Entenda quais as vantagens do Business Intelligence para a tomada de decisões

Business Intelligence – Tomar decisões é uma responsabilidade rotineira de gestores e vital para os negócios. O acerto leva processos a darem resultados, já o erro pode desperdiçar trabalho, planejamento e representar prejuízo financeiro.

Por tamanha importância, essa ação não pode ser feita sem que haja embasamento confiável, com informações abrangentes e de qualidade para dar suporte. E essa é uma das vantagens do Business Intelligence (BI).

Quer saber de que forma a ferramenta auxilia profissionais tomadores de decisões e suas empresas? Veja agora:

Agilidade e exatidão em fornecimento de informações

Entre as várias funcionalidades da plataforma de inteligência de negócios está a mineração de dados de origens variadas — tanto internas quanto externas. Depois disso, ela faz a hierarquização das informações e as fornece filtradas conforme a relevância delas para a empresa.

Assim, gestores têm nesses gráficos e relatórios inteligentes números que influenciam os processos e na empresa, extraídos de fatos. Por consequência, toda decisão tomada é livre de tentativas arriscadas e achismos. Cada uma é carregada de certeza e fatores reais de sustentação.

AGILIDADE

Além da exatidão, o timing das ações também é importante. Por isso, uma das vantagens do Business Intelligence é a agilidade que dá aos decisores, até porque o acerto em uma decisão também depende de quando ela é tomada.

Para tanto, a solução monitora dados em tempo real, permitindo o acompanhamento do fluxo de informações e das tendências de movimentação. E para o fornecimento de diagnóstico proveniente de fatos do passado, basta que o usuário segmente o parecer necessário e o emita.

Identificação de oportunidades

Outra capacidade do BI é a de disponibilizar análises preditivas por meio do seu algoritmo de análise de dados. Essa funcionalidade abrange questões internas — de processos e financeiras — e também externas — relativas ao mercado, economia e consumidores.

O resultado são indicadores que revelam tendências, baseados em todos os fatores acima. Eles servem para que a organização adiante suas ações em relação a ocorrências — pode ser mudança na estratégia de marketing, lançamento ou aperfeiçoamento de produto ou reformulação de processos com ruptura, por exemplo.

Todas essas oportunidades vislumbradas consequentemente indicam pontos seguros nos quais o negócio pode investir ou otimizar custos.

Alinhamento de trabalho entre setores

Pelas funções do BI que tangem pontos internos, erros muito difíceis de serem percebidos nos departamentos podem ser constatados, assim como dissonância entre setores.

Então, um diagnóstico da empresa pode verificar quais ações precisam melhorar, quais estão imperceptivelmente afetando os resultados e que pontos do trabalho estão rompendo a fluência e a eficiência dos processos — como na avaliação da relação marketing e vendas, por exemplo.

Comprovação do retorno sobre investimento em marketing

Para alguns profissionais da área, um dos maiores desafios é mensurar o ROI. Ao mesmo tempo, é o que todas as empresas querem quando investem em marketing. E mais uma das vantagens do Business Intelligence é a facilidade em fazer essa comprovação.

Para a ferramenta, é relativamente simples extrair os dados das ações planejadas e executadas e a consequência delas em geração de leads, fechamentos concluídos e efeitos em aumento de reconhecimento de marca. Como resultado e exemplo, o responsável pelo trade marketing pode facilmente constatar quais iniciativas têm melhor resposta do público-alvo e avaliar o cenário atual para mudança na estratégia.

O BI tem potencial para auxiliar gestores na maximização de resultados ou na mudança de uma realidade negativa para uma positiva. Mas, para isso, é necessário investir em uma plataforma competente na extração e no cruzamento dos dados e que forneça gráficos precisos e bem embasados rapidamente, como o software Compart Business Intelligence.

Além deste post, temos muito mais conteúdo voltado à potencialização dos negócios. Mantenha-se atualizado com eles seguindo-nos em nossas redes sociais. Estamos em TwitterFacebookInstagram e LinkedIn.