Em todo o mundo, as marcas procuram cada vez mais formas eficazes e inovadoras para conversarem e se engajarem com seu público.
O ponto crucial é que a comunicação deve acontecer de uma maneira cada vez mais fluida e simples, conectando cliente e marca de maneira mais ágil e expressiva.
E uma das grandes tendências desse ano para o fortalecimento da relação entre marcas e empresas será o uso da Inteligência Artificial.
De acordo com uma pesquisa realizada durante a Social Media Week, 65% das pessoas investirão ou continuarão investindo em Chatbots no próximo ano. Afinal, os Chatbots oferecem respostas rápidas e objetivas e mesmo sendo a internet um canal de comunicação entre as pessoas, é claro que as pessoas querem agilidade na hora de resolver um problema ou tirar uma dúvida.
Fica evidente que o uso de Big Data para programas de resposta de perguntas se tornará cada vez mais comum.
Um case recente de grande sucesso aqui no Brasil foi o da seguradora Tokio Marine.
Apenas seis meses após a adoção da inteligência artificial em sua área de Recursos Humanos, a Tokio Marine, já comemora os resultados: a área de RH, que recebia 2 mil ligações por mês para tirar dúvidas sobre temas cotidianos dos cerca de 1800 colaboradores, viu esse índice ser reduzido em 60%.
Além disso, 60% dos colaboradores já interagiram ao menos uma vez com a ferramenta, apelidada de Marina, o que mostra a afinidade e a empatia criada com a ferramenta, ponto fundamental para o sucesso da implementação.
São mais de 230 temas cadastrados e mais de 13 mil perguntas capazes de ser respondidas pela Marina.
Os temas variam desde questões inerentes à área, como PLR, salário e previdência, até perguntas gerais sobre produtos da Companhia e como reservar uma sala de reunião, por exemplo.
Acompanhar o avanço da inteligência artificial e avaliar se sua implantação pode contribuir para resultados positivos na sua empresa são bastante relevantes.
Quer saber mais? Fale com a gente.