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  • Planejamento e execução de merchandising: faça suas vendas decolarem

    É sabido que os varejistas hoje enfrentam uma imensa pressão para impulsionar as vendas em suas lojas.

    Afinal, a era digital está transformando a forma como os clientes fazem compras.

    Você sabia que 87% dos shoppers buscam informações on-line antes mesmo de pisar em uma loja?

    Sem dizer que eles estão cada vez mais exigentes!

    Dito isso, é importante ressaltar que o varejo físico tem algumas vantagens competitivas quando comparada às lojas on-line.

    Veja algumas delas:

    -50% dos compradores on-line reclamam não poder tocar, sentir ou experimentar um produto.

    -69% dos shoppers usam as lojas físicas para obter informações durante diferentes fases do seu processo de compra.

    -E por fim, os shoppers GASTAM O DOBRO nas lojas físicas do que quando estão comprando on-line.

    Sabe o que isso significa?

    Que cada vez mais as lojas precisam ser mais do que um lugar para adquirir produtos – devem ser um lugar que proporcione uma boa experiência e enriqueça a vida dos clientes.

    Mas, para isso, é preciso que os varejistas, assim como as marcas, entendam a importância do merchandising.

    Sim!

    Uma das maneiras de se garantir uma boa experiência ao shopper é dar um foco na melhoria da execução do merchandising nas lojas.

    Aliás, uma boa execução de merchandising pode aumentar (e muito) as taxas de conversão de vendas e ainda, pode gerar tráfego incremental nas lojas.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela ResearchScape esse ano, com 250 varejistas, existem alguns comportamentos de merchandising comuns entre aqueles que tiveram o maior crescimento de vendas em suas lojas nos últimos anos.

    Vamos aos principais:

    -Reconhecem a ligação entre a execução de merchandising e a melhoria de vendas e organizam, treinam, operam e incentivam os funcionários para isso

    -Usam modelos precisos de layouts de lojas e locais de fixação exatos ao planejar campanhas de merchandising

    -Eles incentivam a comunicação das lojas como parte crítica do processo de merchandising

    -Empregam ferramentas digitais para simplificar e automatizar operações na execução de merchandising

    E por fim, mas não menos importante: eles mensuram os resultados através de KPI’s.

    E você?

    Está executando as melhores práticas de merchandising em suas lojas?

    Se precisar de uma ajudinha, é só falar com a gente.

  • Colaboradores motivados? Sucesso alcançado!

    A motivação dos funcionários é o primeiro passo para o sucesso de uma organização.

    Funcionários satisfeitos, que se sentem respeitados e reconhecidos por aquilo que desenvolvem, fazem muito além das suas obrigações.

    E isso ajuda, e muito, no atingimento dos resultados e superação de metas das empresas.

    Porém, o caminho para manter em dia a motivação de todos dentro de uma organização requer uma atenção extra dos responsáveis pelo negócio.

    Segundo um estudo realizado pela Gallup Employee Engagement Index em 142 países, somente um em cada oito funcionários estão motivados no trabalho.

    E, ainda, segundo a Gallup, pessoas felizes com seus trabalhos são até 50% mais produtivas.

    E mais do que produtivas, tornam-se pessoas inovadoras.

    Grande parte dos cargos precisam de funcionários que saibam pensar, usar a criatividade.

    Sem motivação não há inovação. Sem o engajamento com o trabalho não há nenhum olhar novo e revolucionário para busca de alternativas e soluções diferenciadas para velhos problemas.

    E o mundo muda tão rapidamente, que é fundamental inovar.

    Enfim, sabe-se que é de suma importância que seja proporcionado um ambiente de trabalho positivo, respeitoso, sempre mostrando ao colaborador como sua participação pode afetar o sucesso da empresa em que trabalham.

    E por fim, fazer com que eles se identifiquem com a missão, visão e valores da empresa.

    Mas as empresas devem cada vez mais reconhecer o desempenho dos funcionários e os manter motivados para que possam atingir os melhores resultados.

    É fato que algumas organizações já entenderam isso e investem cada vez mais em iniciativas motivacionais para seus funcionários.

    Adotam pesquisa de clima organizacional, cursos motivacionais, dinâmicas de grupo, palestras e muitas ações diferenciadas.

    A COMPART vem constantemente promovendo ações no ambiente corporativo para incentivar os colaboradores, proporcionando a interatividade e o bom relacionamento.

    Foram diversas ações realizadas só nesse primeiro semestre:

    -Ginástica Laboral e Quick Massage, oferecidas semanalmente;

    -Homenagem ao dia das mães, onde as nossas funcionárias receberam um delicioso Coração de Chocolate da Maria Brigadeira;

    -Homenagem aos colaboradores no Dia do Trabalho, com posts nas nossas mídias sociais;

    -Brunchs nos dias de Jogos da Copa;

    -Festa Junina, com decoração e comidinhas típicas;

    -E ainda, uma iniciativa super inovadora: o COMP ARTE.

    Um Concurso de pintura, criado para revelar os verdadeiros artistas da COMPART, realizado no final de junho.  Os mais votados, escolhidos por votação de todos os colaboradores, tiveram suas obras expostas nas dependências da agência.  E para o melhor colocado, foi oferecida uma viagem com acompanhante para a Serra Gaúcha.

    Todas as ações criadas aqui levaram em consideração o perfil de nossos colaboradores.

    Estamos sempre muito atentos ao que realmente motiva os nossos colaboradores.

    Conhecemos profundamente as características dos nossos funcionários, para sermos assertivos no que os inspira.

    A COMPART investe incessantemente na motivação do seu maior fator, o capital humano, agregando assim, um diferencial competitivo nos negócios e se mantendo sempre à frente no mercado.

  • Rupturas de produtos: como lidar?

    Nunca se falou tanto da falta de produtos nas lojas como na semana passada, em função da greve dos caminhoneiros.  Caminhões parados significaram prateleiras vazias (ruptura) e enormes prejuízos.

    As consequências chegaram até aos grandes varejistas, que mesmo contando com maiores estoques de produtos nas lojas, quase viram zerados alguns itens em suas gôndolas. Pior ainda foi para o pequeno varejo, que já trabalha com estoques bem reduzidos por do cenário de retração da economia e que amargaram as maiores perdas. conta

    Já é sabido que o caminho percorrido pelo produto da fábrica ou campo à gôndola costuma encontrar percalços.

    Produção subestimada, problemas de logística, como o que vivemos recentemente e o atraso dos centros de distribuição para entrega nas lojas, são alguns dos fatores que contribuem para que o shopper não encontre muitos itens nas gôndolas.

    E altos índices de ruptura significam grandes prejuízos em vendas para todos os envolvidos no varejo, seja o lojista, fornecedor, distribuidor ou a própria indústria.

    Por isso, é tão importante buscar melhorias operacionais para o controle dos estoques, além de entender as necessidades do shopper conforme o canal de vendas.  Deve-se fazer uma constante análise dos dados para entender as causas das rupturas. Só assim será possível encontrar soluções e criar ações para mitigá-las e reduzir seus impactos no volume de vendas.

    Nesse sentido, ter acesso às informações de campo de forma ágil é fundamental.

    A Compart disponibiliza aos seus clientes o Comptrade, uma ferramenta proprietária de gestão de trade, que auxilia na análise dos dados. Além disso, temos analistas de B.I. para cruzamentos dos dados a preparação de relatórios e uma equipe de backoffice capaz de apresentar alternativas e soluções para os problemas de campo, incluindo as rupturas.

    Sua empresa já utiliza algum sistema de gerenciamento de Trade?

    Se você quiser saber um pouco mais sobre nossa ferramenta e modelo de gerenciamento, marque um café conosco.

  • A greve que fez sumir o combustível do país ameaça esvaziar as gôndolas dos mercados

    Perpetuando-se pelo 5° dia consecutivo, a greve dos caminhoneiros vem prejudicando o fluxo logístico em diversas regiões do país.

    Serviços essenciais como segurança e saúde já estão gravemente prejudicados pelo desabastecimento de insumos essenciais à sua manutenção.

    Até o dia 24 de maio, pelo menos cinco cidades no Rio Grande do Sul haviam decretado situação de calamidade pública devido aos desabastecimentos, enquanto outras cidades de quatro estados decretaram estado de emergência, dentre elas São Paulo e Porto Alegre.

    O varejo não fica alheio à esta situação e o shopper já encontra dificuldade em substituir seus itens de compra preferidos nas gôndolas de todo o país.

    O trade marketing precisa ficar atento aos movimentos do mercado para  buscar a redução do impacto das rupturas em suas vendas.

    A Compart dispõe de aplicativo próprio para realizar a leitura da ruptura em PDVs. Nossos clientes contam com informações de seus canais  atualizadas diariamente.

    “Estamos utilizando as informações de ruptura coletadas pela nossa equipe de campo através da ferramenta Comptrade, em tempo real, analisando o cenário atual e comparando com períodos anteriores, relacionando qual o impacto causado pela greve dos caminhoneiros ao aumento do número de ruptura nos estoques de produtos dos nossos clientes e como podemos ajudá-los a minimizar o impacto agora e em novas situações.” explica Guilherme Della Mônica Ambrozio, Analista de Sistemas.

  • Compart atinge melhores resultados através de técnicas de merchandising

     

    Em cenários de acirrada competitividade, as exigências pela busca da excelência nos serviços prestados no ponto de venda crescem vertiginosamente.

    O varejo já sabe que o ponto de venda deixou de ser simplesmente o local para se comprar produtos para tornar-se um espaço que oferece soluções, comodidade e bem-estar para os shoppers.

    Isso significa que os pontos de venda devem estar preparados para oferecer para o shopper uma experiência para que ele possa ver, sentir ou degustar produtos, conhecer novidades, conversar e se informar sobre lançamentos ou seja, aproveitar o momento da compra.

    Para isso, o ponto de venda precisa aliar praticidade, facilidade de acesso, um ambiente agradável além de oferecer um ótimo atendimento. E ainda, somado a tudo isso, tomar algumas precauções.

    Sabe-se que a desorganização e excesso de produtos nas gôndolas é algo que pode dificultar a escolha do shopper.

    Na verdade, diversos estudos foram realizados sobre o impacto do crescimento de estímulos, informações, ofertas e opções na vida das pessoas.

    O estudo “Testando os limites do fenômeno de sobrecarga de escolha” de Graeme A. Haynes, por exemplo, explica que quando o número de alternativas nos diversos âmbitos da vida aumenta, as pessoas começam, na verdade, a ter experiências menos gratificantes.

    É o chamado Paradoxo da Escolha: quanto mais opções e escolhas as pessoas têm, maiores são os números de decisões que deverão ser tomadas, ou seja, mais complexa a vida se torna.

    Na hora das compras, os efeitos negativos do excesso de opções têm sido diagnosticados também. São citados o desestimulo à decisão, a diminuição da satisfação e o aumento do arrependimento pós-compra.

    Por essas razões, o gerenciamento de categorias e aplicação de técnicas de merchandising são necessários. Quando as técnicas de Merchandising são aplicadas corretamente, com cuidado, estudo, planejamento e ousadia, o impacto causado nas vendas e na imagem da loja como um todo é bastante impressionante.

    A Compart vem buscando capacitar suas equipes de promotores, para que eles possam conhecer e adotar as medidas corretas para melhorar a exposição de produtos nos pontos de venda, utilizar as técnicas de Visual Merchandising e assim, melhorar a experiência do shopper com as marcas.

    Se sua empresa precisa melhorar a exposição de produtos no ponto de venda, fale com a gente.

  • COMPART INVESTE EM QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA

    A Compart investe, e muito,  na qualificação de mão de obra.
    Esse é o segredo de quem quer se destacar no mercado, especialmente em tempos de crise: a capacitação das equipes.
    A COMPART tem ministrado diversos cursos de capacitação em Merchandising em sua Matriz, localizada na cidade de São Paulo.
    Os cursos são destinados a pessoas interessadas em entrar na área, para as que buscam um aprimoramento de seus conhecimentos ou ainda, para aqueles que buscam uma oportunidade de absorver conhecimento e assim, se recolocarem no mercado
    A ideia surgiu há alguns anos quando Vladimir Lima,  CEO da Compart,  identificou a escassez  de mão de obra qualificada para atuação nos pdvs para seus clientes.
    “Sempre foi um enorme desafio contratar bons profissionais. Fizemos muitos investimentos na área de recrutamento e seleção na Compart para captação dos melhores profissionais e dos maiores talentos.  Poderia citar, por exemplo, o desenvolvimento de um robusto banco de dados de candidatos , que hoje conta com mais de 150 mil CVs . Também a elaboração de testes específicos para área de Trade Marketing, que contempla raciocínio lógico e conhecimentos técnicos, além dos testes psicológicos, para aplicação nas etapas de seleção dos candidatos. Mas acabamos entendendo que precisávamos ir além”, conta Vladimir.
    Hoje, a Compart conta com um Centro de Treinamento completo.
    Segundo Rafael Chianca, General Manager da Compart, essa estrutura de treinamento faz toda a diferença para o resultado final.
    “Temos um auditório, que comporta 150 pessoas, onde é ministrada toda a parte  teórica do curso. Para a parte prática da aula, utilizamos o Lab Varejo: trata-se de espaço que simula um ponto de venda completo. Assim, garantimos que os alunos saiam daqui prontos para iniciarem o trabalho”, diz Rafael .
    A iniciativa não beneficia apenas os alunos e clientes da Compart.
    Afinal,  apesar de estarmos em pleno século XXI,  com tantas inovações tecnológicas e diversos ramos tão modernizados,  ainda nos deparamos com um grave problema no Brasil : a falta de investimento na área educacional.
    Nesse sentido, a Compart está contribuindo ativamente para o desenvolvimento social e cultural da sociedade e, consequentemente,  com o desenvolvimento do país.
    Por Mariah Pinheiro
    Diretora de Novos Negócios
  • Uso de Inteligência artificial para engajamento é tendência em 2018

    Em todo o mundo, as marcas procuram cada vez mais formas eficazes e inovadoras para conversarem e se engajarem com seu público.

    O ponto crucial é que a comunicação deve acontecer de uma maneira cada vez mais fluida e simples, conectando cliente e marca de maneira mais ágil e expressiva.

    E uma das grandes tendências desse ano para o fortalecimento da relação entre marcas e empresas será o uso da Inteligência Artificial.

    De acordo com uma pesquisa realizada durante a Social Media Week, 65% das pessoas investirão ou continuarão investindo em Chatbots no próximo ano. Afinal, os Chatbots oferecem respostas rápidas e objetivas e mesmo sendo a internet um canal de comunicação entre as pessoas, é claro que as pessoas querem agilidade na hora de resolver um problema ou tirar uma dúvida.

    Fica evidente que o uso de Big Data para programas de resposta de perguntas se tornará cada vez mais comum.

    Um case recente de grande sucesso aqui no Brasil foi o da seguradora Tokio Marine.

    Apenas seis meses após a adoção da inteligência artificial em sua área de Recursos Humanos, a Tokio Marine, já comemora os resultados:  a área de RH, que recebia 2 mil ligações por mês para tirar dúvidas sobre temas cotidianos dos cerca de 1800 colaboradores, viu esse índice ser reduzido em 60%.

    Além disso, 60% dos colaboradores já interagiram ao menos uma vez com a ferramenta, apelidada de Marina, o que mostra a afinidade e a empatia criada com a ferramenta, ponto fundamental para o sucesso da implementação.

    São mais de 230 temas cadastrados e mais de 13 mil perguntas capazes de ser respondidas pela Marina.

    Os temas variam desde questões inerentes à área, como PLR, salário e previdência, até perguntas gerais sobre produtos da Companhia e como reservar uma sala de reunião, por exemplo.

    Acompanhar o avanço da inteligência artificial e avaliar se sua implantação pode contribuir para resultados positivos na sua empresa são bastante relevantes.

    Quer saber mais? Fale com a gente.

  • Ação de Experiência – Food Truck

    Trata-se de uma ótima forma de gerar engajamento com sua marca por associá-la a uma agradável experiência para o shopper.

    Os Trucks mais comumente utilizados em ações promocionais são os Food trucks exclusivos das marcas.

    Eles costumam agradar o público por serem inovadores na forma de gerar experimentação, afinal, eles podem estar presentes, além dos pontos de venda, em diversos eventos, como os de música, por exemplo.

    Os resultados para ações promocionais com Food Trucks costumam ser impressionantes.

    Algumas empresas chegaram a registrar um aumento de 200% nas vendas do produto nas datas em que o Truck está presente nos pontos de venda.

    Construtoras e incorporadoras também enxergaram uma grande oportunidade nesta nova tendência para promover seus lançamentos já que o grande desafio é atrair pessoas para os estandes de vendas.

    Para aumentar a divulgação e estimular a visitação em seus estandes, fazem ações de divulgação nas principais empresas no entorno do terreno, informando que estão trazendo para a região um almoço e um espaço diferente e oferecendo ainda um brinde para aqueles que passam pelo atendimento com o corretor do empreendimento.

    O custo de transformação do veículo depende da complexidade do projeto, mas se tornou muito mais acessível nos últimos tempos, já que existe hoje uma maior oferta de empresas em SP que oferecem esse serviço.

    O investimento que acaba impactando e que pode comprometer o seu retorno é a locação do veículo.

    Por isso, uma possível saída para a redução dos custos é a compra do veículo, desde que o período de duração da ação seja calculado para que haja uma boa diluição do custo pelos meses trabalhados e que o incremento do volume de vendas no período justifique o investimento.

    Outra possibilidade é a que várias empresas estão buscando: fazer parcerias.

    É o caso da incorporadora que fez parceria com uma marca de Salsichas Especiais e a empresa organizou o primeiro food truck de comida kosher para seu lançamento em Higienópolis, que é um reduto da comunidade judaica em São Paulo.

    Outros casos são de parcerias das marcas com Food Trucks já famosos e consagrados pelo público, onde é feita uma permuta de produtos e uma divisão de despesas, beneficiando tanto o dono do Truck como as marcas parceiras.

    É bom lembrar ainda que trucks podem ser transformados em várias outras iniciativas, além de Food Trucks.

    E várias empresas já estão aderindo a eles.

    Existem empresas hoje investindo em Trucks para outros fins, como Laboratórios que oferecem exames de saúde para o público ou Trucks para cuidados de Pets.

    A Compart tem feito muitas ações de truck de grande sucesso e ajuda seus clientes a ter excelentes resultados nessas ações.

  • A importância das ações de degustação no PDV

    Gerar uma experiência sensorial como por exemplo, a degustação,  pode ter uma eficiência maior do que uma boa experiência visual para a  indústria alimentícia nos pontos de venda para atrair consumidores.

    E realizar  uma ação de degustação é uma peça chave para influenciar o sell out no PDV por permitir que o se experimente o produto, evitando qualquer insegurança com relação à qualidade e sabor do produto.

    É comprovado que uma degustação e a comunicação correta do produto  no PDV aumentam o sell out,  em média,  20%.

    Pesquisa realizada pelo Portal Trade PDV News mostrou que 51% de todos os lançamentos são descobertos dentro do ponto de venda, o que mostra um desempenho superior se comparado com os meios de comunicação mais comuns.

    Dados como esses só confirmam a importância das ações de marketing dentro do PDV, e a degustação certamente é uma das mais fortes delas

    Apostar em balcões, adesivos, faixas de gôndolas, banner promocional, fita cross e móbiles, com uma ação de degustação, pode ser a combinação perfeita para garantir o aumento de vendas e o reconhecimento da marca.

    A Compart trabalha com a contratação e treinamento de promotoras com técnicas inovadoras de abordagens e vendas.

    Nossa expertise em vendas ,  ampla estrutura, backoffice com experiência de mercado e capacidade apurada de análise crítica, nos permite operacionalizar ações de degustação com grande excelência.

    Para saber mais sobre as diversas ações que a Compart pode oferecer para melhorar suas estratégias, entre em contato conosco.

  • Dr. Fernando Tardelli ministra palestra sobre doenças que acometem homens de meia idade

    Dia 24/11 na Compart foi ministrada uma palestra, organizada em parceria com a Qualicorp, sobre a conscientização da saúde do homem em comemoração ao novembro azul. O Dr. Fernando Tardelli, médico urologista do Hospital LeForte, apresentou durante uma hora e meia dicas e cuidados que é preciso tomar ao longo da vida, principalmente para homens acima de 50 anos.

    Dentre os assuntos abordados estão DSTs,acompanhamento médico, disfunção erétil, perda da libido, andropausa e o câncer de próstata. O Dr. apontou causas, tratamentos e recorrências de acordo com cada doença e explicou que a maioria delas tem cura, basta ser descoberta com antecedência, isso sempre facilita o tratamento. Doenças como o câncer de próstata são assintomáticas e tem caráter hereditário, na maioria das vezes elas tendem a aparecer de maneira tardia.

    Em conversa com os colaboradores eles se mostraram satisfeitos com o conteúdo da palestra e ressaltaram a importância de empresas abordarem sobre o assunto buscando a difusão da informação, que é muito importante atualmente. Gustavo Ramos, 25 anos, Analista aqui na Compart afirmou que “o tema por si só, é muito importante seja para homens, mulheres, jovens ou adultos, mas para o nosso público acredito que tenha um significado ainda maior. De certo modo, vivemos no automático por causa do trânsito, trabalho, faculdade e família. As informações estão disponíveis, são apresentadas a todo momento, mas nem sempre damos a devida importância. Saber que o local onde trabalhamos conta com uma diversidade de idades, se preocupa e disponibiliza de forma dinâmica e leve assuntos como esse traz uma motivação a mais e nos dá a certeza de que além do trabalho executado, as pessoas são valorizadas.”

    A campanha Novembro Azul visa promover a conscientização para o câncer de próstata. São feitas diversas ações no país para arrecadar fundos e também propagar a informação dos riscos acerca da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016, era estimada uma ocorrência de mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A taxa de mortalidade por câncer de próstata é de 25% e segundo a Sociedade Brasileira de Urologia é devido a descoberta tardia do quadro.