Planejamento de execução de ação Sazonal

Planejamento de execução de ação Sazonal – Quando estamos trabalhando com trade marketing de uma empresa sabemos que é preciso apostar em campanhas com temas sazonais, ou seja, assuntos que serão escolhidos em épocas específicas do ano, de acordo com a resposta do shopper.

A abordagem sazonal, dentro do trade, utilizada no momento certo, tem grande potencial de vendas e principalmente para falar de produtos que só são produzidos em épocas específicas do ano.

É preciso pesquisar com cautela as necessidades do shopper e qual a época para promover uma campanhas e ações promocionais. Basta estar atento no interesse do público e de que maneira ele se manifesta, é nesse momento que a equipe de trade deve apostar.

A análise deveser feita com antecedência, assim, permitindo que a indústria perceba os pontos fortes e fracos em épocas do ano e em produtos para cada período, permite também que se entenda o fluxo de vendas e aposte em campanhas em momentos que não era esperado.

A expertise da Compart começa no planejamento estratégico de toda a ação de venda focada em períodos sazonais, tendo o cuidado de capacitar, treinar e motivar os promotores envolvidos no projeto. Assim, garantindo o melhor cenário para atingirem as metas e aumentarem o sell out.

Um exemplo são as campanhas com foco na blackfriday que são organizadas dois meses antes pela equipe de trade marketing da Compart, considerando o perfil de cada cliente e suas principais praças. Um case de sucesso é a B.Blend que com as ações direcionadas para a blackfriday alcançou as metas e, como consequência aumentou as expectativas de vendas no ano seguinte.

Com isso, é possível saber de que maneira preparar a promoção dos produtos, que fica a cargo da equipe de trade marketing, mas também serve para que o empresário entenda de que maneira investir neste produto específico e como precificar de acordo com o período de alta.

Algumas estratégias são importantes para que o trade marketing usado de maneira sazonal tenha efeito. Escolher datas com antecedência, fazer uma busca minuciosa sobre o tema estando sempre atento a jornada do shopper, cuidado com tempo de produção e procurar parcerias.