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  • QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROMOTOR NO PONTO DE VENDA

    Em uma geração que prioriza o digital, e que através de um clique visita inúmeros sites e conhece diferentes marcas, tudo em questão de segundos – como se destacar?

    Ao contratar um promotor de vendas é possível criar essa ponte entre o produto e o consumidor. É claro que, as funções desse profissional variam de acordo com a estratégia abordada e objetivos a serem alcançados.

    É inegável a importância que o promotor possui para um bom resultado nas vendas, já que o seu trabalho tem como base defender o produto e o que a marca representa no ponto de venda. Eles realizam uma das principais funções do Trade Marketing.

    Vale lembrar que a maior parte das decisões de compra ocorrem no PDV e o promotor sabe como criar uma boa exposição e visibilidade para que o produto esteja destacado em um ponto estratégico, facilitando assim, as compras por impulso.

    Além disso, é importante saber também os tipos de promotores que existem no mercado, para que a contratação realmente supra a necessidade da empresa. São eles:

     

    PROMOTOR EXCLUSIVO

    É aquele que trabalha diretamente para a empresa, o que contribui para um conhecimento maior sobre o produto e tendências de mercado, bem como os valores da empresa e seus concorrentes.

    Esse modelo de contratação pode ser muito vantajoso para as marcas que priorizam por um time integrado com coordenação própria, além de garantir um promotor focado em uma única marca, tendo seu espaço assegurado no PDV e defendendo da melhor forma possível os interesses do contratante.

     

    PROMOTOR COMPARTILHADO

    Já o promotor compartilhado visa atender mais de uma marca, sua supervisão é feita com mais constância, tanto de forma presencial, quanto online.

    O promotor compartilhado é uma ótima opção para alavancar as vendas do seu produto ou serviço e fazer com que a sua marca realmente seja vista. Mesmo não trabalhando exclusivamente para uma única empresa, é a forma mais eficaz e econômica de trazer sucesso a marca.

    Além disso, esse promotor possui funções como:

    – Dar apoio aos vendedores, auxiliando nas negociações com o consumidor.

    – Procurar pontos com maior destaque dentro do estabelecimento para montar o PDV.

    – Fazer o controle de estoque das mercadorias do PDV, realizando a reposição de produtos sempre que necessário.

    – Promover os produtos e solucionar dúvidas frequentes do consumidor.

     

    AINDA NÃO SABE QUAL O MELHOR TIPO DE PROMOTOR PARA O SEU NEGÓCIO?

    Entre em contato com a Compart e descubra a melhor forma de alavancar suas vendas e atingir seus objetivos. Além disso, você como nosso cliente, poderá ter acesso ao Sistema Comptrade desenvolvido pela Compart, para obter relatórios gerenciais e análises de Trade de sua equipe de promotores. Tudo isso de maneira rápida e simples, através do aplicativo.

     

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  • VOCÊ SABE O QUE É TRADE MARKETING?

    Trade Marketing são práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição. O conceito varia porque o trade é o resultado de ações estratégicas que serão alinhadas de acordo com as necessidades da empresa. De modo geral, trade marketing é a integração entre os setores de marketing e vendas.

    Além disso, tem como missão principal fazer com que a estratégia da empresa consiga ser implementada, levando em consideração quais são os canais de distribuição, quem são as pessoas que estão vendendo, quem vai comprar e quem vai consumir. É um árduo trabalho no sentido de disponibilizar, promover e criar valor para as marcas de produtos no momento de decisão, dentro do ponto de venda.

    Ao elaborar sua estratégia é essencial traçar metas, pensar de forma estratégica para conseguir trabalhar nos canais de distribuição e criar um relacionamento com um shopper que está antenado às mudanças e ao que as marcas representam no contexto atual, por isso é importante analisar os dados sobre tudo o que acontece no PDV e assim organizar o ponto de partida sobre: preço, presença e shelf space.

     

    ESTRATÉGIA B2B

    Dentro do Trade existe um conjunto de estratégias B2B que desenvolve e melhora a relação das empresas com seus canais de vendas e, consequentemente, com os consumidores.

    O objetivo principal é criar uma boa experiência de compra para os clientes no ponto de venda. Para isso, a equipe de trade marketing fortalece a relação entre a empresa e seus canais de distribuição.

     

    OPERAÇÃO DE TRADE

    Não é só o que acontece no PDV. Começa bem antes da execução e envolve trabalhos de análise, supervisão, coordenação e gerência. É o que chamamos de backoffice – a equipe por trás de todas as estratégias e ações de trade. Cinco principais cargos da área:

    • PROMOTOR(A): é a pessoa que faz a mágica acontecer no ponto de venda. É quem coloca em movimento tudo o que foi planejado nos bastidores. Os olhos e o coração da marca frente ao shopper.
    • SUPERVISOR(A): é o profissional que garante que as coisas estão, de fato, acontecendo no PDV. Tem experiência com negociações e campanhas, domina o guia de merchandising e é responsável por fazer a gestão dos promotores em campo.
    • ANALISTA: faz parte do time de backoffice e atua com base em dados concretos. O que quer dizer que estuda as informações colhidas no PDV com o intuito de otimizar processos e resultados.
    • COORDENADOR(A): ocupa posição mais estratégica, uma vez que é a pessoa responsável por identificar oportunidades e melhorar processos internos para o atingimento de metas.
    • GERENTE: faz um trabalho de gestão e acompanhamento de todas as ações desempenhadas pelo time. Tem relacionamento direto com outras áreas da organização, especialmente com os setores de marketing e comercial, para alinhar ações e expectativas em busca de melhores resultados.

     

    TRADE VS. MERCHANDISING

    Segundo ALVAREZ (2008), Trade Marketing “é a conquista do consumidor no ponto de venda garantindo que as estratégias de marketing sejam implantadas, orientando e apoiando as ações de vendas aos clientes.”

    Já o conceito de Merchandising está diretamente relacionado ao conjunto de ações com foco na exposição e na rotatividade dos produtos – seja no ponto de venda ou fora dele. Ou seja, toda parte de exposição, disposição, material atrativo para o produto, é responsabilidade do Merchandising, com isso é possível notar que esta é uma ferramenta essencial para o Trade Marketing.

    Devido a todos esses fatos, conseguimos concluir que Merchandising é um braço do Trade e são indispensáveis um para o outro, todos eles são essenciais para o sucesso das vendas de uma empresa.

     

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  • O Trade pós-pandemia: Como otimizá-lo?

    A pandemia mudou o shopper, o varejo, e sua realidade no ramo de Trade Marketing.

    E para essa nova realidade as empresas precisarão adotar novas estratégias, para conseguirem manter sua desenvoltura.

    Neste momento, é necessário revisar a estratégia adotada para o desenvolvimento e sobrevivência do negócio. Esse é um período de transformações, que visto de forma positiva, podem se tornar uma excelente oportunidade para exercer novas práticas e impulsionar sua marca, para que esta seja capaz de atender os novos desejos do novo shopper.

     

    Seja omnichanel

    Após a entrada do covid-19, muitos dos consumidores se viram obrigados a entrar de vez no mundo digital.

    As circunstâncias mundiais criaram pessoas mais conectadas, exigentes, engajadas e conscientes. O momento de contato do consumidor com a marca nunca teve tanta relevância como agora. Por isso, uma forma de estreitar a comunicação é integrar o ambiente físico com o digital.

    Essa tática criou força com a pandemia e nos assegura de que realmente, o futuro é digital. O que não significa a escassez da loja física, ela se tornará braço estratégico do digital – conhecido também como omnicalidade – ou seja, um canal que se integra em outro.

    Para que seja bem sucedido, é importante avaliar os estímulos que atrai o shopper para a loja e o que o faz comprar, antes de focar apenas no seu comportamento diante do PDV. Ao trabalhar isso no ambiente digital, é possível garantir que as expectativas do consumidor sejam alcançadas durante o momento de compra. Assim, seu plano de trade no pós-pandemia possibilitará um atendimento que seja realmente personalizado.

     

    Execução de merchandising

    Não menos importante, é necessário ter atenção redobrada quando o assunto é a execução de merchandising. Por quê? Porque é nessa execução que as estratégias acontecem, este é o momento onde o shopper está mudando seus hábitos de consumo, transferindo o físico para o digital.

    O grande objetivo do merchandising é a visibilidade, por isso é importante que os produtos sejam capazes de contar uma história da marca dentro do ponto de venda. Não basta criar o material, mas entender como ele vai agregar para o seu negócio e para o varejo, ou seja pensar como isso pode incrementar vendas adicionais.

    Por isso, em momentos de crise como o que estamos vivendo, é ainda mais importante aumentar a exposição da sua marca no ponto natural e no ponto extra com materiais promocionais diferenciados, que tragam destaque à marca e aos produtos.

     

    Precisa de ajuda para executar sua estratégia de merchandising? 

    Precisa de ajuda para aprimorar seu merchandising? A Compart pode ajudar!

    Além de possuir uma grande capacidade produtiva dos materiais de merchandising, também temos uma equipe qualificada e tecnologia de ponta, podendo ajudar sua empresa na logística e positivação de expositores no PDV.

    Devido nossos 25 anos de experiência de mercado, a Compart é capaz de facilitar a execução do PDV e atender aos mais diversos formatos de lojas, nos mais diversificados canais de venda.

    Visite nosso site para saber mais sobre as soluções que oferecemos!

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  • Online para offline – uso de aplicativos que auxiliam no processo de vendas da loja física.

    A grande tendência para o mercado varejista, que foi destaque na última Black Friday e promete ser a grande aposta em 2020 é o uso de aplicativos que auxiliam no processo de compra e venda. 

    Em 2013, pesquisadores do NCSC (Nordic Council of Shopping Centers) perguntaram a varejistas se o e-commerce era uma ameaça às lojas físicas. Na ocasião, mais de 50% dos entrevistados responderam que sim. No entanto, hoje, temos plena convicção que o online e o offline são mais complementares do que rivais.

    Se o online oferece interatividade, uma seleção ampla de produtos, a conveniência de comprar onde e quando quiser, entre outros atrativos, por que não utilizar das ferramentas que a tecnologia nos oferece para tornar a loja não apenas um lugar para comprar mercadorias, mas também um espaço no mundo físico para os consumidores interagirem e experimentarem a sua marca? 

    Por meio de uma combinação de canais, os varejistas podem satisfazer as necessidades dos clientes, explorando os benefícios de cada canal e superando limitações de canais específicos. A integração pode proporcionar aos consumidores a experiência única de compra desejada. 

    De que forma isso pode ser feito?

    Compras pelo aplicativo e retirada imediata na loja

    No ano passado, o Starbucks inaugurou em Pequim, capital chinesa, o Starbucks Now, um ambiente de café assinado pela marca, com pedidos e pagamentos feitos via mobile. Os clientes fazem os pedidos antes mesmo de chegar ao estabelecimento e retira no balcão na hora que chega. 

    Aplicativos dão suporte e esclarecem dúvidas

    Nos Estados Unidos, o Walmart, integrou o seu aplicativo a loja física. O consumidor que visita o supermercado e com o app da multinacional instalado em seu celular, pode consultar detalhes como preço, avaliação de outros consumidores e descrição detalhada. Isso tudo, apenas apontando a câmera do seu aparelho para o código de barras do produto.

    Pagamento sem contato via carteiras móveis

    Segundo pesquisa realizada pela Adyen, 75% dos consumidores jovens afirmaram que comprariam mais em lojas físicas se não houvesse filas e 50% deles afirmam que gostariam de pagar pelo app, mesmo estando na loja. É por isso que o crescimento dos pagamentos sem contato via cartões e carteiras móveis, é um fenômeno global. 

    A revolução digital promoveu mudanças no conceito de vendas e no comportamento do consumidor.  Embora a Compart pertença ao segmento B2B, entendemos bem que estar atentos às novidades é essencial para o sucesso do nosso negócio. Por isso, utilizamos nas ações em campo, o Comptrade, aplicativo próprio que conecta o nosso cliente com o tudo que acontece durante a campanha e fornece relatórios e dashboards em tempo real. 

    A expectativa é que o uso da tecnologia avance cada vez mais. Ao que tudo indica, segundo a WGSN, uma das líderes mundiais em previsão de tendências, estamos próximos de vivenciar a adoção em massa de experiências cada vez mais tecnológicas como o uso de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). 

    Já imaginou entrar em uma loja de roupas, colocar um óculos diante do espelho e experimentar virtualmente diversas peças? E visitar uma loja de móveis e decoração, escolher os itens e visualizá-los em um espaço 3D que simula a sala da sua casa? 

    Acredite, esse futuro está bem mais próximo do que imagina! 

    Deixamos aqui uma reflexão, como a sua empresa tem se adequado a estas novas exigências do mercado?  

  • Por que o ano não “começa depois do carnaval”?

    Enquanto a maior parte do brasileiros está ansiosa pela chegada do carnaval para curtir a folia ou aproveitar os dias para descanso, nós já estamos pensando nas ações de campo, afinal, nada de “o ano só começa depois do carnaval”, o que queremos mesmo é planejar e nos preparar bem para as comemorações. 

    Não é novidade que a força do carnaval se revela cada vez maior e sem dúvida é um período ótimo para promover a marca, cativar novos clientes, fidelizar e alavancar as vendas.O feriado é um dos principais responsáveis por movimentar boa parte da economia em diversos setores e influenciar positivamente no cenário econômico pelo resto do ano. Além disso, é uma festa que cresce ano após ano e que atrai cada vez mais pessoas e turistas de todo o mundo.

    Só neste ano, o carnaval de rua da cidade de São Paulo, terá 865 blocos e cordões, um recorde de inscritos. Segundo a prefeitura da cidade de São Paulo, as “inscrições para desfiles, que se encerraram em 30 de setembro, indicam a possibilidade real do Carnaval de Rua de São Paulo se tornar em 2020 o maior carnaval do Brasil”. O crescimento também está previsto para outras regiões. No Rio de Janeiro, por exemplo, segundo a Riotur, a folia terá ”50 dias de duração”, iniciando no próximo dia 12/01 e programada para acabar somente no dia 01/03.

    Em 2019, os eventos movimentaram R$ 3,78 bilhões na cidade em receitas geradas pelos mais de 7 milhões de foliões e este ano estima-se um crescimento de pelo menos 30%. 

    É por isso que não dá para perder tempo. Agora é hora de abraçar as oportunidades e criar estratégias que alavanquem seu negócio. Para isso, pense em ações promocionais criativas, que promova e que também instigue seu público a dialogar com sua marca de maneira positiva.

    Algumas dicas essenciais: 

    1. Identificar se a data tem afinidade com seu negócio;
    2. Definir a forma de abordagem de acordo com o perfil do cliente;
    3. Abusar da decoração temática, com fantasias, roupas divertidas e confetes para deixar claro qual é o objetivo da ação;
    4. Invista em iniciativas com brindes personalizados para aumentar o reconhecimento da marca;
    5. Uma boa estratégia de comunicação é essencial para que sua ação alcance os resultados esperados. As pessoas precisam saber o que está oferendo, seja por meio das redes sociais, material impresso ou outra mídia. 

     

    Seguindo estas dicas e realizando um bom planejamento das ações, as chances de obter ótimos resultados são grandes. E já sabe, nós da Compart, somos autoridade no gerenciamento e execução de ações em campo e estamos aqui para dar aquela força que você precisa.

  • Como ter uma excelente gestão de equipe?

    Um bom relacionamento entre um gestor e sua equipe é fundamental para que o trabalho em uma corporação seja desenvolvido com excelência.

    O engajamento de um colaborador com seu gestor influencia (e muito) em como essa pessoa estará motivada a exercer seu trabalho.
    Por isso, separamos algumas dicas para gestores novatos e para aqueles que desejam melhorar ainda mais suas habilidades na função de líder.
    Confira a seguir:

    Tenha conhecimento total da sua equipe
    Cada colaborador possui seus pontos fortes e fracos. Então, é fundamental que você conheça sua equipe por completo. Dessa forma, você poderá atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um e elevar o desempenho do time como um todo.

    Motive sua equipe
    Para motivar seu time, descubra o que eles querem em suas vidas além do trabalho e entenda quais ações podem ajudá-los a atingir seus objetivos, de forma integrada.
    Por exemplo: se um colaborador quer comprar um apartamento e morar sozinho, ajude-o a estabelecer metas de como juntar o dinheiro necessário para isso e mostre como sua evolução na empresa pode ajudá-lo nessa questão.

    Além disso, você também pode usar algumas técnicas de motivação, como a chamada ‘Gestão à Vista’. Nesse caso, deve-se ter um quadro ou espaço onde ficam expostos os indicadores de desempenho da equipe e quanto falta para atingir as metas.

    Outra opção, é que o próprio time elabore suas metas, a chamada autogestão de equipes. Quando definimos onde queremos chegar, somos muito mais engajados.

    Além desses pontos, também pode se pensar em ter um objeto, um troféu ou mesmo uma mascote do time, que possa servir como um prêmio passado semanalmente para a mesa do colaborador que está com o melhor desempenho, para que todos saibam quem está fazendo um ótimo trabalho.
    Esse tipo de reconhecimento lúdico funciona muito bem.

    Saiba delegar e tenha confiança em seu time
    Você não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades que comanda.
    Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a serem alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.
    Além disso, ter fé no trabalho da sua equipe é fundamental. A confiança faz com que as habilidades e talentos apareçam.

    Estimule a participação
    Essa postura dará abertura para que os colaboradores sugiram ideias inovadoras, trazendo mais agilidade na resolução de problemas que talvez você não consiga enfrentar sozinho. Para engajar ainda mais, premie as melhores ideias com um vale-presente ou um convite para um almoço especial. Isso poderá estimular a criatividade do time.

    Aposte nos feedbacks
    Você deve ser franco, transparente e justo com os seus funcionários.
    Chame-os individualmente com frequência para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali.
    Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados, sendo sempre uma conversa de forma humanizada.

    Seja sincero e direto na comunicação
    Um grande gestor não esconde as más notícias ou evita os fatos. Ele respeita seus funcionários o suficiente para falar a verdade, mesmo que não seja a coisa mais agradável de se ouvir na manhã de segunda-feira.

    Excelentes gestores inspiram sua equipe sendo autênticos, diretos e honestos. Trabalhar a confiança entre todos incentiva uma cultura aberta que é boa para os negócios, ou seja, as empresas cuja cultura incentiva a comunicação aberta conseguem crescer ainda mais.

    Comemore as conquistas
    Se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar.
    Pode ser um café da manhã ou happy hour ou mesmo um elogio formal, com cópia para toda a empresa.
    São maneiras eficazes de agradecer o esforço do seu time.
    Assim, eles se sentirão valorizados pelo trabalho bem feito e estarão motivados a melhorar cada vez mais.

    “Um líder leva pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva pessoas aos lugares em que elas não necessariamente querem ir, mas deveriam ir.” – Rosalynn Carter, ex-primeira-dama americana.

     

     

    Fontes: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/7-dicas-para-fazer-uma-boa-gestao-de-pessoas/71805
    https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/como-ser-bom-gestor-pessoas/

  • Como se adaptar a uma nova oportunidade de trabalho?

    Quando alguém conquista uma nova oportunidade profissional, deve chegar à empresa mostrando que está pronto para se adequar a esta novidade.
    Atualmente, o profissional que se adapta rápido é mais valorizado no mercado de trabalho.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Hays, em parceria com o Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, é visto que para 22,6% das empresas a capacidade de adaptação é a mais valorizada dentre as qualidades requeridas.
    O levantamento que foi feito com 700 empresas, em tempos de crise, mostra que saber se adaptar vale muito, sendo a principal habilidade procurada por 46,6% das empresas.

    Além do mais, dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! Isso pode não ser totalmente verdade, mas se portar adequadamente e mostrar resultados de qualidade nos primeiros dias pode se tornar um diferencial no início da sua trajetória dentro da nova empresa. Por isso, separamos algumas dicas muito importantes para ajudar aqueles que estão passando por essa transição, confira a seguir:

    Chegue com antecedência
    Chegue 15 minutos antes nos primeiros dias de trabalho para mostrar sua dedicação e compromisso com a empresa. Além disso, você ganhará um tempo extra para arrumar suas coisas e se apresentar para a equipe.

    Faça uma pesquisa sobre a empresa
    É necessário entender profundamente como funciona a rotina de trabalho e a cultura da organização onde irá trabalhar.
    Tente descobrir sobre vestimenta dos funcionários, quem será seu líder, quais as principais políticas da empresa etc. Ter essas informações importantes sobre a empresa, fará com que se sinta mais seguro e mais bem preparado para se adaptar à nova realidade.

    Tenha iniciativa
    Ficar esperando a integração da empresa acontecer para conhecer o ambiente, as pessoas e a empresa em si, é um grande erro. Por isso, vá atrás de se apresentar para os colegas de trabalho e busque saber quem está designado a passar as informações iniciais sobre sua função para que não haja tempo perdido.

    Conheça outros departamentos
    Estabelecer um bom relacionamento com todos é essencial durante o período de integração. Por isso, reservar um tempo para visitar os diferentes departamentos da empresa é uma boa ideia.
    Mas é preciso saber o momento certo para fazer isso para não ser considerado intrusivo, pois se a empresa tiver uma cultura mais formal é melhor esperar ser apresentado para só então começar a estabelecer alianças.

    Tenha seu superior como mentor
    Seu chefe será seu melhor mentor de carreira neste início na empresa. Ficar alinhado com ele é um passo importante para manter suas atribuições claras, evitar cobranças desnecessárias e mal-entendidos.
    Pedir feedbacks para ter uma noção de como está sendo seu desenvolvimento na empresa é um bom começo.
    Além do chefe, os colegas de trabalho também podem ajudar com as orientações, é necessário dizer que podem se sentir à vontade em dizer se você está fazendo algo errado, pois este tipo de feedback também é muito importante.

    Seja autêntico
    Pode levar tempo para você se integrar com a nova cultura de empresa. Assim, durante as primeiras semanas, você pode pensar que deve mudar sua personalidade para se encaixar. Mas pense bem: você foi contratado com base em quem você é e ser autêntico irá construir confiança e credibilidade, permitindo que você estabeleça relações genuínas.

    Seguindo estas dicas e sendo totalmente transparente, você se sairá muito bem na adaptação desta nova oportunidade.
    E nunca se esqueça, se você conseguiu conquistá-la, é porque tem capacidade para exercer a função e fazer um trabalho bem feito.
    A Compart deseja sorte e sucesso nessa nova etapa!

     

     

    Fontes: https://exame.abril.com.br/carreira/dicas-para-se-adaptar-mais-rapido-ao-novo-emprego/
    https://blog.contratanet.com.br/como-se-adaptar-ao-novo-emprego/

  • BLACK FRIDAY 2019 Como melhorar a experiência de compra do shopper, crescer (e rentabilizar) as vendas?

    A Black Friday deste ano acontecerá no dia 29 de novembro e os varejistas já começaram a planejar suas ações para garantir as boas vendas.

    Afinal, é a data mais importante para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal.

    Nos últimos 5 anos, o crescimento do evento no Brasil foi superior ao dos países europeus, tornando-se a sazonalidade mais importante para o setor de Bens Duráveis.

    De acordo com levantamento da GFK, as vendas na Black Friday desse ano deverão crescer 4%, alcançando um máximo de R$ 13,5 bilhões no setor de Bens Duráveis.

    Como comparativo, em 2018 a Black Friday registrou crescimento de 9% e faturamento de R$ 13 bi.

    Segundo uma pesquisa, 76% dos consumidores afirmam que já compraram em pelo menos duas edições da Black Friday — e asseguram que comprarão novamente nessa edição.

    Só para lembrar, o maior interesse do shopper na Black Friday são os lançamentos tecnológicos (especialmente smartphone e TV) com preços promocionais.

    Por exemplo, em 2018 o varejo vendeu na Black Friday 20% mais do que a média anual de celulares.
    O mesmo ocorreu com televisores e notebooks: o varejo vendeu na Black Friday 8% acima da média anual.

     

    MAS QUAIS SÃO AS MUDANÇAS ESPERADAS NESSA BLACK FRIDAY? (de acordo com levantamento realizado pelo Google Brasil)

     

    – NAS CATEGORIAS

     Nos últimos anos, as categorias de produtos mais procuradas por consumidores durante a Black Friday eram as seguintes:

    • Smartphone
    • Eletrodomésticos
    • Moda e beleza

    Para 2019, no entanto, as expectativas são outras.

     

    87% dos consumidores pretendem comprar em mais de uma categoria de produtos nesta Black Friday. 

    Ou seja: espera-se que todas as categorias de produtos tenham um volume de vendas parecido neste ano.

     

    -NOS CANAIS

     Enquanto nos Estados Unidos a Black Friday sempre foi voltada às lojas físicas, para limpar o estoque antes da chegada dos produtos de Natal, no Brasil o feriado chegou com foco maior nas vendas online.

     

    No entanto, esse cenário está mudando e o evento deste ano deverá ser inédito.

     

    Em 2019, pela primeira vez, as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela internet. Mesmo para aqueles que realizam a compra pela internet, as lojas físicas ficam cada vez mais importantes.

     

    A modalidade de entrega Retire na Loja é o grande diferencial.

    39% dos brasileiros consideram que a opção como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% dos compradores do evento esse ano esperam usar essa forma de entrega para suas compras on-line.

    Para o consumidor, essa modalidade elimina o custo de frete e o tempo de entrega, um dos grandes problemas no período de compras da Black Friday.

     

     Mas se a jornada de compra é cada vez mais no ambiente integrado entre o On e o Offline sendo que o canal online se estabilizou nos últimos tempos, como fazer para melhorar a experiência de compra do shopper a assim, crescer (e rentabilizar) as vendas na Black Friday?

     

    Seguem abaixo alguns pontos a serem trabalhados pelos profissionais de Trade:

     

    *Conhecer o shopper

    Primeiramente é importante conhecer como os shoppers compram, que canais elegem por tipo de missão, como é sua jornada de compra e os pontos de atrito. É necessário saber exatamente qual será o caminho percorrido pelo shopper, desde o momento em que a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço se desperta nele até o pós-venda. Dessa forma, será possível identificar todos os canais de comunicação e os pontos de contato para monitoramento da experiência.

     

    * Focar na qualidade do atendimento

    É preciso garantir que sua equipe esteja treinada e preparada para solucionar os problemas dos clientes em todos os canais.

     

    *Informações de qualidade e uma excelente apresentação dos produtos

    Sem uma excelente descrição dos produtos, aumenta-se a chance de haver desistência da compra.

     

    * Otimizar o sortimento e o posicionamento de preço

    Tanto no ambiente físico como online.

     

    * Lançar produtos premium.

    A oportunidade está no aumento do ticket médio com a otimização e equilíbrio dos produtos mainstream e premium.

     

    * Crosselling

    Ofereça outros produtos junto com a venda do primeiro.

    Isso pode ajudar o shopper no momento da compra.

     

    * Oferecer mais opções de parcelamento

    Essa é certamente a melhor alternativa para contornar o poder de compra ainda limitado, lembrando ainda que o cenário desse ano é bem diferente do ano passado, já que não houve ainda uma recuperação expressiva da confiança do consumidor, como acontecia no período pós eleição em 2018.

     

    *Política de Trocas e Devoluções

    Torne clara e visível ao consumidor a sua política de troca e devoluções.

     

    *Faça diferente

    Só descontos podem não ser suficientes.

    Agregue benefícios à compra, como sorteios, cursos relacionados aos produtos, vendas adicionais (do tipo “leve 3 e pague 2”), cartão fidelidade, garantia extra gratuita, degustação, animação e teatralização, além de horário de atendimento estendido.

     

    Enfim, entregue o máximo possível de valor para os seus shoppers na Black Friday. Ofereça benefícios reais a eles e destaque-se da concorrência.

    A Compart tem atuado para diversos clientes na Black Friday.

    Entre em contato para saber mais como podemos ajudá-lo
    (11) 4082-6750

    (11) 96174-4162

     

    Fontes: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2019/
    https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-black-friday-de-2019-sera-inedita/

  • MERCHANDISING: A técnica que pode alavancar suas vendas.

    Está precisando aumentar as vendas e não sabe como?
    São muitas as alternativas, e dentre elas podemos destacar o merchandising como uma das mais eficazes.

    Por que essa técnica é importante?

    O objetivo de toda empresa, além de vender, é conquistar novos clientes.
    E para isso é necessário implantar algumas ações que vão tornar sua marca conhecida pelo público, além de oferecer seus produtos de qualidade.

    Nesse sentido, o merchandising no PDV aparece como um excelente recurso.
    Ele possibilita adotar ações de marketing que vão ajudar os produtos a se destacarem de forma positiva, fazendo com que os possíveis clientes notem a marca e se sintam mais inclinados a adquirir o que ela oferece.

    Essa estratégia permite que o público tenha uma experiência de compra dentro da loja física, um fator que pode ser crucial na decisão de compra — visto que ele pode afetar os sentidos e mostrar ou fortalecer a qualidade dos produtos que são oferecidos.

    Como deve ser feito?

    Para que uma ação de merchandising no PDV seja realmente relevante — capaz de ajudar a melhorar os resultados em vendas — é necessário que seja bem elaborada. Todos os aspectos ligados ao planejamento e à execução afetam a forma como o shopper será alcançado e os resultados que a sua empresa terá.

    Independentemente de qual seja a proposta do merchandising, é preciso criar um planejamento que ajude a definir questões importantes como: objetivos, cronograma, quais produtos farão parte da ação, como as gôndolas serão utilizadas etc.
    Isso ajuda a guiar a estratégia, focando em mostrar o diferencial do produto e da marca.

    Defina seu objetivo.

    A ideia é promover o lançamento de algum produto ou reforçar algum já existente no mercado? Esses são apenas dois dos exemplos de objetivos de uma ação de merchandising, existem diversos.

    Seja qual for, é preciso deixá-lo claro para o público.
    Mostre quais são os benefícios, a diferença de preço (caso se trate de uma promoção), quais são os motivos pelos quais o consumidor tem que comprar seu produto, entre outras coisas.

    Identifique seu cliente e defina a comunicação visual.

    É difícil tomar qualquer decisão no negócio sem conhecer antes quem é o seu público-alvo, por isso, é necessário entender suas características, preferências e necessidades, entre outras coisas, é fundamental para que você entenda o que eles precisam e entregue algo que supra as expectativas ou vá além.

    Ao entender melhor o seu público-alvo e o que provoca estímulos e atrai a atenção, fica mais fácil definir quais tipos de materiais serão utilizados para promover a ação.
    Isso quer dizer que você vai saber melhor se deve apostar em uma linha clássica ou em algo mais moderno, tecnológico etc.

    Saiba avaliar a ação.

    Como saber se sua ação de merchandising alcançou os resultados esperados?
    Sem a definição de métricas e indicadores de desempenho, fica impossível descobrir a eficácia das ações — bem como quais aspectos foram mais assertivos e quais precisam ser reavaliados.

    A principal delas está relacionada ao volume de vendas do produto em questão. Você pode usar um comparativo de resultados, com o antes e o depois da estratégia ter sido colocada em prática para visualizar com mais clareza o que melhorou (ou não) após as mudanças.

    A Compart é uma agência de Trade Marketing e soluções tecnológicas para gerenciamento de ações em campo, e possuímos expertise em ações de merchan.
    Entre em contato conosco para saber mais.
    (11) 4082-6750
    (11) 9 6174-4162

     

    Fontes: https://www.implantandomarketing.com/voce-sabe-a-diferenca-entre-visual-merchandising-e-merchandising/
    https://rockcontent.com/blog/merchandising/

  • Time de Trade Marketing: prepare-se para o Natal e arrebente nas vendas!

    Quando o mês de outubro chega, já nos lembramos que estamos no fim do ano e que uma data muito importante para o trade está próxima: o Natal.

    Afinal, datas comemorativas, sazonais, são sempre uma ótima oportunidade para alavancar as vendas.

    Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões, o que representa um avanço de +2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
    Por isso, indústria e varejo devem aproveitar ao máximo essa oportunidade.

    E o Trade Marketing tem um papel de extrema importância nesse processo: o de preparar as melhores estratégias, trabalhar fortemente a negociação nos PDVs e potencializar as ações em campo.

    É necessário focar no sellout, investindo em ações de merchandising com uma exposição atraente e diferenciada, aplicando o gerenciamento de categoria de produtos e realizando ações promocionais com os shoppers.

    E o ponto fundamental a ser trabalhado para que realmente se possa atingir os objetivos e alavancar as vendas é o de proporcionar a melhor experiência de compra para o shopper no ponto de venda.

    A experiência de compra tem que ser memorável para que a decisão de compra seja feita naquele momento, naquela loja.

    E para motivar o shopper, não tem segredo: é preciso auxiliá-lo em sua compra, oferecendo soluções rápidas e fáceis para suas necessidades.

    Afinal, com a agilidade do e-commerce e dos serviços de conveniência e entrega, são necessárias novas maneiras para impactá-lo.

    Vamos ver aqui algumas reflexões sobre o que o Trade deve considerar para preparar as ações de Natal.

    1- Atenção à execução

    Avaliando esse cenário de integração digital, comodidade e novos meios de compra, o reforço de marca assim como a exposição do produto são absolutamente relevantes.

    É preciso se diferenciar para despertar o interesse do shopper na gôndola.

    Executar o planograma corretamente fará toda a diferença nos resultados da ação.
    E a execução com excelência do que foi planejado é fundamental para que a estratégia funcione.

    2- Conheça o seu público e os canais de venda

    Conhecer o público e conhecer os canais de venda são de suma importância.

    É preciso definir o sortimento de cada PDV de acordo com o comportamento de compra naquele canal.

    Esse é um dos principais pontos para se alcançar sucesso no sellout.

    3- Monitore

    Por fim, é muito importante acompanhar a equipe e medir as ações realizadas.

    É preciso monitorar o volume de sell out, precificação, presença dos produtos, share, presença de pontos extras, rupturas e ações da concorrência.

    Ter esse controle certamente proporcionará um overview do campo e permitirá ações corretivas mais rápidas e eficientes.

    Uma ferramenta para acompanhar essas execuções em campo em tempo real pode ser bem útil para gerenciamento e análise de KPI’s.

    Enfim, estas são algumas dicas para garantir o sucesso das ações sazonais.
    No Natal, assim como em outras ações no PDV, o foco sempre será o shopper e a experiência de compra.

    Se estiver planejando suas ações de Natal e procura uma agência com grande expertise em ações sazonais, entre em contato conosco.
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