tendências e hábitos de consumo deve ser o foco de qualquer estratégia de divulgação, promoção e fidelização, e esse fator trouxe às agências de trade marketing um reformulado repertório de serviços.

Para entender mais sobre eles, reunimos as principais ações de marketing a serem trabalhadas nesse segmento. Quer entender como seu negócio pode alcançar os melhores resultados? Então confira o post de hoje:

Qual é o lugar do trade marketing?

Para ir a fundo nos serviços que as agências de trade marketing trabalham, é válido entender onde se posiciona esse tipo de serviço hoje em dia. Como você viu ali em cima, a relação do consumidor com produtos e serviços mudou: a interação passou a ser digital, da mesma maneira que a sua fonte de informação.

Assim, passamos também a questionar uma atividade que tem foco no canal de distribuição em vez do consumidor. No entanto, as agências de trade marketing nunca estiveram tão em alta.

Isso se deve à adequação aos hábitos do consumidor, bem como sua importância em definir decisões, como os canais de mídias utilizados e os produtos ou serviços que irão criar essa demanda, o que nos leva ao tópico a seguir:

Quais são os principais serviços das agências de trade marketing?

MERCHANDISING INTELIGENTE

Além das ações no PDV (ponto de venda) — como a produção de banners, faixas de gôndola e folhetos —, as agências de trade marketing também têm lidado em 360° com essas campanhas. Em outras palavras, elas elaboram o mapa do PDV visando um posicionamento mais estratégico nos espaços.

Isso significa uma atuação também concentrada no manuseio e na distribuição dos produtos. Trata-se, portanto, de uma evolução do material de merchandising, dando às agências de trade marketing o respaldo estratégico para criar e gerenciar essas ações.

CRIAÇÃO DE DEMANDA

Como mencionamos, as agências de trade marketing não precisam apenas gerenciar uma demanda — elas também podem criá-las. Assim, situações de compra são elaboradas, necessidades desenvolvidas e soluções apresentadas antes mesmo do consumidor saber que tinha essa carência em sua vida.

Nos locais onde ocorre o poder final de decisão do consumidor, essa estratégia pode ser complementada por ações práticas, como degustação, demonstração de um novo rótulo ou embalagem e até mesmo programas de fidelidade realizados nas lojas.

LOGÍSTICA PROMOCIONAL

Aí está uma ação que visa a otimização de custos propondo, ao mesmo tempo, grandes resultados! Afinal de contas, ao deixar a logística promocional nas mãos de agências de trade marketing, sua empresa não precisa se preocupar mais com:

  • armazenagem de produtos;
  • manuseio das artes desenvolvidas para a ação;
  • coleta dos materiais;
  • distribuição para os principais pontos de vendas.

Essa otimização e alívio de processos logísticos, inclusive, é apenas uma das diversas vantagens em terceirizar o trade marketing de sua empresa.

CHECK PDV

Esta é uma ação focada em empresas interessadas em conhecer mais o comportamento de seus produtos ou serviços.

Para isso, são realizados relatórios, imagens e gráficos focados nos objetivos de cada empresa, tudo feito com um acompanhamento completo da agência. Dessa forma, é possível trazer informações precisas para o sucesso do seu negócio e de cada ação planejada.

Agora que você conhece os principais serviços das agências de trade marketing, o que acha que pode ser melhorado na sua empresa? Conte pra gente aqui nos comentários e descubra como posicionar estrategicamente a sua marca com os serviços de uma agência de trade marketing!