Remuneração e as premiações no trade marketing – Foi-se o tempo em que as empresas tentavam “empurrar” seus produtos para o público, acreditando no velho mantra de que a oferta gera demanda.
Hoje, qualquer empreendedor já sabe que o caminho é o contrário: a demanda do consumidor é o que guia o mercado — e é nesse sentido que trabalha o marketing. E, para manter, a equipe funcionando a todo vapor, existem muitas campanhas de premiações no trade marketing.
Em termos simples, este é o setor da empresa que lida com a relação entre os meios de comunicação e a própria companhia, observando os principais fatores que influenciam a decisão de compra. O sucesso desse setor envolve as promoções, divulgações, merchandising e o trabalho da equipe de vendas.
No post de hoje, falaremos sobre como aprimorar o trabalho do time, motivando a todos durante as ações de trade marketing. Acompanhe!
Como funciona a campanha de incentivo?
A remuneração e as premiações no trade marketing são, ao mesmo tempo, similares e diferentes das utilizadas no resto da empresa. Por um lado, os princípios são os mesmos: metas alcançadas geram remuneração extra e reconhecimento por parte dos demais membros da equipe e da gestão.
Porém, como o desempenho não é medido com base no consumidor final, pode exigir um pouco mais de análise. A elaboração de uma campanha de premiação costuma se dar nos seguintes passos:
- Avaliação: os gestores verificam qual será o parâmetro que pretendem alterar (número de clientes na base, renda, posicionamento nas mídias);
- Planejamento: é criada uma agenda de ações para engajar a equipe;
- Lançamento: a campanha é iniciada e todos os participantes são informados;
- Acompanhamento: ações menores são realizadas para manter os colaboradores focados nos resultados;
- Premiação: aqueles que obtiveram sucesso recebem a recompensa e ganham uma homenagem por parte da empresa;
- Relatório: é feita uma comparação entre o resultado esperado da campanha e o que foi obtido.
Como fazer as premiações no trade marketing?
A forma como os funcionários serão recompensados pode variar bastante, desde um troféu simbólico até uma viagem com as despesas pagas. Entretanto, assim como o público regula as empresas, os funcionários orientam as premiações. Afinal, certas recompensas podem não ser tão relevantes para os membros da sua equipe.
Se eles não sentem que obtiveram alguma vantagem ao se esforçarem para cumprir a meta, a frustração fará com que os resultados caiam posteriormente. Se o prêmio não for de seu agrado, provavelmente não farão esforço algum.
Quais são as vantagens da campanha de incentivo?
O principal objetivo das premiações no trade marketing é manter uma equipe mais produtiva e engajada ao longo do tempo. Como o trabalho deles envolve muitas informações e um contato direto com o caótico mercado consumidor, eles podem ficar exaustos e/ou frustrados com certa facilidade.
Já é comprovado que técnicas de incentivo, como a premiação parcial e a gamificação, possuem efeitos bem positivos sobre o desempenho dos funcionários. Adicionar estímulos extras regularmente para que a equipe se sobressaia promove pequenos picos de produtividade que não comprometem a saúde dos membros do time.
Dessa forma, o rendimento sempre será um pouco maior, sem prejudicar a empresa no médio e longo prazos.
Agora que você entende melhor como funciona a remuneração e as premiações no trade marketing, é hora de planejar sua campanha e aumentar a rentabilidade da sua equipe.
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