BI em marketing: para que?
O Business Intelligence permite que uma empresa apresente uma gestão inteligente das suas informações.
Trata-se de um tema muito em voga atualmente, já que Big Data tem uma grande relevância para entendimento do comportamento do shopper.
O BI não se restringe ao marketing , mas atrelado ao setor, se tornou ferramenta fundamental e ganhou rápida representatividade no Trade Marketing.
Aplicar inteligência ao negócio é fundamental em todos os âmbitos de um planejamento, seja estratégico, tático ou operacional pois permite a revisão de dados coletados durante ações e podem mudar totalmente o foco, entender problemas ou alinhar expectativas sobre resultados.
O processo de Business Intelligence
O processo de BI compreende uma série de etapas de coleta de informações sendo elas internas ou externas.
Para que seja possível fornecer subsídios à gestão, é importante analisar os dados coletados, convertê-los em conhecimento, compartilhar e monitorar essas análises estimulando sua utilização, facilitando o embasamento na tomada de decisão.
Ferramenta de Gestão
Tratamos o BI como uma ferramenta de gestão, mas não podemos esquecer dos softwares que tornam possível aplicar essa ferramenta. Manipular grande quantidade de dados com ferramentas convencionais, em muitos casos é inviável. Para facilitar nossas vidas, o mercado fornece uma série de opções, que vão desde a mais intuitiva, proporcionando autonomia ao usuário final, como as mais complexas que necessariamente envolveram equipes técnicas.
Alguns cases de sucesso como a Uber e a Netflix mostram que soluções inteligentes atreladas a personalização são essenciais para qualquer empresa.
BI na COMPART
A Compart, através de soluções próprias de Business Intelligence e ferramentas de mercado, realiza os cruzamentos de dados de diversas bases de origens diferentes, gerando informação e análises para nossos clientes.