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  • Colaboradores satisfeitos é o segredo para o sucesso de uma empresa

    COLABORADORES SATISFEITOS – O laço profissional que o trabalhador cria dentro da empresa é muito importante e a maneira com que esse laço irá crescer depende da experiência dele dentro do ambiente profissional já que há um vínculo além de empregatício, mas também afetivo, emocional e psicológico.

    A qualidade de vida no ambiente de trabalho gera melhores comportamentos, resultados, otimismo, pró atividade e muito mais. Por isso, é necessário apostar todas as “fichas” no engajamento de pessoas e não esquecer que a saúde da empresa começa com a felicidade dos colaboradores.

    A Compart une ações do endomarketing com uma gestão cuidadosa e eficiente de RH para garantir o bem-estar de seus funcionários utilizando de métodos como, oferta de cursos com temas distintos como a criação da Universidade Compart, parcerias com faculdades da cidade de São Paulo, ambiente acolhedor com atividades comemorativas e campanhas visando a harmonia entre os setores.

    Temos o cuidado com a saúde de nossos colaboradores oferecendo, frequentemente, oficinas e palestras. Visando reforçar a nossa preocupação com o bem-estar, no dia 24 de novembro, nós ofereceremos uma palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Em outubro, uma palestra foi ministrada para a campanha Outubro Rosa de prevenção contra o câncer de mama.

    O plano de carreira, hoje completamente implantado, iniciou seu primeiro passo, em 2014, com o nivelamento de salários. Foi importante para aliar os colaboradores aos interesses da Compart e deixá-los mais satisfeitos tendo um panorama do seu futuro na empresa, além da trajetória que ele tem a sua disposição para traçar e alcançar seus objetivos e cargos na Compart.

    A melhor propaganda sempre será o boca a boca. Quando uma empresa garante um colaborador satisfeito, ela também tem um cliente satisfeito. O resultado é colaboradores orgulhosos de fazerem parte de uma equipe harmoniosa e de sucesso.

  • Comptrade

    Comptrade é o  aplicativo para smartphones e sistema Web desenvolvido pela Compart para trazer uma solução eficiente e inteligente para gestão das equipes de campo nas ações de Trade Marketing .

    Trata-se de uma ferramenta completa.

    Apoiado por uma equipe de analistas capacitada, transforma dados em informações estratégicas para a tomada de decisões dos clientes.

    Segundo o gerente geral, Rafael Costa, o sistema foi desenvolvido inicialmente pela Compart para coletar informações para relatórios. “Nós acompanhamos a evolução da tecnologia para chegar ao Comptrade. Antes de nós darmos nome a ferramenta, já tínhamos um sistema em que os promotores enviavam SMS com um determinado código e assim verificávamos coletas de preços ou de ruptura de produtos em loja. A necessidade de monitorar o trabalho em campo e de coletar informações sempre existiu. O sistema sempre foi um facilitador desse monitoramento, coleta de informações e mensuração de resultado.”

    Os aparelhos  celulares utilizados  são fornecidos pela Compart para suas equipes de campo. “É bom lembrar que ele funciona off-line, contribuindo para evitar falhas no processo, tem interface simples e tem o padrão de aplicativos comuns” explica Luis Claudio, Gerente de TI da Compart.

    O Comptrade  é uma plataforma cujo maior diferencial é que ela permite a customização total do processo.

    “Ela é customizada totalmente, na verdade, é uma criação em conjunto com o cliente, onde são definidos os parâmetros necessários e os KPI’s ” ressalta Luis Claudio.

    O Comptrade garante o controle da operação e o desempenho das equipes de campo, gerando assim, os melhores resultados.

  • Conceito de Melhoria Contínua na gestão da qualidade

    A melhoria contínua é uma ramificação dentro da gestão da qualidade que é focada em buscar novas possibilidades de avanço ou desenvolvimento do que já existe. A proposta é baseada em uma sabedoria japonesa que se chama Kaizen e envolve todos os aspectos da organização.

    A aplicabilidade da melhoria contínua costuma acontecer através de planejamento e controles, sendo eles definidos basicamente pelos pilares em que a organização mais necessita de suporte ou de melhorias.

    Na Compart, o foco de melhoria contínua é baseado na entrega do serviço ao cliente e na integração dos processos.

    Umas das melhorias recentes na integração dos processos  foi o sistema de pagamento de nossas agências coligadas. Hoje, é realizado de maneira integralmente informatizada. Antes da informatização, haviam alguns gaps que travavam o desenvolvimento da tarefa e faziam com que a informação demorasse a ser processada ou que fosse processada de uma maneira ineficiente.

    O principal desafio em trabalhar a melhoria continua nas organizações está no planejamento das ações, nos controles estabelecidos e no engajamento das pessoas envolvidas.

    É importante ressaltar a importância da gestão e de ter foco. Quando são criados muitos controles, que não focam o necessário, eles serão pouco utilizados ou completamente abandonados, fazendo com que os planejamentos das ações sejam comprometidos.

    Além disso, a gestão deve se fazer sempre presente.  Quando há presença da gestão na tomada de decisões e direcionando os melhores caminhos a serem  seguidos, fica evidente a melhoria continua acontecendo na organização.

  • Compart recebe certificado da ISO

    A certificação ISO 9001 atesta a qualidade de uma empresa e/ou serviço e precisa cumprir requisitos no que diz respeito a gestão da qualidade.

    A Compart é a única agência do segmento a receber a ISO e contaremos um pouco como funciona nossos processos da qualidade.

    O departamento da qualidade tem um plano traçado anualmente, visando a prevenção de riscos e focando nas possibilidades de melhorias a partir das oportunidades. As análises são feitas semestralmente e são separadas em grupos a partir de especificações como departamento e urgência.

    Os dados e as demandas são separadas em planilhas para acompanhar como está sendo solucionado os riscos ou investindo nas oportunidades. É possível tratar um risco quando é algo rápido e/ou urgente ou acompanhar esse risco, quando não é possível solucionar imediatamente.

    Ana Paula Tamasia, nossa Analista da Qualidade, contou um pouco sobre as melhorias que conseguiu implantar ao longo deste um ano: “Com a minha chegada, nós conseguimos ampliar o nosso campo de visão e focar nos benefícios que a ISO traz. Isso facilitou a nossa tomada de decisões. Tudo que é vivenciado também é comprovado através de evidências, então, a qualidade está totalmente alinhada à execução do nosso trabalho, fazendo com que tenhamos resultados mais assertivos.”.

  • Planejamento de execução de ação Sazonal

    Planejamento de execução de ação Sazonal – Quando estamos trabalhando com trade marketing de uma empresa sabemos que é preciso apostar em campanhas com temas sazonais, ou seja, assuntos que serão escolhidos em épocas específicas do ano, de acordo com a resposta do shopper.

    A abordagem sazonal, dentro do trade, utilizada no momento certo, tem grande potencial de vendas e principalmente para falar de produtos que só são produzidos em épocas específicas do ano.

    É preciso pesquisar com cautela as necessidades do shopper e qual a época para promover uma campanhas e ações promocionais. Basta estar atento no interesse do público e de que maneira ele se manifesta, é nesse momento que a equipe de trade deve apostar.

    A análise deveser feita com antecedência, assim, permitindo que a indústria perceba os pontos fortes e fracos em épocas do ano e em produtos para cada período, permite também que se entenda o fluxo de vendas e aposte em campanhas em momentos que não era esperado.

    A expertise da Compart começa no planejamento estratégico de toda a ação de venda focada em períodos sazonais, tendo o cuidado de capacitar, treinar e motivar os promotores envolvidos no projeto. Assim, garantindo o melhor cenário para atingirem as metas e aumentarem o sell out.

    Um exemplo são as campanhas com foco na blackfriday que são organizadas dois meses antes pela equipe de trade marketing da Compart, considerando o perfil de cada cliente e suas principais praças. Um case de sucesso é a B.Blend que com as ações direcionadas para a blackfriday alcançou as metas e, como consequência aumentou as expectativas de vendas no ano seguinte.

    Com isso, é possível saber de que maneira preparar a promoção dos produtos, que fica a cargo da equipe de trade marketing, mas também serve para que o empresário entenda de que maneira investir neste produto específico e como precificar de acordo com o período de alta.

    Algumas estratégias são importantes para que o trade marketing usado de maneira sazonal tenha efeito. Escolher datas com antecedência, fazer uma busca minuciosa sobre o tema estando sempre atento a jornada do shopper, cuidado com tempo de produção e procurar parcerias.

  • Business Intelligence

    BI em marketing: para que? 

    Business Intelligence permite que uma empresa apresente uma gestão inteligente das suas informações.

    Trata-se de um tema muito em voga atualmente, já que Big Data tem uma grande relevância para entendimento  do comportamento do shopper.

    BI não se restringe ao marketing , mas atrelado ao setor, se tornou ferramenta fundamental e ganhou rápida representatividade no Trade Marketing.

    Aplicar inteligência ao negócio é fundamental em todos os âmbitos de um planejamento, seja estratégico, tático ou operacional pois permite a revisão de dados coletados durante ações e podem mudar totalmente o foco, entender problemas ou alinhar expectativas sobre resultados.

    O processo de Business Intelligence 

    O processo de BI compreende uma série de etapas de coleta de informações sendo elas internas ou externas.

    Para que seja possível fornecer subsídios à gestão, é importante analisar os dados coletados, convertê-los em conhecimento, compartilhar e monitorar essas análises estimulando sua utilização, facilitando o embasamento na tomada de decisão.

    Ferramenta de Gestão

    Tratamos o BI como uma ferramenta de gestão, mas não podemos esquecer dos softwares que tornam possível aplicar essa ferramenta. Manipular grande quantidade de dados com ferramentas convencionais, em muitos casos é inviável. Para facilitar nossas vidas, o mercado fornece uma série de opções, que vão desde a mais intuitiva, proporcionando autonomia ao usuário final, como as mais complexas que necessariamente envolveram equipes técnicas.

    Alguns cases de sucesso como a Uber e a Netflix mostram que soluções inteligentes atreladas a personalização são essenciais para qualquer empresa.

    BI na COMPART

    A Compart, através de soluções próprias de Business Intelligence e ferramentas de mercado,  realiza os cruzamentos de dados de diversas bases de origens diferentes, gerando informação e análises para nossos clientes.

  • 5 vantagens de um aplicativo de gerenciamento de equipes – Por Vladimir Lima, CEO Compart

    Entre os principais desafios dos gestores, lidar com equipes é um dos mais complexos atualmente.

    Os colaboradores estão totalmente ligados a processos e responsabilidades que são importantes para a empresa e por conta disso, é fundamental um feedback contínuo  sobre todas as atividades. No ramo de promoção de vendas, esse retorno é ainda mais crucial uma vez que os promotores trabalham de forma externa em diversas lojas e o gestor precisa estar 100% inteirado das atividades e desempenho dos profissionais que estão “vestindo a camisa” de sua marca.

    Para o alívio dos gestores, hoje , a tecnologia é uma grande aliada.

    Com um bom aplicativo de gerenciamento de equipes, um coordenador de projeto é capaz de monitorar o antes e depois de uma arrumação de gôndola, a ruptura de um produto dentro de um ponto de venda, saber se o promotor realmente esteve dando a atenção necessária ao produto dentro do PDV , entre  muitas outras.

    Veja aqui outras 5  vantagens que podemos destacar quando um aplicativo é utilizado para gerenciar equipes de promotores.

    1.Monitoramento em tempo real das equipes

    Com um aplicativo de gerenciamento, você verifica o posicionamento de um promotor de vendas, se ele visitou todas as lojas de seu roteiro. Algumas ferramentas oferecem a opção de storyboard onde o promotor insere a foto da gôndola arrumada. Além de monitoramento, esse conteúdo serve como relatório e monitoramento de resultado da ação implementada no ponto de venda.

    2.Controle de informações

    Com a tecnologia de aplicativo, os gestores ficam por dentro de todos os dados coletados pelo promotor dentro do PDV, desde a conquista de um ponto extra de gôndola dentro do supermercado até a ruptura de um produto.

    Com o armazenamento desses dados, a geração de relatórios de eficácia das ações são muito mais simples.

    3.Atendimento customizado

    Com a gestão total das informações do cliente no Ponto de Venda, o gestor pode fornecer um atendimento personalizado. Isso faz com que a empresa ganhe em qualidade, aumentando as chances de satisfazer seu consumidor.

    4.Eficácia na Comunicação

    Com um aplicativo de gestão, o cliente tem total acesso aos relatórios e feedbacks dos promotores de vendas. Isso faz com que a comunicação seja centralizada e o gestor consegue passar comandos em tempo real. E uma boa comunicação é sinônimo de ganhos com eficiência.

    5.Resultados garantidos

    Com monitoramento,  feedbacks em tempo real e relatórios precisos, os resultados de vendas de produtos são otimizados, pois essa ferramenta garante maior assertividade e produtividade em cada uma das ações.

  • Out of Stock : Ruptura de produtos

    Ruptura é a falta de um produto em gôndola, gerada, entre outros motivos, pelo desalinhamento entre o giro do produto e sua reposição.

    Mas por que isso acontece?

    Na verdade,  normalmente ocorre por falhas na atualização do estoque.

    A consequência direta de não ter o seu produto em gôndola é que seu consumidor pode optar pelo seu concorrente. E isso afetará diretamente seu resultado de vendas.

    Uma dica é dar uma atenção especial em datas sazonais.  Nestas datas, há sempre um aumento de procura por produtos segmentados, que acabam tendo um grande aumento de giro, podendo gerar as rupturas.

    Nossa gestora de contas, Renata Camargo, nos falou sobre a solução encontrada para mitigar rupturas em um projeto de um importante cliente: 

    “Com foco na solução deste problema, criamos o time Ruptura Zero, para o qual realizamos a contratação de uma nova equipe promotores totalmente dedicados ao Cash & Carry, atuando  em horários alternativos. O objetivo dessa operação era manter o abastecimento de produtos e conquista de pontos extras,  visando a conversão em vendas e aumento de share”

    Para redução de ruptura, é importante sempre contar com profissionais atentos e bem treinados.

    Agilidade na informação para solução de problemas e tomada de decisões também é fundamental.

    A Compart, além de oferecer excelência na capacitação das equipes, conta ainda com o sistema Comptrade para gerenciamento das informações em campo.

    Reduzir rupturas para garantir o sell out é um compromisso da Compart para seus clientes.

  • Qualidade Compart – Por Ana Tamasia

    Na Compart, a qualidade sempre foi vista como uma premissa essencial para atendimento de seus clientes internos e externos. E uma certificação de qualidade torna-se um grande diferencial, já que ela não se trata de uma necessidade compulsória para a área de sua atuação.

    O fato é que uma certificação  só evidencia o compromisso da Compart com a qualidade e a mentalidade de organização e processos.

    Esse é nosso objetivo com o atendimento da ISO 9001:  melhorar os processos, desenvolver pessoas e crescer de forma sustentável.

    Com sua revisão recente, a ISO 9001: 2015 necessita de uma gestão alinhada à operação, controlando saídas não conformes, planejando ações de melhorias e gerenciando os riscos e oportunidades da empresa.

    Esta nova versão traz à liderança a oportunidade de conhecer seus desafios, pontos fortes e trabalhá-los. Por isso, um sistema de gestão da qualidade é um diferencial na área de marketing promocional: ele agrega controle e credibilidade aos processos executados.

    Por se tratar de uma área muito flexível e aberta a mudanças, a maioria das agências não conseguem enxergar um sistema da qualidade funcionando sem atrapalhar ou burocratizar um processo. No entanto, o objetivo do sistema deve ser encarado exatamente de maneira contrária a esse pensamento.

    A ISO 9001:2015 é completamente aberta para que as empresas definam a melhor forma de criar e adequar seus controles.

    A resistência que existe é por vir de encontro  à uma política comercial agressiva, que busca atender projetos em grande quantidade, porém, sem monitoramento dos processos. Essa postura resulta em grandes vendas, mas traz riscos para os projetos, com resultados falhos ou ineficientes, por não haver o controles destes.

    Quando há um envolvimento da gestão e os processos são bem estabelecidos e monitorados, o resultado é alcançado com precisão, garantindo a melhor experiência e relacionamento do cliente com o prestador de serviço.

    Trabalhar com a qualidade como aliada é conhecer o negócio.  Estar em alinhamento com os objetivos organizacionais é saber como buscar o resultado que deseja alcançar e prover os melhores caminhos para realizar o serviço.

    Monitorar de forma eficiente, tomar ações para controlar os danos, melhorar as técnicas e atingir a melhoria continua que faz com que a qualidade seja sentida em todas as experiências do cliente com a empresa.

  • Como se destacar com ações de trade marketing?

    Como se destacar com ações de trade marketing? – As ações de trade marketing são, de longe, grandes aliadas do varejo e da indústria para a aquisição de clientes e aumento das vendas. Mas, se antes a única preocupação da indústria era somente vender seus produtos para o varejo, hoje esta realidade é bem diferente.

    Isso porque o mercado está bastante competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Essa mudança pede que todas as partes estejam envolvidas no processo de vendas para que suas ações tenham destaque. E é sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

    Escolha bem seus canais de distribuição

    Para que seu produto tenha sucesso de vendas, é preciso escolher bem os canais de distribuição. Não basta que ele seja bem localizado geograficamente e tenha uma boa estrutura. É preciso saber se seu público-alvo se concentra naquele local.

    Se não, de nada vai adiantar que seu distribuidor crie ações de trade marketing e promoções para vender seus produtos.

    Trabalhe em equipe com seu distribuidor

    Para ter sucesso em campanhas de trade marketing, não basta escolher os melhores canais de distribuição — é fundamental fazer um trabalho em equipe. Afina, tanto sua empresa quanto seu distribuidor têm os mesmos objetivos: aumentar as vendas, garantir a satisfação dos clientes e aumentar seus lucros. Por isso, o trabalho em equipe é fundamental.

    Assim, é importante procurar entender as necessidades do varejista, seus pontos fortes, pontos fracos e quais suas dificuldades em atrair e reter o cliente final. Dessa forma, as chances de sucesso são maiores e vocês garantem uma boa parceira em longo prazo.

    Agregue valor aos seus produtos

    Preço é uma coisa que as pessoas sempre buscam e muitos varejistas o utilizam como diferencial para atrair clientes e fechar negócios. Nesse caso, é importante desvincular esse fator da cabeça daquele empreendedor e fazer com que ele veja os benefícios de seu produto.

    A partir do momento em que você consegue mostrar o valor do produto e seus benefícios para o varejista e para seu cliente final, terá mais facilidade na negociação, pois o fator preço não será decisivo para vocês fecharem negócio.

    Acompanhe as ações de trade marketing de perto

    As ações de trade marketing devem ser acompanhadas de perto — se não os resultados podem ser insatisfatórios. É importante fazer visitas periódicas aos canais de distribuição para saber como vão as vendas, o atendimento e a organização dos PDVs e materiais de divulgação.

    Caso as vendas estejam abaixo do esperado, converse com seu distribuidor para entender o que está acontecendo e ajude-o a solucionar o problema. Se for preciso, acompanhe o trabalho dos promotores por algumas horas ou até mesmo por um dia inteiro para identificar possíveis falhas.

    Crie campanhas de incentivo

    As campanhas de incentivo são ótimas alidadas para alcançar bons resultados em ações de trade marketing. É essencial motivar a equipe de vendas e também o varejista — afinal, ele também está vendendo seu produto.

    Portanto, ofereça premiação para os melhores distribuidores. Claro que é preciso analisar a força de vendas de cada canal de distribuição separadamente para estabelecer metas atingíveis. Caso contrário, o impacto nas ações de trade marketing podem ser negativos.

    E aí? Como andam as ações de trade marketing de sua empresa? Se você precisa de ajuda e deseja saber mais informações sobre como melhorar suas estratégias, assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail.