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  • Quais os principais serviços das agências de trade Marketing?

    Serviços das agências de trade Marketing – Não é segredo que a Era Digital e o novo perfil do consumidor são determinantes nas transformações que o setor de marketing tem empreendido — com impacto, inclusive, nas agências de trade marketing.

    A demanda criada pelas tendências e hábitos de consumo deve ser o foco de qualquer estratégia de divulgação, promoção e fidelização, e esse fator trouxe às agências de trade marketing um reformulado repertório de serviços.

    Para entender mais sobre eles, reunimos as principais ações de marketing a serem trabalhadas nesse segmento. Quer entender como seu negócio pode alcançar os melhores resultados? Então confira o post de hoje:

    Qual é o lugar do trade marketing?

    Para ir a fundo nos serviços que as agências de trade marketing trabalham, é válido entender onde se posiciona esse tipo de serviço hoje em dia. Como você viu ali em cima, a relação do consumidor com produtos e serviços mudou: a interação passou a ser digital, da mesma maneira que a sua fonte de informação.

    Assim, passamos também a questionar uma atividade que tem foco no canal de distribuição em vez do consumidor. No entanto, as agências de trade marketing nunca estiveram tão em alta.

    Isso se deve à adequação aos hábitos do consumidor, bem como sua importância em definir decisões, como os canais de mídias utilizados e os produtos ou serviços que irão criar essa demanda, o que nos leva ao tópico a seguir:

    Quais são os principais serviços das agências de trade marketing?

    MERCHANDISING INTELIGENTE

    Além das ações no PDV (ponto de venda) — como a produção de banners, faixas de gôndola e folhetos —, as agências de trade marketing também têm lidado em 360° com essas campanhas. Em outras palavras, elas elaboram o mapa do PDV visando um posicionamento mais estratégico nos espaços.

    Isso significa uma atuação também concentrada no manuseio e na distribuição dos produtos. Trata-se, portanto, de uma evolução do material de merchandising, dando às agências de trade marketing o respaldo estratégico para criar e gerenciar essas ações.

    CRIAÇÃO DE DEMANDA

    Como mencionamos, as agências de trade marketing não precisam apenas gerenciar uma demanda — elas também podem criá-las. Assim, situações de compra são elaboradas, necessidades desenvolvidas e soluções apresentadas antes mesmo do consumidor saber que tinha essa carência em sua vida.

    Nos locais onde ocorre o poder final de decisão do consumidor, essa estratégia pode ser complementada por ações práticas, como degustação, demonstração de um novo rótulo ou embalagem e até mesmo programas de fidelidade realizados nas lojas.

    LOGÍSTICA PROMOCIONAL

    Aí está uma ação que visa a otimização de custos propondo, ao mesmo tempo, grandes resultados! Afinal de contas, ao deixar a logística promocional nas mãos de agências de trade marketing, sua empresa não precisa se preocupar mais com:

    • armazenagem de produtos;
    • manuseio das artes desenvolvidas para a ação;
    • coleta dos materiais;
    • distribuição para os principais pontos de vendas.

    Essa otimização e alívio de processos logísticos, inclusive, é apenas uma das diversas vantagens em terceirizar o trade marketing de sua empresa.

    CHECK PDV

    Esta é uma ação focada em empresas interessadas em conhecer mais o comportamento de seus produtos ou serviços.

    Para isso, são realizados relatórios, imagens e gráficos focados nos objetivos de cada empresa, tudo feito com um acompanhamento completo da agência. Dessa forma, é possível trazer informações precisas para o sucesso do seu negócio e de cada ação planejada.

    Agora que você conhece os principais serviços das agências de trade marketing, o que acha que pode ser melhorado na sua empresa? Conte pra gente aqui nos comentários e descubra como posicionar estrategicamente a sua marca com os serviços de uma agência de trade marketing!

  • 7 maneiras de fazer sua empresa crescer com o trade marketing

    Crescer com o trade marketing –  O PDV é cada vez mais essencial para o plano estratégico de vendas das empresas — afinal, é nele que as coisas acontecem.

    Segundo as pesquisas da Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, sendo 50% por impulso. É nesse contexto onde os canais de distribuição tornaram-se tão cruciais para as organizações que o trade marketing surgiu. Mas você sabe o que é isso?

    Entenda agora o que é trade marketing e confira 7 maneiras práticas de fazer a sua empresa crescer com essa estratégia!

    Afinal, o que é trade marketing?

    O trade marketing atua na valorização das relações entre indústrias, fabricantes, distribuidores, produtores e seus canais de venda. Trata-se de um ramo vinculado à gestão de marcas, promoção e hábitos do consumidor.

    O foco do trade marketing é aumentar a rentabilidade e agregar mais valor no processo de comercialização de produtos e serviços. Suas ações são direcionadas aos shoppers, ou seja, às pessoas que realizam a compra de um determinado produto ou serviço, seja para consumo próprio ou de terceiros.

    Em outras palavras, as ações de TM não buscam alcançar somente os consumidores: mais do que isso, elas são direcionadas aos compradores.

    Como utilizar o trade marketing para fazer a minha empresa crescer?

    APERFEIÇOE SEUS MÉTODOS DE VENDA

    Não é muito sábio conhecer somente os produtos ofertados pelas empresas. É preciso entender muito bem as orientações de valor dos seus clientes, bem como os hábitos e os anseios dos seus respectivos consumidores.

    Para esse fim, capacite seus vendedores para realizarem vendas mais qualificadas. Afinal, esse é um dos principais ramos de atuação do TM.

    APROXIME-SE DOS CONSUMIDORES

    Se o trade marketing for gerenciado corretamente, isso será uma consequência natural. Portanto, construa boas negociações entre fabricantes e revendedores, para obter mais chances de promover a marca e ser mais acessível aos prospects e atuais clientes.

    REFORCE A RELAÇÃO ENTRE A EMPRESA E OS DISTRIBUIDORES

    Procure estreitar esse vínculo para melhorar a atuação de troca de dados e informações estratégicas, a fim de gerar mais lucro para ambos, além de prover um maior giro no estoque e no deslocamento de clientes nos pontos de vendas.

    EVITE A AGLUTINAÇÃO DAS VENDAS

    Estabeleça políticas que evitem que os PDVs centralizem suas vendas em um único cliente dentro de um determinado segmento de mercado — como restaurantes que comercializam Pepsi e não tem Coca Cola, por exemplo.

    MONITORE A CONCORRÊNCIA

    Monitorar a atuação dos concorrentes te ajuda a identificar seus pontos fracos e a remediá-los. Durante a visita a um estabelecimento comercial, você pode observar e fotografar as prateleiras e verificar se há falta de abastecimento da concorrência.

    Essa é uma informação valiosa que pode ser utilizada pela sua equipe para ocupar mais espaço na gôndola e, consequentemente, estimular as vendas.

    TESTE SEUS PROJETOS

    Crie projetos e teste-os antes de pô-los em prática. Observe-os atentamente: filme e entreviste o shopper, tente sentir o que ele está sentindo.

    Utilize as informações adquiridas para mapear o que está dando certo e o que está dando errado. Então, finalmente, você poderá saber como esse investimento dará retorno.

    CRIE MÉTODOS DE MENSURAÇÃO

    Muito mais do que mensurar a quantidade de participantes em exercício ou a quantia de recompensas resgatadas, um programa de trade marketing deve combinar diversas métricas que justifiquem a sua eficiência.

    A equipe de vendas finalizou o treinamento? Há uma evolução individual e coletiva dos agentes do ponto de venda? A venda de um determinado produto ou serviço subiu ou não?

    trade marketing está transformando a forma de atuação do mercado e algumas empresas mais atentas já notaram isso. Portanto, não perca tempo: implemente essa estratégia no seu negócio agora mesmo e prepare-se para alcançar resultados incríveis!

    Gostou do post? Então aproveite que as informações ainda estão fresquinhas na memória e confira agora como alavancar as vendas com ações de trade marketing!

  • Entenda como funciona o mercado de trade marketing no Brasil

    Trade marketing no Brasil –

    O trade marketing é fundamental para a estratégia de vendas de produtos ou serviços nos pontos de vendas. Hoje, 76% das decisões de compra são tomadas ante os PDVs, o que torna este canal um estímulo valioso junto ao consumidor.

    Entender o mercado, os profissionais e todo o relacionamento demandado é muito importante para que o planejamento seja definido de maneira precisa.

    Entre tantos pontos importantes, trouxemos abaixo algumas informações sobre como funciona o mercado de trade marketing no Brasil. Confira e aprofunde seus conhecimentos!

    O mercado de trade marketing no Brasil

    Os primeiros estudos sobre trade marketing surgiram no varejo europeu, na década de 80. Já nos anos 90, o varejo brasileiro ganhou força para estimular diretamente o hábito de compra dos consumidores.

    Dessa maneira, as grandes marcas precisaram avançar em novas estratégias para estimular o desejo de compra no PDV. O relacionamento entre todo o processo de distribuição, exposição e vendas melhorou consideravelmente.

    Atualmente, as cinco maiores redes de varejo do país representam 45% do mercado. Esta disputa entre grandes empresas tem nas ações de trade marketing o principal ponto que pode garantir liderança junto ao público.

    Onde estão os principais profissionais de trade marketing

    O crescimento das grandes redes de varejo trouxe consigo uma maior distribuição de lojas em todas as regiões do país. Contudo, o eixo sudeste-sul ainda é o grande polo econômico e comercial do Brasil. Desta maneira, o número de lojas varejistas nestas regiões é maior — o que garante uma grande quantidade de profissionais especializados.

    Segundo pesquisa desenvolvida pela ToolBox, 60% dos funcionários deste setor estão concentrados na indústria, enquanto 40% estão nos setores de varejo e serviços.

    A maior concentração de mão de obra especializada nos polos industriais está ligada diretamente ao desenvolvimento de produtos e pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

    Contudo, há grande quantidade de profissionais direcionados às atividades de varejo e serviços, demonstrando a demanda que o campo impõe para o sucesso das estratégias.

    Vale lembrar que, mesmo nestes períodos de crise, o setor de trade marketing se mantém entre os que mais demandam profissionais, como demonstra uma pesquisa da Page Personal, apontando os profissionais de trade marketing como um dos mais procurados por recrutadores.

    Isto ajuda a manter a autoestima dos profissionais do setor, já que 61% demonstram otimismo para a melhora da economia para o próximo ano.

    O tempo de experiência ideal de um profissional

    Segundo a ToolBox, cerca de 63% dos profissionais têm entre 5 e 10 anos de experiência no setor e 58% dos profissionais são formados em marketing.

    Isto mostra que a carreira na área de trade marketing é sólida, garantindo que a mão de obra seja qualificada e esteja preparada para os desafios do mercado.

    A gama de serviços especializados oferecida pelo setor de trade marketing garante que os profissionais sejam contratados e somem experiências 360º e, desta maneira, adquiram um entendimento quase completo sobre seu funcionamento.

    Popularidade do serviço de trade marketing e sua relevância para a economia do país

    Desde sua popularização como estratégia na década de 90, o trade marketing vem somando criatividade e inteligência em ações que impactam cada vez mais os consumidores.

    Isto aliado ao desenvolvimento da tecnologia, que melhora a distribuição, a relação entre representantes e gerentes e até mesmo a maneira como as compras no atacado e no varejo são realizadas, mostra que a otimização nos investimentos pode ser maior, gerando, assim, um lucro também cada vez maior para as fabricantes e distribuidoras.

    Todos estes dados revelam a grande relevância deste setor para a economia do país. Vale lembrar que campanhas de trade marketing geram resultados a curto e médio prazo, o que é muito importante em períodos de crise.

    As campanhas de trade marketing mantêm o consumidor estimulado, motivam a concorrência direta no PDV e, com isto, colocam a todo o vapor setores que fazem parte do negócio, como a distribuição e as vendas nos supermercados – sempre gerando milhares de empregos.

    E, então, gostou de saber ainda mais sobre o mercado de trade marketing? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais conteúdo!

  • Como funciona o trabalho do promotor no ponto de vendas?

    Promotor no ponto de vendas –

    Mesmo com o crescimento do meio digital e de vendas online, o ponto de vendas físico, onde o cliente tem contato com a mercadoria e com um promotor, continua sendo uma das partes mais importantes do processo de vendas. Porém, de nada adianta ter um PDV incrível se não houver um promotor à altura.

    O promotor de vendas é, resumidamente, o profissional responsável por aprimorar a performance dos produtos no ponto de venda e enriquecer a experiência do cliente. No post de hoje vamos te explicar um pouquinho mais sobre suas tarefas e mostrar por que ele é tão importante. Confira!

    Quem é o promotor de vendas?

    O promotor de vendas tem como atividade básica melhorar o desempenho da marca e seus produtos. Assim, exerce várias funções para conseguir ao máximo conquistar e fidelizar os clientes que têm contato com os produtos ofertados no PDV.

    Cabe a ele deixar a marca mais próxima do cliente e contribuir para que o número de vendas aumente. Além disso, é ele quem reporta à indústria tudo que está sendo desenvolvido no ponto de venda.

    Quais são suas funções?

    De acordo com a Ampro (Associação de Marketing Promocional) o trabalho desse profissional se divide em basicamente 5 áreas:

    • Reposição: o promotor pode auxiliar na reposição dos produtos, mantendo sempre o estabelecimento abastecido. Além disso, cabe a ele buscar uma melhora na exposição e organização dos itens no PDV.
    • Atendimento: é o promotor que atende os clientes no PDV, oferecendo degustações, demonstrando produtos e realizando promoções.
    • Venda: essa função, que ocorre juntamente aos funcionários da loja, se resume a, basicamente, auxiliar nas negociações com os clientes, fazendo o possível para fechar a venda.
    • Atendimento técnico e venda técnica: como o próprio nome já diz, essa função é a união das duas anteriores, somadas a um conhecimento técnico. Ou seja, o promotor deve estar sempre por dentro do produto/serviço para tirar as dúvidas dos clientes sempre que necessário.
    • Auditoria: o promotor é o responsável por analisar todas as ações de trade marketing em andamento no PDV, julgando se elas estão sendo bem executadas ou não.

    As vantagens de ter um bom promotor no ponto de vendas

    De nada adianta ter uma estratégia de trade marketing bem planejada e executada se os promotores não estiverem capacitados.

    Construir uma boa apresentação da marca e de seus produtos e contar com um profissional competente para gerir isso no ponto de venda  pode ser um diferencial que trará ainda mais reconhecimento para a marca!

    É importante conhecer bem todas as funções e atribuições do promotor que atua no ponto de vendas para que, assim, a pessoa escolhida para desempenhar essa função consiga executar suas tarefas da melhor forma possível e contribuir para o sucesso da estratégia.

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  • 5 dicas na hora de fazer evento para o lançamento de novos produtos

    Lançamento de novos produtos – Fazer um evento para o lançamento de novos produtos é uma oportunidade que o negócio possui de atrair novos clientes e manter a fidelização dos que já existem. Além disso, por meio do lançamento é possível sentir qual é a reação sobre o produto antes que as vendas comecem a acontecer.

    Um deslize pode passar uma impressão errada, prejudicando os resultados. Para que o evento seja um sucesso, veja a seguir 5 dias na hora de fazer um lançamento do tipo e quais cuidados tomar. Confira!

    1. Avalie o perfil do público

    Para que o evento seja bem-sucedido ele deve ter a ver com o perfil do público. Um público jovem pede algo diferenciado, enquanto quem tem o foco em grandes clientes corporativos precisa de um evento mais formal.

    Fazer esse tipo de análise, portanto, é indispensável para conseguir captar o interesse dos convidados e criar um evento que não apenas apresente o novo produto, mas também gere interesse sobre ele e sobre a marca.

    2. Faça um checklist para a organização

    Para montar um evento de sucesso é preciso escolher um espaço para a sua realização, os fornecedores de todo o evento, quais elementos estarão presentes, quem serão os convidados e assim por diante.

    Um deslize ou esquecimento pode colocar tudo em xeque, então fazer um checklist ajuda a manter tudo em ordem. Enumere todas as etapas necessárias para o evento nessa lista e deixe um espaço para controlar se a tarefa foi concluída ou não e se há alguma observação a ser feita. Isso evitará que algo seja deixado de fora e comprometa o sucesso do evento.

    3. Invista em visual merchandising

    Não adianta ter um ótimo evento na parte conceitual e de serviços e não investir no visual. A cenografia é importante porque ajuda a envolver os convidados na atmosfera do evento e também permite o fortalecimento de marca.

    Sendo assim, vale a pena pensar em ações de visual merchandising para o ambiente e tudo começa com a criação de uma identidade visual para o evento.

    Além disso, o uso de conteúdos visuais interativos também é uma tendência recente que pode ser usada no seu evento.

    4. Dê atenção aos meios de comunicação

    Graças às redes sociais, mesmo durante o evento o seu negócio já pode receber exposição e interesse de quem não está por lá — e isso acontece por causa da imprensa e dos meios de comunicação em geral.

    Ao ter profissionais da área no seu evento, são grandes as chances de ver publicações a respeito da sua empresa. Por isso, é muito importante dar atenção a esse ponto.

    Além de se preocupar em convidar a imprensa adequada para o seu público, também é importante garantir que os profissionais tenham uma boa experiência para que ela seja refletida em suas impressões publicadas.

    5. Faça uma apresentação objetiva e envolvente

    O lançamento do produto precisa ser atrativo e envolvente para conseguir que as pessoas se interessem e falem sobre seu produto. Em vez de apresentar as funcionalidades e a tecnologia envolvida, é mais efetivo mostrar como o produto resolve os problemas do seu público.

    Também é importante limitar a duração da apresentação, que não deve se estender por mais de 30 minutos e que deve acontecer na metade do evento, quando a maioria dos convidados está presente.

    Ao cuidar desde o planejamento até a apresentação do produto, você garante que o evento para o lançamento de novos produtos da sua marca seja um sucesso!

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  • Como funciona a remuneração e as premiações no trade marketing?

    Remuneração e as premiações no trade marketing – Foi-se o tempo em que as empresas tentavam “empurrar” seus produtos para o público, acreditando no velho mantra de que a oferta gera demanda.

    Hoje, qualquer empreendedor já sabe que o caminho é o contrário: a demanda do consumidor é o que guia o mercado — e é nesse sentido que trabalha o marketing. E, para manter, a equipe funcionando a todo vapor, existem muitas campanhas de premiações no trade marketing.

    Em termos simples, este é o setor da empresa que lida com a relação entre os meios de comunicação e a própria companhia, observando os principais fatores que influenciam a decisão de compra. O sucesso desse setor envolve as promoções, divulgações, merchandising e o trabalho da equipe de vendas.

    No post de hoje, falaremos sobre como aprimorar o trabalho do time, motivando a todos durante as ações de trade marketing. Acompanhe!

    Como funciona a campanha de incentivo?

    A remuneração e as premiações no trade marketing são, ao mesmo tempo, similares e diferentes das utilizadas no resto da empresa. Por um lado, os princípios são os mesmos: metas alcançadas geram remuneração extra e reconhecimento por parte dos demais membros da equipe e da gestão.

    Porém, como o desempenho não é medido com base no consumidor final, pode exigir um pouco mais de análise. A elaboração de uma campanha de premiação costuma se dar nos seguintes passos:

    • Avaliação: os gestores verificam qual será o parâmetro que pretendem alterar (número de clientes na base, renda, posicionamento nas mídias);
    • Planejamento: é criada uma agenda de ações para engajar a equipe;
    • Lançamento: a campanha é iniciada e todos os participantes são informados;
    • Acompanhamento: ações menores são realizadas para manter os colaboradores focados nos resultados;
    • Premiação: aqueles que obtiveram sucesso recebem a recompensa e ganham uma homenagem por parte da empresa;
    • Relatório: é feita uma comparação entre o resultado esperado da campanha e o que foi obtido.

    Como fazer as premiações no trade marketing?

    A forma como os funcionários serão recompensados pode variar bastante, desde um troféu simbólico até uma viagem com as despesas pagas. Entretanto, assim como o público regula as empresas, os funcionários orientam as premiações. Afinal, certas recompensas podem não ser tão relevantes para os membros da sua equipe.

    Se eles não sentem que obtiveram alguma vantagem ao se esforçarem para cumprir a meta, a frustração fará com que os resultados caiam posteriormente. Se o prêmio não for de seu agrado, provavelmente não farão esforço algum.

    Quais são as vantagens da campanha de incentivo?

    O principal objetivo das premiações no trade marketing é manter uma equipe mais produtiva e engajada ao longo do tempo. Como o trabalho deles envolve muitas informações e um contato direto com o caótico mercado consumidor, eles podem ficar exaustos e/ou frustrados com certa facilidade.

    Já é comprovado que técnicas de incentivo, como a premiação parcial e a gamificação, possuem efeitos bem positivos sobre o desempenho dos funcionários. Adicionar estímulos extras regularmente para que a equipe se sobressaia promove pequenos picos de produtividade que não comprometem a saúde dos membros do time.

    Dessa forma, o rendimento sempre será um pouco maior, sem prejudicar a empresa no médio e longo prazos.

    Agora que você entende melhor como funciona a remuneração e as premiações no trade marketing, é hora de planejar sua campanha e aumentar a rentabilidade da sua equipe.

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  • Como fazer promoções sazonais e alavancar as vendas?

    Promoções sazonais – Não tem jeito, bons resultados não chegam por acaso. Principalmente em períodos mais complicados, é preciso investir em estratégias diferenciadas para atrair a atenção dos consumidores para a sua marca e, claro, despertar o seu interesse pelos seus produtos. Você sabe como usar adequadamente as promoções sazonais? Elas são bastante eficazes para “aquecer” as vendas durante todo o ano, justamente por conseguirem envolver melhor o cliente.

    Confira as dicas que selecionamos para você nesse post! São recomendações simples, mas que podem fazer a diferença na realização de boas ações promocionais em datas comemorativas.

    Cuide bem do planejamento das promoções sazonais

    Quem lida com o dia a dia dos pontos de venda sabe da importância das datas comemorativas para impulsionar as vendas, mas nem todo mundo investe como deveria para aproveitar essas oportunidades. Não adianta muito, por exemplo, realizar sempre o mesmo tipo de ação todos os anos. Não se engane: seu cliente quer novidades.

    Para assegurar um bom trabalho nessa área, além de contar com mão de obra especializada, é importante trabalhar com antecedência, o que só vai acontecer se você conseguir elaborar um bom planejamento de trade marketing.

    Com prazo, além de desenvolver ações bem focadas, você não corre o risco de ter que gastar mais porque precisa de algo em cima da hora!

    Fique atento às tendências

    Para que suas promoções sazonais saiam do lugar-comum e realmente consigam atrair a atenção do consumidor é preciso estar atento às tendências. A área de merchandising, por exemplo, é bem dinâmica.

    O consumidor pode não entender tecnicamente como funciona a organização do seu ponto de venda, mas ele sabe reconhecer se a sua marca tem conseguido manter-se atualizada e, principalmente, se realmente cuida da ambientação da loja.

    Busque novos mercados

    Ações bem planejadas e pontos de venda devidamente organizados são fatores que vão ajudar a impulsionar suas vendas, mas fique atento também à oportunidade de explorar novos nichos de consumidores nas datas promocionais.

    Uma promoção sazonal bem feita pode atrair a atenção de um cliente que, até então, nunca havia pensado na sua marca. Fique atento: analise bem o comportamento de públicos de seu interesse e avalie, por exemplo, a possibilidade de trabalhar com um item que pode fazer parte da cesta de compras daquele consumidor em determinado período do ano.

    Personalize suas estratégias

    Datas comemorativas exigem ações devidamente personalizadas. E não basta apenas “decorar” bem o ponto de venda, é importante pensar em estratégias que realmente consigam encantar o seu cliente.

    Há diversas estratégias promocionais que podem ser empregadas com sucesso para esses períodos — degustação, distribuição de brindes por meio de promotores, sorteios, concursos etc. —, e todas têm como ser impulsionadas se forem baseadas num tema que tem relação com determinada data comemorativa.

    Para estimular a troca de presentes, que tal oferecer um cupom de desconto para o comprador em sua próxima compra, ou assegurar que ele consiga levar um segundo item por um preço especial?

    Invista em vitrines virtuais

    Cada dia mais importante para o sucesso das suas ações, o seu endereço virtual também precisa entrar no “clima”. Ou seja, não deixe de avaliar como suas promoções sazonais serão ativadas no ambiente virtual.

    O cuidado em alinhar sua comunicação passa pela produção de materiais específicos para suas ações, mas pode envolver também outras iniciativas. Dependendo do seu setor de atuação, considere, por exemplo, a possibilidade de fazer algum tipo de ativação via site ou celular. Esta estratégia tem obtido bastante sucesso com o público mais jovem.

    Como se pode notar, as promoções sazonais podem ser muito bem trabalhadas no ponto de venda, porque além de chamar a atenção do consumidor, ajudam também a movimentar a loja, injetando um novo ânimo na sua equipe!

    Gostou desse artigo? Teve alguma ideia para incrementar suas ações promocionais? Compartilhe nosso post e suas ideias sobre o assunto nas redes sociais!

  • Como gerenciar categorias de maneira eficiente?

    Como gerenciar categorias de maneira eficiente? – Saber como gerenciar categorias de maneira eficiente é essencial para atingir os objetivos de vendas esperado. Esse gerenciamento é extremamente relevante, pois é um processo no qual se forma uma parceria entre o negócio e fornecedores, definindo uma separação entre categorias de acordo com as necessidades e características dos clientes.

    O gerenciamento de categorias tem uma importância significativa, pois considera a visão do cliente ao estruturar o negócio, proporcionando um ambiente moldado de acordo com o perfil do público-alvo. Assim, é possível maximizar resultados e garantir a satisfação é atendimento de metas.

    No post de hoje, você vai conhecer como gerenciar categorias de maneira eficiente, melhorando a rentabilidade e o sucesso de vendas!

    Faça um planejamento eficiente

    Antes de tomar qualquer medida, é essencial planejar como será a disposição dos produtos, definindo a estruturação dentro do local escolhido.

    Uma boa dica é levar em consideração a árvore de decisão do cliente.

    Dentro de deste contexto, esteja atento para aplicar estratégias que melhorem ainda mais a visibilidade dos produtos, como posicionar as categorias mais visitadas em locais mais distantes dentro do ambiente, permitindo que clientes encontrem novidades pelo caminho através das definições realizadas.

    Elabore um plano de implementação

    Com o planejamento em mãos, fica mais fácil implementar a separação definida. Assim, crie planos de ações para colocar em prática a organização e separação das categorias, sempre realizando o controle para que tudo siga conforme o planejado.

    Neste contexto de implementação, é importante realizar conferências, permitindo identificar itens que eventualmente podem estar em locais inadequados. Uma gerência eficaz de categorias só é possível através da separação bem definida.

    Realize um acompanhamento efetivo

    Com as categorias implementadas, é sempre importante realizar um acompanhamento. Desta forma, é possível garantir que as estratégias adotas funcionem da forma adequada, mesmo após o período inicial de ajuste das categorias.

    Uma boa dica para que deseja gerenciar as categorias, é utilizar um sistema especializado, que possibilite a emissão de relatórios para realização de conferências, análises e emissão de relatórios sobre presença de produtos, por exemplo.

    Avalie o desempenho

    Assim como os demais itens que destacamos, também é importante avaliar o desempenho do gerenciamento das categorias.

    Neste sentido, utilize dos resultados de vendas e indicadores disponíveis para verificar se as categorias estão atendendo as expectativas. Uma boa forma de comparação é verificar se produtos que foram categorizados tiveram alguma diferenciação das vendas e resultados de faturamento.

    Faça melhorias

    Fique atento para realizar as melhorias que forem necessárias nas categorias. Algumas vezes, as ações dos próprios clientes indicam que algo precisa ser melhorado, então é preciso estar preparado para estas situações.

    Uma boa dica é realizar pequenas pesquisas dentro do próximo estabelecimento, buscando saber mais detalhes sobre as reclamações, elogios e sugestões. Estas informações vão ajudar no momento de decisões.

    Quer ficar por dentro de nossas novidades e melhorar o desempenho do seu negócio? Então siga-nos nas redes sociais!

  • Qual a importância da atuação dos promotores de venda em campo?

    Atuação dos promotores de venda em campo – A maneira como os produtos de uma marca estão posicionados nos PDVs e como eles são apresentados para os clientes fazem toda a diferença na hora da venda. É aqui, inclusive, que entra o papel do promotor de vendas, profissional que faz a ligação da marca com o público, trazendo mais consumidores para conhecer o(s) produto(s) e, consequentemente, consumi-lo(s).

    Os promotores de vendas têm um importante papel dentro do PDV, sendo responsáveis por assegurar que os produtos não faltem nas prateleiras, assim como elaborar um mix de acordo com a estratégia de marketing e posicioná-los adequadamente, deixando a marca mais evidente para o seu público-alvo. Saiba mais sobre o assunto!

    A importância desse profissional em campo

    Em um passeio no shopping ou em um supermercado, você já deve ter visto uma pessoa com uma bandeja oferecendo “amostras grátis” para quem passar por ali. Certo? Outro exemplo prático: você está no mercado e encontra uma senhorita muito sorridente e alegre, organizando os produtos de uma determinada marca na gôndola, oferecendo informações e as melhores indicações/benefícios que aquela escolha trará para o cliente.

    Nesses dois casos, podemos ver uma das funções essenciais dos promotores de venda em campo: estreitar o relacionamento da marca com o consumidor final, seja por meio de uma degustação, com informações específicas sobre um determinado produto ou, mais importante, apresentando um diferencial para que o seu produto ganhe mais destaque no PDV e caia no gosto do público.

    Além disso, o promotor de vendas também é o profissional responsável por montar os displays e posicioná-los estrategicamente dentro do PDV, visando a melhor exposição dos produtos e seu posicionamento dentro do estabelecimento.

    Por meio da abordagem, da postura da marca (do representante) perante o consumidor, precificação dos produtos, contato e muita informação relacionada ao produto, o promotor de vendas tem o potencial de fidelizar clientes, fazendo com que eles percebam o valor e os benefícios que os seus produtos trarão para suas vidas e voltem a consumi-los posteriormente.

    Desafios a serem vencidos

    O time de vendas e o departamento de marketing precisam estar alinhados com os promotores de vendas, tanto para reportar problemas, evitar o esgotamento dos produtos nas prateleiras, a perda de espaço para os concorrentes quanto para implementarem estratégias mais agressivas e que traga mais resultados para a empresa.

    De acordo com estudos da área, cerca de 70% da decisão de compra é feita no momento em que o cliente está olhando para as prateleiras. Dentro desse grupo, 50% fazem a escolha de forma inconsciente, ou seja, seleciona o que vai levar de acordo com o que está vendo ali na gôndola.

    Levando isso em consideração, podemos dizer que o promotor de vendas é essencial para uma empresa conquistar um PDV, seja com uma melhor exposição da marca ou, então, de um contato mais humanizado com o público que deseja alcançar.

    Seja como for, os promotores de vendas são muito importantes para a saúde de qualquer empresa. Sem eles, dificilmente uma marca se destacará entre as centenas de opções que aparecem todos os dias.

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  • Entenda quais as vantagens do Business Intelligence para a tomada de decisões

    Business Intelligence – Tomar decisões é uma responsabilidade rotineira de gestores e vital para os negócios. O acerto leva processos a darem resultados, já o erro pode desperdiçar trabalho, planejamento e representar prejuízo financeiro.

    Por tamanha importância, essa ação não pode ser feita sem que haja embasamento confiável, com informações abrangentes e de qualidade para dar suporte. E essa é uma das vantagens do Business Intelligence (BI).

    Quer saber de que forma a ferramenta auxilia profissionais tomadores de decisões e suas empresas? Veja agora:

    Agilidade e exatidão em fornecimento de informações

    Entre as várias funcionalidades da plataforma de inteligência de negócios está a mineração de dados de origens variadas — tanto internas quanto externas. Depois disso, ela faz a hierarquização das informações e as fornece filtradas conforme a relevância delas para a empresa.

    Assim, gestores têm nesses gráficos e relatórios inteligentes números que influenciam os processos e na empresa, extraídos de fatos. Por consequência, toda decisão tomada é livre de tentativas arriscadas e achismos. Cada uma é carregada de certeza e fatores reais de sustentação.

    AGILIDADE

    Além da exatidão, o timing das ações também é importante. Por isso, uma das vantagens do Business Intelligence é a agilidade que dá aos decisores, até porque o acerto em uma decisão também depende de quando ela é tomada.

    Para tanto, a solução monitora dados em tempo real, permitindo o acompanhamento do fluxo de informações e das tendências de movimentação. E para o fornecimento de diagnóstico proveniente de fatos do passado, basta que o usuário segmente o parecer necessário e o emita.

    Identificação de oportunidades

    Outra capacidade do BI é a de disponibilizar análises preditivas por meio do seu algoritmo de análise de dados. Essa funcionalidade abrange questões internas — de processos e financeiras — e também externas — relativas ao mercado, economia e consumidores.

    O resultado são indicadores que revelam tendências, baseados em todos os fatores acima. Eles servem para que a organização adiante suas ações em relação a ocorrências — pode ser mudança na estratégia de marketing, lançamento ou aperfeiçoamento de produto ou reformulação de processos com ruptura, por exemplo.

    Todas essas oportunidades vislumbradas consequentemente indicam pontos seguros nos quais o negócio pode investir ou otimizar custos.

    Alinhamento de trabalho entre setores

    Pelas funções do BI que tangem pontos internos, erros muito difíceis de serem percebidos nos departamentos podem ser constatados, assim como dissonância entre setores.

    Então, um diagnóstico da empresa pode verificar quais ações precisam melhorar, quais estão imperceptivelmente afetando os resultados e que pontos do trabalho estão rompendo a fluência e a eficiência dos processos — como na avaliação da relação marketing e vendas, por exemplo.

    Comprovação do retorno sobre investimento em marketing

    Para alguns profissionais da área, um dos maiores desafios é mensurar o ROI. Ao mesmo tempo, é o que todas as empresas querem quando investem em marketing. E mais uma das vantagens do Business Intelligence é a facilidade em fazer essa comprovação.

    Para a ferramenta, é relativamente simples extrair os dados das ações planejadas e executadas e a consequência delas em geração de leads, fechamentos concluídos e efeitos em aumento de reconhecimento de marca. Como resultado e exemplo, o responsável pelo trade marketing pode facilmente constatar quais iniciativas têm melhor resposta do público-alvo e avaliar o cenário atual para mudança na estratégia.

    O BI tem potencial para auxiliar gestores na maximização de resultados ou na mudança de uma realidade negativa para uma positiva. Mas, para isso, é necessário investir em uma plataforma competente na extração e no cruzamento dos dados e que forneça gráficos precisos e bem embasados rapidamente, como o software Compart Business Intelligence.

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