Dr. Fernando Tardelli ministra palestra sobre doenças que acometem homens de meia idade

Dia 24/11 na Compart foi ministrada uma palestra, organizada em parceria com a Qualicorp, sobre a conscientização da saúde do homem em comemoração ao novembro azul. O Dr. Fernando Tardelli, médico urologista do Hospital LeForte, apresentou durante uma hora e meia dicas e cuidados que é preciso tomar ao longo da vida, principalmente para homens acima de 50 anos.

Dentre os assuntos abordados estão DSTs,acompanhamento médico, disfunção erétil, perda da libido, andropausa e o câncer de próstata. O Dr. apontou causas, tratamentos e recorrências de acordo com cada doença e explicou que a maioria delas tem cura, basta ser descoberta com antecedência, isso sempre facilita o tratamento. Doenças como o câncer de próstata são assintomáticas e tem caráter hereditário, na maioria das vezes elas tendem a aparecer de maneira tardia.

Em conversa com os colaboradores eles se mostraram satisfeitos com o conteúdo da palestra e ressaltaram a importância de empresas abordarem sobre o assunto buscando a difusão da informação, que é muito importante atualmente. Gustavo Ramos, 25 anos, Analista aqui na Compart afirmou que “o tema por si só, é muito importante seja para homens, mulheres, jovens ou adultos, mas para o nosso público acredito que tenha um significado ainda maior. De certo modo, vivemos no automático por causa do trânsito, trabalho, faculdade e família. As informações estão disponíveis, são apresentadas a todo momento, mas nem sempre damos a devida importância. Saber que o local onde trabalhamos conta com uma diversidade de idades, se preocupa e disponibiliza de forma dinâmica e leve assuntos como esse traz uma motivação a mais e nos dá a certeza de que além do trabalho executado, as pessoas são valorizadas.”

A campanha Novembro Azul visa promover a conscientização para o câncer de próstata. São feitas diversas ações no país para arrecadar fundos e também propagar a informação dos riscos acerca da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016, era estimada uma ocorrência de mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A taxa de mortalidade por câncer de próstata é de 25% e segundo a Sociedade Brasileira de Urologia é devido a descoberta tardia do quadro.