Conceito de Melhoria Contínua na gestão da qualidade

A melhoria contínua é uma ramificação dentro da gestão da qualidade que é focada em buscar novas possibilidades de avanço ou desenvolvimento do que já existe. A proposta é baseada em uma sabedoria japonesa que se chama Kaizen e envolve todos os aspectos da organização.

A aplicabilidade da melhoria contínua costuma acontecer através de planejamento e controles, sendo eles definidos basicamente pelos pilares em que a organização mais necessita de suporte ou de melhorias.

Na Compart, o foco de melhoria contínua é baseado na entrega do serviço ao cliente e na integração dos processos.

Umas das melhorias recentes na integração dos processos  foi o sistema de pagamento de nossas agências coligadas. Hoje, é realizado de maneira integralmente informatizada. Antes da informatização, haviam alguns gaps que travavam o desenvolvimento da tarefa e faziam com que a informação demorasse a ser processada ou que fosse processada de uma maneira ineficiente.

O principal desafio em trabalhar a melhoria continua nas organizações está no planejamento das ações, nos controles estabelecidos e no engajamento das pessoas envolvidas.

É importante ressaltar a importância da gestão e de ter foco. Quando são criados muitos controles, que não focam o necessário, eles serão pouco utilizados ou completamente abandonados, fazendo com que os planejamentos das ações sejam comprometidos.

Além disso, a gestão deve se fazer sempre presente.  Quando há presença da gestão na tomada de decisões e direcionando os melhores caminhos a serem  seguidos, fica evidente a melhoria continua acontecendo na organização.