Trade marketing no Brasil –
O trade marketing é fundamental para a estratégia de vendas de produtos ou serviços nos pontos de vendas. Hoje, 76% das decisões de compra são tomadas ante os PDVs, o que torna este canal um estímulo valioso junto ao consumidor.
Entender o mercado, os profissionais e todo o relacionamento demandado é muito importante para que o planejamento seja definido de maneira precisa.
Entre tantos pontos importantes, trouxemos abaixo algumas informações sobre como funciona o mercado de trade marketing no Brasil. Confira e aprofunde seus conhecimentos!
O mercado de trade marketing no Brasil
Os primeiros estudos sobre trade marketing surgiram no varejo europeu, na década de 80. Já nos anos 90, o varejo brasileiro ganhou força para estimular diretamente o hábito de compra dos consumidores.
Dessa maneira, as grandes marcas precisaram avançar em novas estratégias para estimular o desejo de compra no PDV. O relacionamento entre todo o processo de distribuição, exposição e vendas melhorou consideravelmente.
Atualmente, as cinco maiores redes de varejo do país representam 45% do mercado. Esta disputa entre grandes empresas tem nas ações de trade marketing o principal ponto que pode garantir liderança junto ao público.
Onde estão os principais profissionais de trade marketing
O crescimento das grandes redes de varejo trouxe consigo uma maior distribuição de lojas em todas as regiões do país. Contudo, o eixo sudeste-sul ainda é o grande polo econômico e comercial do Brasil. Desta maneira, o número de lojas varejistas nestas regiões é maior — o que garante uma grande quantidade de profissionais especializados.
Segundo pesquisa desenvolvida pela ToolBox, 60% dos funcionários deste setor estão concentrados na indústria, enquanto 40% estão nos setores de varejo e serviços.
A maior concentração de mão de obra especializada nos polos industriais está ligada diretamente ao desenvolvimento de produtos e pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
Contudo, há grande quantidade de profissionais direcionados às atividades de varejo e serviços, demonstrando a demanda que o campo impõe para o sucesso das estratégias.
Vale lembrar que, mesmo nestes períodos de crise, o setor de trade marketing se mantém entre os que mais demandam profissionais, como demonstra uma pesquisa da Page Personal, apontando os profissionais de trade marketing como um dos mais procurados por recrutadores.
Isto ajuda a manter a autoestima dos profissionais do setor, já que 61% demonstram otimismo para a melhora da economia para o próximo ano.
O tempo de experiência ideal de um profissional
Segundo a ToolBox, cerca de 63% dos profissionais têm entre 5 e 10 anos de experiência no setor e 58% dos profissionais são formados em marketing.
Isto mostra que a carreira na área de trade marketing é sólida, garantindo que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para os desafios do mercado.
A gama de serviços especializados oferecida pelo setor de trade marketing garante que os profissionais sejam contratados e somem experiências 360º e, desta maneira, adquiram um entendimento quase completo sobre seu funcionamento.
Popularidade do serviço de trade marketing e sua relevância para a economia do país
Desde sua popularização como estratégia na década de 90, o trade marketing vem somando criatividade e inteligência em ações que impactam cada vez mais os consumidores.
Isto aliado ao desenvolvimento da tecnologia, que melhora a distribuição, a relação entre representantes e gerentes e até mesmo a maneira como as compras no atacado e no varejo são realizadas, mostra que a otimização nos investimentos pode ser maior, gerando, assim, um lucro também cada vez maior para as fabricantes e distribuidoras.
Todos estes dados revelam a grande relevância deste setor para a economia do país. Vale lembrar que campanhas de trade marketing geram resultados a curto e médio prazo, o que é muito importante em períodos de crise.
As campanhas de trade marketing mantêm o consumidor estimulado, motivam a concorrência direta no PDV e, com isto, colocam a todo o vapor setores que fazem parte do negócio, como a distribuição e as vendas nos supermercados – sempre gerando milhares de empregos.
E, então, gostou de saber ainda mais sobre o mercado de trade marketing? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais conteúdo!