Promoções sazonais – Não tem jeito, bons resultados não chegam por acaso. Principalmente em períodos mais complicados, é preciso investir em estratégias diferenciadas para atrair a atenção dos consumidores para a sua marca e, claro, despertar o seu interesse pelos seus produtos. Você sabe como usar adequadamente as promoções sazonais? Elas são bastante eficazes para “aquecer” as vendas durante todo o ano, justamente por conseguirem envolver melhor o cliente.
Confira as dicas que selecionamos para você nesse post! São recomendações simples, mas que podem fazer a diferença na realização de boas ações promocionais em datas comemorativas.
Cuide bem do planejamento das promoções sazonais
Quem lida com o dia a dia dos pontos de venda sabe da importância das datas comemorativas para impulsionar as vendas, mas nem todo mundo investe como deveria para aproveitar essas oportunidades. Não adianta muito, por exemplo, realizar sempre o mesmo tipo de ação todos os anos. Não se engane: seu cliente quer novidades.
Para assegurar um bom trabalho nessa área, além de contar com mão de obra especializada, é importante trabalhar com antecedência, o que só vai acontecer se você conseguir elaborar um bom planejamento de trade marketing.
Com prazo, além de desenvolver ações bem focadas, você não corre o risco de ter que gastar mais porque precisa de algo em cima da hora!
Fique atento às tendências
Para que suas promoções sazonais saiam do lugar-comum e realmente consigam atrair a atenção do consumidor é preciso estar atento às tendências. A área de merchandising, por exemplo, é bem dinâmica.
O consumidor pode não entender tecnicamente como funciona a organização do seu ponto de venda, mas ele sabe reconhecer se a sua marca tem conseguido manter-se atualizada e, principalmente, se realmente cuida da ambientação da loja.
Busque novos mercados
Ações bem planejadas e pontos de venda devidamente organizados são fatores que vão ajudar a impulsionar suas vendas, mas fique atento também à oportunidade de explorar novos nichos de consumidores nas datas promocionais.
Uma promoção sazonal bem feita pode atrair a atenção de um cliente que, até então, nunca havia pensado na sua marca. Fique atento: analise bem o comportamento de públicos de seu interesse e avalie, por exemplo, a possibilidade de trabalhar com um item que pode fazer parte da cesta de compras daquele consumidor em determinado período do ano.
Personalize suas estratégias
Datas comemorativas exigem ações devidamente personalizadas. E não basta apenas “decorar” bem o ponto de venda, é importante pensar em estratégias que realmente consigam encantar o seu cliente.
Há diversas estratégias promocionais que podem ser empregadas com sucesso para esses períodos — degustação, distribuição de brindes por meio de promotores, sorteios, concursos etc. —, e todas têm como ser impulsionadas se forem baseadas num tema que tem relação com determinada data comemorativa.
Para estimular a troca de presentes, que tal oferecer um cupom de desconto para o comprador em sua próxima compra, ou assegurar que ele consiga levar um segundo item por um preço especial?
Invista em vitrines virtuais
Cada dia mais importante para o sucesso das suas ações, o seu endereço virtual também precisa entrar no “clima”. Ou seja, não deixe de avaliar como suas promoções sazonais serão ativadas no ambiente virtual.
O cuidado em alinhar sua comunicação passa pela produção de materiais específicos para suas ações, mas pode envolver também outras iniciativas. Dependendo do seu setor de atuação, considere, por exemplo, a possibilidade de fazer algum tipo de ativação via site ou celular. Esta estratégia tem obtido bastante sucesso com o público mais jovem.
Como se pode notar, as promoções sazonais podem ser muito bem trabalhadas no ponto de venda, porque além de chamar a atenção do consumidor, ajudam também a movimentar a loja, injetando um novo ânimo na sua equipe!
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