Como se destacar com ações de trade marketing?

Como se destacar com ações de trade marketing? – As ações de trade marketing são, de longe, grandes aliadas do varejo e da indústria para a aquisição de clientes e aumento das vendas. Mas, se antes a única preocupação da indústria era somente vender seus produtos para o varejo, hoje esta realidade é bem diferente.

Isso porque o mercado está bastante competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Essa mudança pede que todas as partes estejam envolvidas no processo de vendas para que suas ações tenham destaque. E é sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

Escolha bem seus canais de distribuição

Para que seu produto tenha sucesso de vendas, é preciso escolher bem os canais de distribuição. Não basta que ele seja bem localizado geograficamente e tenha uma boa estrutura. É preciso saber se seu público-alvo se concentra naquele local.

Se não, de nada vai adiantar que seu distribuidor crie ações de trade marketing e promoções para vender seus produtos.

Trabalhe em equipe com seu distribuidor

Para ter sucesso em campanhas de trade marketing, não basta escolher os melhores canais de distribuição — é fundamental fazer um trabalho em equipe. Afina, tanto sua empresa quanto seu distribuidor têm os mesmos objetivos: aumentar as vendas, garantir a satisfação dos clientes e aumentar seus lucros. Por isso, o trabalho em equipe é fundamental.

Assim, é importante procurar entender as necessidades do varejista, seus pontos fortes, pontos fracos e quais suas dificuldades em atrair e reter o cliente final. Dessa forma, as chances de sucesso são maiores e vocês garantem uma boa parceira em longo prazo.

Agregue valor aos seus produtos

Preço é uma coisa que as pessoas sempre buscam e muitos varejistas o utilizam como diferencial para atrair clientes e fechar negócios. Nesse caso, é importante desvincular esse fator da cabeça daquele empreendedor e fazer com que ele veja os benefícios de seu produto.

A partir do momento em que você consegue mostrar o valor do produto e seus benefícios para o varejista e para seu cliente final, terá mais facilidade na negociação, pois o fator preço não será decisivo para vocês fecharem negócio.

Acompanhe as ações de trade marketing de perto

As ações de trade marketing devem ser acompanhadas de perto — se não os resultados podem ser insatisfatórios. É importante fazer visitas periódicas aos canais de distribuição para saber como vão as vendas, o atendimento e a organização dos PDVs e materiais de divulgação.

Caso as vendas estejam abaixo do esperado, converse com seu distribuidor para entender o que está acontecendo e ajude-o a solucionar o problema. Se for preciso, acompanhe o trabalho dos promotores por algumas horas ou até mesmo por um dia inteiro para identificar possíveis falhas.

Crie campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo são ótimas alidadas para alcançar bons resultados em ações de trade marketing. É essencial motivar a equipe de vendas e também o varejista — afinal, ele também está vendendo seu produto.

Portanto, ofereça premiação para os melhores distribuidores. Claro que é preciso analisar a força de vendas de cada canal de distribuição separadamente para estabelecer metas atingíveis. Caso contrário, o impacto nas ações de trade marketing podem ser negativos.

E aí? Como andam as ações de trade marketing de sua empresa? Se você precisa de ajuda e deseja saber mais informações sobre como melhorar suas estratégias, assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail.