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  • Guia de comportamento para Stand de Vendas: aprenda a encantar e reter o cliente

    Aprenda a encantar e reter o cliente – Eventos são excelentes para as empresas montarem um stand de vendas — visto a quantidade de pessoas que transitam por lá. Além de bons negócios, stands em eventos divulgam a marca e permitem que a empresa atraia e retenha novos clientes.

    Por esse motivo, é importante ter cuidado ao selecionar os promotores que atuarão no local, pois alguns comportamentos podem desencorajar o cliente a visitar o stand, prejudicando as vendas e a imagem da empresa.

    Se você quer montar um stand de vendas em um evento, mas tem dúvidas de como os promotores devem se comportar para atrair, encantar e reter os clientes, preparamos um guia sobre o assunto. Confira!

    Postura adequada é essencial

    Braços cruzados, expressão triste ou mal humorada, formar um grupo com várias pessoas batendo papo, ficar mexendo ou falando ao celular dentro do stand de vendas são comportamentos que podem afastar potenciais clientes, pois passam a mensagem de que os promotores têm coisas mais importantes para fazer.

    Quando o cliente entrar no stand, não deve ser abordado imediatamente. Os promotores devem deixar que ele encontre seu centro de interesse. Quando a abordagem for feita, perguntar se ele já conhece aquele produto pode ser mais eficaz do que a famosa “Posso ajudar?”. Além disso, o promotor nunca deve se aproximar pelas costas, mas sim abordar o cliente de frente.

    A equipe deve ser treinada para saber o que dizer

    Saber o que dizer ao cliente é um fator decisivo no processo de venda. Para isso, a equipe de vendas deve receber treinamento adequado para responder dúvidas e questionamentos no stand.

    Objeções acontecem o tempo todo em qualquer negociação, e caso os promotores não estejam preparados para respondê-las, poderão perder vendas. Há clientes que fazem muitos questionamentos, a ponto de tirar do sério um promotor despreparado, mas um funcionário que saiba esclarecer todos os questionamentos contorna facilmente a situação.

    A equipe deve conhecer o produto e a empresa

    Ninguém é capaz de vender um produto ou serviço sem conhecê-lo, correto? É muito comum nos depararmos com promotores despreparados que mal conseguem explicar coisas básicas sobre determinados produtos. Isso acontece porque não receberam um treinamento apropriado.

    Portanto, antes de colocar um promotor para vender, dê treinamento sobre a empresa e principalmente sobre os produtos comercializados. Se possível, leve os promotores para conhecer os processos de fabricação dos produtos e deixe-os testá-los, pois dessa forma poderão conhecer o produto e fazer uma apresentação adequada aos clientes.

    A equipe de vendas deve encantar e reter os clientes

    Entregar aos clientes mais do que esperam, agregando valor ao produto oferecido — o famoso overdelivering —, é uma tática que deve ser utilizada no stand de vendas para retenção de clientes. Mas para um overdelivering ser eficiente, a empresa deve prometer menos do que pode fazer, de modo que gere menos expectativa e mais satisfação ao cliente.

    Exemplo: uma pessoa visitou seu stand e comprou um celular, mas foi informado que ganharia um plano anual de uma operadora. Ele não estava esperando por isso, mas foi surpreendido. Isso gerou uma maior satisfação de compra. Portanto, treine seus promotores para utilizarem o overdelivering corretamente para encantar e reter clientes para seu negócio.

    O pós-venda deve ser praticado

    O stand de vendas não deve ser visto como a principal forma de contato entre cliente e empresa, mas deve ser o ponto-chave do início desse relacionamento. Os promotores devem acompanhar o cliente após o processo de venda para se certificar de que ele está satisfeito com a compra e se o produto está funcionando adequadamente.

    Esse tipo de acompanhamento gera um relacionamento mais estreito com o público consumidor, gerando satisfação e fazendo com que os clientes se tornem fiéis propagadores de sua marca.

    O que achou das nossas dicas? Acha que esse guia pode ajudar promotores de vendas a reter e encantar clientes? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

  • O novo perfil do consumidor e a era digital

    O novo perfil do consumidor e a era digital –  Empresas dos mais diversos segmentos da economia já perceberam que os seus clientes não são mais os mesmos e, definitivamente, estamos diante de um novo perfil do consumidor. Dentro desse contexto, quem não deseja perder espaço no mercado — que anda cada vez mais competitivo — precisa se adaptar rapidamente.

    Certamente, uma das causas dessa mudança foi a entrada na era digital. Com a imensa facilidade de obter informações instantâneas e de fazer comparações em tempo real, as pessoas passaram a exigir muito mais para finalizar qualquer transação. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então, confira o conteúdo a seguir:

    O novo perfil de consumidor

    Há algum tempo, os clientes eram bombardeados por propagandas e merchandising. Eram as empresas que selecionavam o que divulgariam e faziam isso praticamente de forma aleatória, tentando alcançar o máximo de pessoas possível, pois a tecnologia disponível não permitia maiores preocupações com segmentação ou público-alvo.

    Porém, a internet entrou na história e virou completamente esse jogo. O perfil do consumidor se alterou e agora quem compra é infinitamente mais ativo nesse processo. A interatividade é muito maior e praticamente ninguém fecha negócios sem fazer pesquisas ou efetuar comparações.

    Agora, para conquistar o comprador, é preciso atender as suas demandas. Caso contrário, ele acha um concorrente que faça isso em poucos cliques.

    A importância das redes sociais

    As redes sociais também foram fundamentais para essa mudança. Agora, além de poderem buscar dados e informações em tempo real, as pessoas ainda trocam experiências, emitem opiniões e viram verdadeiros defensores das marcas que gostam.

    A popularização dos smartphones e a ampliação das redes de conexão fizeram com que os usuários ficassem ainda mais interativos em relação a todo o relacionamento com uma empresa e também ao próprio processo de compra. É muito mais difícil fidelizar clientes, e deixá-los insatisfeitos é quase uma sentença de morte para uma empresa.

    Por essa razão, a qualidade dos produtos ou serviços, a agilidade no atendimento e o cumprimento das promessas feitas são indispensáveis para o sucesso em qualquer área. Caso contrário, as reclamações, críticas e feedbacks negativos podem acabar com a reputação de qualquer negócio.

    Os caminhos adaptativos das empresas

    Obviamente, as empresas se apressaram para se adaptar a essa nova realidade. Um dos caminhos mais lógicos foi o de usar a própria internet a seu favor. Marcas passaram a ter perfis ativos nas principais mídias, respondendo prontamente aos feedbacks e sites de reclamação. A grande maioria passou a investir em estratégias omnichannel, unindo as estratégias e ações da loja física com as do seu e-commerce.

    Além disso, elas passaram a investir na eficácia. Treinar melhor seus colaboradores e gerenciar equipes com perfeição virou uma obrigação. Funcionários precisam estar alinhados com a missão, os valores, os princípios e até as ações de merchandising, de forma a agradar ao máximo esse novo perfil do consumidor. É fundamental melhorar o relacionamento e a experiência de compras como um todo.

    A importância da avaliação constante

    Outro ponto crucial dessa mudança foi que as organizações passaram a ter que fazer avaliações constantes de uma forma muito mais dinâmica do que antes. O ponto positivo é que a era digital ajuda nesse quesito, pois na internet tudo é muito mais fácil de ser mensurado.

    O uso de métricas e indicadores se tornou fundamental para compreender o que está dando certo, realinhar as estratégias que não estão funcionando e posicionar melhor a empresa dentro das expectativas e demandas do seu público-alvo.

    Gostou de aprender um pouco mais sobre o novo perfil do consumidor e a era digital? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então, assine a nossa newsletter!

  • Como o momento zero da verdade (ZMOT) influencia o comportamento do consumidor?

    Comportamento do consumidor – Você sabe o que é ZMOT ou Momento Zero da Verdade? Tem ideia do quanto isso pode influenciar as suas vendas? Entenda melhor esse conceito e dê um salto de qualidade e quantidade nos seus negócios!

    O que é ZMOT

    A sigla vem do inglês Zero Moment Of Truth. O Momento Zero da Verdade é aquela etapa mais decisiva pela qual o consumidor passa antes de realizar uma compra. Antes de esse conceito ser adotado, os especialistas em marketing usavam a seguinte sequência para descrever o comportamento do consumidor:

    • Estímulo: momento em que ele entra em contato com algum tipo de propaganda do produto e sabe da sua existência ou cogita comprá-lo.
    • Prateleira: o consumidor está cara a cara com o produto, sendo essa a hora decisiva para escolher entre levá-lo ou não. Essa fase também é conhecida como o Primeiro Momento da Verdade.
    • Experiência: agora, o consumidor sabe como é aquele produto e pode compartilhar detalhes de sua experiência com outras pessoas. e influenciá-las. Esse é o Segundo Momento da Verdade.

    Entender como essas três etapas funcionavam era crucial para que as empresas moldassem suas estratégias de marketing, como a criação das propagandas, embalagem dos produtos, ações em pontos de venda e outros. Tudo isso mudou com o ZMOT, que apareceu graças ao avanço tecnológico, responsável pelo compartilhamento de informações em massa e em tempo rea: a internet.

    A ascensão de motores de busca como o Google, Bing e Yahoo!, o desenvolvimento de plataformas e redes sociais e outras facilidades mudaram completamente o relacionamento das pessoas com o consumo. Se, antes, a decisão de compra era feita na prateleira, agora ela é online em boa parte das vezes. Pouca gente está disposta a caminhar para fazer compras.

    É bem mais comum e prático fazer uma breve pesquisa na internet para comparar preços, vantagens e desvantagens de um determinado produto ou serviço. Ao fazer isso, você está decidindo o que comprar antes do Primeiro Momento da Verdade, ou seja, você está no Momento Zero da Verdade.

    Como ele afeta o seu negócio

    Segundo e-book do próprio Google, 84% dos consumidores dizem que o ZMOT é determinante para suas decisões de compra, mostrando um resultado positivo superior ao do momento de estímulo e da prateleira.

    O livro digital também aponta que, graças ao ZMOT, o consumidor agora está mais preparado para negociações, visto que, ao pesquisar na internet, ele sabe quais são os valores e benefícios apresentados pela concorrência e os utiliza para barganhar.

    Empresas que não estão de olho nisso ficam na desvantagem. Além do mais, o ponto principal é que o ZMOT não precisa da fase de estímulo para acontecer.

    Como entender o comportamento do consumidor e vender mais

    O momento zero da verdade acontece durante pesquisas online, e muitas dessas pesquisas não são de pessoas que estejam em busca de um produto ou serviço específico. Há quem esteja pesquisando dietas e encontre um programa de treinamento com exercícios diferenciados para perder peso, ou aquela pessoa que queria apenas uma dica de como gravar um vídeo e acaba decidindo comprar um microfone.

    Isso significa que empresas que investem no marketing de conteúdo — tanto com tráfego pago quanto orgânico — acabam tendo uma grande oportunidade de aumentar as vendas graças ao Momento Zero da Verdade.

    Entender e utilizar esse conceito é fundamental. Ao pesquisar mais sobre o comportamento do público-alvo, sua empresa poderá não apenas aumentar as chances de ser encontrada durante o ZMOT, como também fazer crescer a eficácia de anúncios, ofertas e até mesmo melhorar o relacionamento com o cliente no pré e pós-venda.

    Ficou com alguma dúvida? Sabe mais alguma coisa sobre como utilizar o ZMOT e o comportamento do consumidor para aumentar as vendas da sua empresa? Deixe um comentário abaixo!

  • Qual a importância de diversificar o mix de produtos da minha empresa?

    Diversificar o mix de produtos – Você, como cliente, já deve ter tido uma experiência negativa com o mix de produtos de uma loja ao não poder comprar o que você queria. Nesse caso, o cliente tem duas opções: ou sai de lá com algo que não queria originalmente e não volta mais à loja — porque ela não supre suas necessidades — ou procura outra loja e não volta mais na sua — porque ela não supre suas necessidades. Ou seja, nos dois caminhos o resultado é o mesmo: você perde um cliente.

    Entendeu por que é importante variar o mix de produtos de produtos? Essa é apenas uma das perdas de errar a estratégia de trade marketing. Até o fim deste texto, você descobrirá a importância de diversificar produtos e como fazer isso de forma prática. E se adotar as dicas, com certeza vai vender mais e com mais qualidade, além de melhorar suas práticas de logística, gestão de vendas, marketing e gerenciamento de estoque. Confira!

    O valor de um mix de produtos variado

    Entre em qualquer estabelecimento especializado e muito dificilmente encontrará nas prateleiras apenas o que divulga a fachada da loja.

    Por exemplo, uma padaria não vende apenas pão. Ela fornece queijo, mortadela, café, salgados, doces… Tudo o que uma pessoa levaria para tomar um café da manhã ou compraria e consumiria no local — como diversas padarias fazem disponibilizando mesas.

    ESTABILIDADE FINANCEIRA

    Segundo uma pesquisa do SPC Brasil divulgado na Folha, 85% das vendas ocorrem por impulso. Ou seja, as pessoas não planejam comprar o que compram e o decidem em frente aos balcões. Apenas 15% das pessoas compram só pão. A maioria vai pelo pão e acaba levando um café colonial completo para casa.

    Isso aumenta as vendas e diversifica as fontes de lucro. Se um dia o pão ficar muito caro ou surgir outra solução, os outros produtos devem continuar trazendo solidez ao caixa. Em um mercado instável como o brasileiro, isso vale ouro.

    VALOR DE MARCA

    Imagine ser a loja que nunca tem o tamanho ou o modelo de produto que o cliente quer. Cada cliente que entrar não representa lucro, mas prejuízo. Ele não vai retornar e provavelmente vai falar para os amigos como essa loja não é boa para se comprar.

    Como variar o mix de produtos de acordo com o cliente

    DUAS BASES PARA VARIAR PRODUTOS

    É muito importante analisar bem isso. Diversas marcas pecam nesse quesito e fecham as portas diariamente:

    1. Conheça o cliente

    Ao pensar em um novo produto, faça estas perguntas.

    • O cliente levaria esse produto?
    • Ele corresponde a uma necessidade parecida como a de carvão com a carne de churrasco?
    • Ele preferiria comprar isso em outro lugar?
    • O valor dele se encaixa no orçamento do meu cliente ou deixaria a compra muito cara?
    • Se ele não vender, eu terei um grande prejuízo?

    2. Saiba o limite do seu universo de marca

    Outras perguntas devem ser respondidas para a sua marca não perder a identidade:

    • Eu estou saindo da sinergia de soluções da minha empresa?
    • Eles funcionam de forma complementar ou podem roubar o foco dos produtos principais?

    Dicas importantes para variar mix de produtos

    Cada uma destas dicas devem ser consideradas:

    • Não permita que os produtos complementares concorram com os que você já vende;
    • Considere a margem de lucro. Não vale a pena vender mais itens que não trarão bons dividendos;
    • Consiga produtos de fácil armazenagem e conservação e tenha uma planejamento para isso — não adiantar variar e não ter controle ou espaço para tal;
    • Não invista muito de uma vez para não comprometer a sua saúde financeira;
    • Não tenha medo de fazer muitos testes. Coloque um produto a mais por vez e avalie bem a sua lucratividade. Se não for bom, tire da prateleira;
    • Faça pesquisas e ouça o consumidor;
    • Estude BI e fique de olho nas métricas, como ticket médio, quantos itens os clientes levam, qual balcão vende mais, etc.

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  • Como aumentar o retorno sobre o investimento das estratégias de Trade Marketing?

    Estratégias de Trade Marketing – Profissionais envolvidos com trade marketing já devem estar habituados a lidar com a pressão pelo Retorno Sobre o Investimento (ROI) na realização das suas atividades. Especialmente, quando o investimento é alto, como é o caso das ações promocionais. Afinal, é extremamente importante garantir que o investimento realizado esteja sendo lucrativo e alcançando os resultados esperados.

    No entanto, para o que o ROI seja alcançado nas promoções, conforme o planejado, é importante que sejam tomados alguns cuidados. Veja a seguir 4 dicas que poderão ajudar a superar as suas expectativas. Confira!

    Defina o propósito das promoções para ter um maior retorno sobre o investimento

    Antes de anunciar a realização de uma promoção ou qualquer novidade sobre o seu negócio, invista em planejamento. É preciso que todas as ações estejam com as metas bem definidas e sejam entendidas por todos os membros da sua equipe.

    Ações como brindes, demonstrações e degustações é uma ótima oportunidade de proporcionar uma experiência positiva ao seu público. Mas não se esqueça de sempre verificar se você não está gastando demais em ações que não estão dando bons resultados. Acompanhe as métricas de perto!

    Aqui, vale investir em uma forma de se comunicar e relacionar com o consumidor.

    É importante que os consumidores compreendam a mensagem que sua marca deseja passar. Lembre-se que uma das maneiras de se aproximar do público-alvo é por meio das redes sociais.

    Use a abuse da criatividade

    Para atrair a atenção dos consumidores, é preciso ser muito criativo, ainda mais em um mercado tão competitivo. Por conta disso, vale investir em formas inovadoras e sair do senso comum, apostando em estratégias diferentes. Com isso, o sucesso é mais garantido e a fidelização do público-alvo também.

    As promoções, nesse aspecto, podem ajudar bastante, desde que sejam colocadas em prática de uma maneira diferente. De que forma?

    Uma boa dica é pesquisar o que mercados estrangeiros estão fazendo de diferente e inovador. Claro que você não seguirá à risca, até porque os públicos são diferentes, mas com certeza, isso vai estimular sua imaginação e criatividade para ações diferenciadas.

    Defina um calendário promocional

    Uma das maneiras de conquistar ainda mais a fidelidade dos clientes e chamar a atenção de possíveis consumidores é apostar em promoções. Para isso, é necessário estimular quais momentos do ano essa tática será colocada em prática e em quais períodos.

    Nesse quesito, é fundamental conhecer as estratégias de seus concorrentes e de que forma eles trabalham com promoções. A sua estratégia deve ser criada em torno deles, mas de forma diferenciada, para maximizar as oportunidades de conversão dos clientes para a sua marca.

    Selecione bem as pessoas da sua equipe

    A sua marca pode comercializar os melhores produtos ou serviços, mas nada adianta se o atendimento não for bom no ponto de venda. Por isso, se você tem como desejo vender e conquistar a lealdade dos consumidores, selecione bem a equipe de campo.

    Pode até parecer algo banal, mas contar com uma equipe composta por pessoas solícitas, sorridentes e que gostam de conversar, com toda a certeza, influenciará diretamente no retorno sobre o investimento.

    É preciso que a equipe conheça muito bem os produtos ou serviços. Só assim eles serão capazes de vendê-los.

    Deseja obter mais informações sobre retorno sobre o investimento e outros assuntos importantes? Siga-nos nas redes sociais!

  • 4 dicas para um merchandising de impacto

    Merchandising de impacto – Pensando em alavancar vendas e não sabe como? São muitas as alternativas, e dentre elas podemos destacar o merchandising como uma das mais eficazes. Seu objetivo é exibir produtos e marcas de forma estratégica, aumentando a percepção do público e a rotatividade? Com uma aplicação de algumas técnicas nos pontos de venda é possível conseguir isso, aumentar os lucros e otimizar os custos — como gastos com material e treinamento.

    Confira em nosso artigo algumas das melhores técnicas de merchandising disponíveis no mercado!

    Destaque

    Ponto focal é o foco dado pela visão dos clientes aos produtos dispostos nas mais variadas alturas da prateleira. Ele costuma se dividir em 4 níveis: no nível 1, que fica na altura dos olhos do consumidor, deve-se colocar os produtos novos, em promoção ou itens de grande valor agregado, que exijam constante exibição. Já o nível 2 fica um pouco mais abaixo, não tão em evidência, e é recomendado para produtos de marcas reconhecidas e com forte presença no mercado, ou seja, que não necessitam de exposição contínua.

    Os níveis 3 e 4 são, respectivamente, o ponto mais alto e o mais baixo que a visão do cliente alcança. Nestes níveis focais entram os produtos de menor valor agregado e peças de comunicação visual, como banners e identificadores da marca. Para garantir a exibição correta de seus produtos nas mais variadas lojas, deve-se criar um planograma de produtos e respectivos níveis, a ser entregue aos vendedores finais.

    Demonstre

    Expor os produtos montados aumenta consideravelmente a atenção e o impulso de compra do cliente, especialmente se em uma gôndola ou ponto exclusivo, quando comparadas aos mesmos itens expostos em caixas. Também é interessante criar um ambiente em torno do produto exposto. Por exemplo, expor bonecos de ação em meio a um cenário especialmente preparado. A clientela, especialmente crianças e jovens, é fortemente atraída por exposições dinâmicas e ativas.

    Caso o estoque de seu produto esteja em baixa, não deixe que a prateleira tenha espaços vazios visíveis! Os rótulos devem estar todos alinhados à frente, dando uma impressão visual de grande disponibilidade e gerando impacto positivo no cliente. É importante ressaltar o cuidado com os prazos de validade: os itens que vencerão mais cedo devem sempre ficar na frente!

    Potencialize

    É necessário lembrar ao comprador que o seu produto está ali disponível para compra. Para isso, invista na promoção do produto por meio das pontas de gôndola, ilhas promocionais, terminais refrigerados, check stands e afins.

    Atraia

    Com uma concorrência cada vez maior, não basta apenas posicionar seu produto da maneira correta: é preciso chamar atenção para sua marca, atrair e fidelizar o cliente. Invista em produtos de divulgação da marca, como ilhas promocionais, displays e totens. Com os avanços tecnológicos, itens como telas LED e projeções de hologramas estão acessíveis – use-os para destacar sua marca!

    Neste artigo, falamos sobre algumas das técnicas de merchandising que ajudam a alavancar vendas. Vale lembrar que além de tudo o que falamos, usar a criatividade e o bom senso é indispensável no momento de planejar o merchandising nos pontos de venda. Agora é hora de colocar tudo em prática, orientar os lojistas com um bom planograma e ver as vendas dispararem!

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  • Gerente de Trade Marketing: 4 dicas indispensáveis para você!

    O verdadeiro campo de guerra, onde os produtos saem vitoriosos ou não, é composto pelos pontos de venda. É lá que uma ação de marketing eficiente pode  dar o retorno que sua empresa espera para alavancar o seu negócio. E  o gerente de  Trade Marketing é uma das peças-chave para aplicar as melhores estratégias e fazer com que seus produtos se sobressaiam no mercado.

    Assim, confira abaixo, algumas dicas indispensáveis para que seus produtos consigam o destaque que merecem!

    1. Saiba a hora certa de fazer promoções

    Tem muito gerente de Trade Marketing por aí que decide lançar promoções nos momentos em que seus produtos são mais procurados ou estão em alta.

    Um dos exemplos mais famosos foi uma marca de cerveja que, durante a época da Copa do Mundo, decidiu fazer uma campanha “2 pelo preço de 1”: o cliente comprava duas latas de cerveja e só pagava uma.

    A ideia pode parecer tentadora, mas é necessário se lembrar de um detalhe: nessa época de competição esportiva, a cerveja seria vendida de qualquer forma. Qual o sentido em diminuir seus lucros com essa promoção?

    Um gerente de Trade Marketing que possui bastante expertise é aquele que sabe usar as melhores promoções quando as vendas são menores ou estão em baixa, justamente para incentivar novas vendas e conquistar novos consumidores, não o contrário.

    2. Crie demandas antes e durante o lançamento de um novo produto

    Empresas que pretendem lançar um novo produto no mercado precisam criar, primeiramente, uma demanda para o lançamento desse produto. Existem algumas estratégias bastante eficientes para se fazer isso.

    Uma delas é criar bastante ”barulho” antes do lançamento. Contrate promotores para visitar os principais pontos de venda e oferecer amostras do novo produto, antes mesmo dele ser lançado.

    Dessa forma, quem provar uma amostra grátis ficará esperando ansioso pela chegada do produto no mercado — essa dica pode ser repetida quando o produto já estiver nas prateleiras.

    3. Treine os seus promotores

    Um dos erros clássico cometidos por muitos gerentes de Trade Marketing é o de não treinarem os seus promotores. Normalmente, a explicação é que isso custa dinheiro, mas eles mal imaginam quantas vendas deixam de ser fechadas por não possuírem promotores bem treinados, que saibam realmente lidar com o produto que precisam promover.

    Segue um exemplo prático dessa situação para melhor exposição do que estamos falando. Imagine-se um dia, andando por uma loja de eletrônicos, onde é abordado por um promotor de um novo drone doméstico oferecendo um test drive do equipamento. Enquanto testa, você pergunta quanto tempo a bateria aguenta ou tenta obter outras informações mais técnicas sobre o aparelho e o promotor simplesmente não sabe responder.

    Você realizaria a compra naquele exato momento, mesmo que estivesse imensamente interessado no produto? Com certeza não! Por quê? Porque faltou informações importantes para que você tenha a confiança necessária em relação à qualidade do produto.

    Além de estudar estratégias de marketing essenciais para o trabalho de promoção de um produto, o gerente de Trade Marketing ainda deve treinar seus promotores para venderem mais, além de explicá-los o estilo de comunicação empregado pela empresa.

    Lembre-se de que o promotor deve justamente trabalhar para promover a marca da sua empresa e, assim, atuar como um representante da mesma, devendo estar bem treinado para a função.

    4. Procure destacar o seu produto

    Seu produto possui destaque nos pontos de venda? Se não sabe, como espera aumentar as vendas?

    Cerca de 70% das decisões de compras dos consumidores são feitas nos próprios pontos de venda, sabia? Por isso, é ali que a grande batalha acontece.

    Se seu produto não possui todas as táticas de merchandising possíveis (como flyers, embalagem chamativa, stand promocional), então ele não está entrando no campo de batalha com todas as armas à disposição, correndo ainda, o risco de ficar encalhado nas prateleiras.

    É papel do gerente de Trade Marketing trabalhar para que o merchandising de um produto seja o mais efetivo possível. Não tenha receio de realizar testes, contratar designers ou pensar em soluções criativas para garantir que o consumidor aprecie e escolha o seu produto.

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  • Conheça as 5 estratégias essenciais para fidelizar clientes

    Fidelizar clientes é a meta mais importante para a sobrevivência no mercado competitivo, mas manter um relacionamento a longo prazo não é nada simples. Para que isso aconteça, é preciso investir em empatia e ser pró-ativo em todos os processos de venda e, inclusive, no pós-venda, procurando ser diferente e exclusivo nas abordagens.

    Dessa forma, o cliente ficará satisfeito, continuará voltando e indicará sua marca para outras pessoas. Mas como alcançar isso? No post de hoje, selecionamos cinco estratégias essenciais que podem te auxiliar a conquistar de vez seu público-alvo e fidelizar clientes.

    Conheça seus clientes

    Esse é ponto de partida para quem deseja tornar o cliente leal à marca. Além dos dados básicos como nome, endereço, telefone e e-mail, registre os contatos estabelecidos e gerencie seu histórico de compras. Além disso, procure elaborar enquetes simples e atrativas para conhecê-lo melhor. Com essas informações, você pode definir a maneira mais adequada de atendimento para cada cliente, oferecendo bonificações, produtos e serviços personalizados.

    Cause uma boa primeira impressão

    Permita que o cliente sinta-se único desde o primeiro contato. Já que todo o andamento do processo de vendas pode ser feito pelos concorrentes, fazer com que o seu nicho tenha uma boa primeira impressão é um grande diferencial!

    Para fazer do atendimento empático um hábito, seus colaboradores precisam ser treinados para atender o público-alvo exatamente como eles mesmos gostariam de ser atendidos. Uma equipe devidamente capacitada não insiste nos produtos ou serviços que acha que é melhor para o cliente, e sim absorve os sinais emitidos pelo possível comprador e conduz o atendimento de acordo com suas preferências e necessidades.

    Até a abordagem agressiva pode ser utilizada, dependendo do andamento da conversa e do perfil do consumidor. Isso é possível se o vendedor se colocar no lugar do comprador. Se o cliente que entra por sua porta ou liga para você percebe essa empatia e atenção desde o primeiro atendimento, fica muito mais fácil fidelizá-lo.

    Chame a atenção dos clientes

    Estabeleça regularmente uma comunicação empática, especialmente com os clientes já fidelizados. Se a sua empresa tem novidades para contar, como lançamento de produtos, ofertas e promoções, avise-os com antecedência para elevar a expectativa de compra.

    Inove nas formas de transmitir informações da sua empresa para dar um plus no interesse do seu nicho. Crie algo que mantenha o cliente sempre antenado com sua marca. Informativos, newsletter e revistas são meios muito eficazes para prolongar o relacionamento a longo prazo — além, claro, de investir em uma presença forte nas redes sociais.

    Tenha uma ouvidoria

    Os clientes, por necessidade, gostam da possibilidade de entrar em contato com a empresa, dar sugestões de melhorias, fazer reclamações, tirar dúvidas, buscar soluções, entre outras coisas. Considerando os diversos perfis de clientes do seu estabelecimento, é preciso implantar uma ouvidoria flexível e acessível para todos.

    Portanto, ofereça modalidades de contatos que permitam que o cliente escolha qual é a opção mais viável para ele. Geralmente, o público mais velho prefere usar o telefone, enquanto os jovens, que vivem conectados, preferem comunicar-se através da internet. Vale frisar que é preciso que os problemas ou soluções sejam resolvidos com rapidez e eficiência, independentemente dos canais disponíveis.

    Monitore os processos

    Toda atividade exercida durante os atendimentos deve ser monitorada para a fidelização de clientes, seja a campanha de lançamento de um produto ou um e-mail marketing. Para que isso se concretize, tenha uma equipe proativa focada em resultados e utilize um bom CRM.

    Encare o monitoramento com estímulo e incite a sua equipe a fazer o mesmo: quanto mais você acompanha, melhor você conhece as preferências e anseios do seu público-alvo. Com isso, a sua capacidade estratégica aumentará consideravelmente.

    E então, pronto para implantar nossas sugestões de estratégias para fidelizar clientes? Agora, que tal compartilhar este posts nas suas redes sociais para incitar uma discussão produtiva?

  • Gestão de Promotores: as 4 principais dicas para uma gestão eficiente

    Gestão de Promotores – Para falar de gestão de promotores é preciso primeiro relembrar a importância desses profissionais para as empresas. Eles são os responsáveis por representar a marca diretamente no ponto de vendas, defendendo a disposição das mercadorias nos melhores espaços, oferecendo degustações, explicando os benefícios dos produtos etc.

    Além disso tudo, os promotores são muitas vezes os olhos dos fabricantes. Eles têm contato diretamente com o consumidor e podem obter dados que pesquisas periódicas de opinião ou de observações não conseguiriam com facilidade.

    Uma matéria recente publicada pela revista Supermercado Moderno apontou que, apesar da dificuldade que as empresas têm para fazer uma boa gestão de promotores de vendas, elas veem esses profissionais como muito necessários para suas estratégias de negócio. Espere: há dificuldades para gerir promotores? Sim, e é por isso que resolvemos listar algumas dicas para vencer esses desafios. Acompanhe!

    4 dicas para fazer gestão de promotores de vendas com sucesso

    Veja a seguir uma série de dicas para que a gestão de promotores seja feita com mais facilidade e para que, com ela, sua empresa obtenha melhores resultados em vendas:

    1. FAÇA UM PLANEJAMENTO DETALHADO DO TRABALHO DO PROMOTOR

    Enviar o promotor para o campo sem uma estratégia bem definida pode ser o início dos conflitos e também representar um baixo retorno sobre o investimento. O ideal é que o profissional vá para o ponto de vendas (PDV) devidamente treinado, com suas tarefas na ponta do lápis, sabendo exatamente o que a empresa espera dele. Assim, é importante que o gestor conheça os estabelecimentos que o promotor visitará e saiba exatamente até onde ele pode ir dentro da loja.

    Incluir o trabalho desse profissional no planejamento de trade marketing é um bom começo, pois isso ajudará a determinar as ações que ele executará em campo.

    2. CAPACITE O PROMOTOR

    Somente um promotor bem treinado pode fazer um bom trabalho. Por isso, é importante não pular a fase de treinamentos. Estamos falando, além do treinamento sobre produtos e serviços da empresa, da capacitação para atendimento ao consumidor, foco em vendas e visão de trade marketing.

    Com a visão estratégica do negócio, o profissional ter um olho mais apurado para perceber oportunidades e vender mais.

    3. ADOTE UM SOFTWARE DE TRADE MARKETING

    A boa gestão de promotores, assim como os demais processos de negócios, também requer o uso da tecnologia. Uma excelente dica é adotar uma solução de trade marketing.

    Com esse sistema é possível padronizar as atividades, verificar a produtividade do promotor (que reporta dados e informações úteis ao negócio) e também tornar o trabalho do profissional mais inteligente. Com a solução em mãos, o promotor pode coletar informações sobre estoques disponíveis na loja, vendas diárias, promoções da concorrência, entre outras. E isso tudo melhora o controle e traz insights para tomadas de decisão mais acertadas.

    4. ACOMPANHE O DESEMPENHO DO PROMOTOR

    Criar métricas e definir metas também é uma excelente forma de fazer gestão de promotores. Isso aliado a uma boa ferramenta tecnológica pode fazer toda a diferença na hora de cobrar produtividade, acompanhar as visitas às lojas (inclusive por geolocalização), definir rotas e até reconhecer o desempenho dos profissionais.

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  • OmniChannel: entenda como obter mais vantagens do que seus concorrentes

    OmniChannel – Empresas que atuam no varejo foram, durante muito tempo, dependentes de suas lojas físicas para vender seus produtos. Acontece que, com a popularização dos canais digitais na internet, o comportamento do consumidor e a maneira como ele interage com marcas e produtos está mudando bastante. Foi-se o tempo em que havia essa dependência do ambiente da loja. Para os consumidores, já não há mais a distinção entre o físico e o virtual: eles conhecem o produto no espaço físico e compram pela web ou ainda começam no computador e terminam no smartphone. Não importa. A multiplicidade de canais de venda — ou omnichannel — já é uma realidade e as empresas precisam se adaptar a este novo conceito.

    O que é o conceito do omnichannel?

    Omnichannel é um termo que designa uma evolução dos conceitos de multicanal e crosscanal. Nesta nova visão, o consumidor tem à sua disposição diversos canais variados de contato com a empresa e, no momento da compra, ele utiliza aquele que for mais conveniente no momento. Ou seja, ele pode até mesmo chegar a começar a compra em um e terminar em outro. Neste contexto, existe uma palavra que faz toda a diferença para os varejistas: experiência.

    Neste novo momento, as empresas não podem — e não devem — tratar os canais de venda separados entre si, mas, sim, como partes de um todo que está integrado com o objetivo de garantir uma experiência de compra satisfatória para seus clientes, seja qual for o ponto de contato. O maior desafio para os comerciantes, então, não é oferecer apenas o canal de venda que faça mais sentido, mas conseguir integrar todos os canais disponíveis para que a experiência de compra seja igualmente satisfatória em todos.

    O que fazer para usar esse conceito a favor da minha empresa?

    Gestores de lojas físicas devem estar pensando, então: mas o que eu posso fazer para usar o conceito de omnichannel no meu negócio? O trabalho começa, claro, no espaço físico, com a melhoria da disposição dos produtos, uma loja bem organizada, com todas as informações sobre os produtos claras e acessíveis.

    A integração, no entanto, exige mais do que plataformas que possam integrar os ambientes. São necessários também profissionais capacitados para oferecer a melhor experiência de compra possível. Veja só este exemplo: se o cliente liga para sua loja e, depois, quer terminar a compra pela internet, sua equipe precisa estar preparada para entender isso e proporcionar esta experiência ao cliente.

    O investimento em pessoal deve acontecer não só nos ambientes de atendimento ao cliente pontuais, mas também na coordenação de todo o processo, o que inclui uma visão sobre armazenamento, logística, atendimento, distribuição e entrega. Para ajudar empresários como você na implementação e na gestão de todo esse processo é que existem empresas como a Compart, uma agência especializada em trade marketing, merchandising e soluções de tecnologia da informação, que pode tornar o omnichannel uma realidade no seu negócio.

    Os consumidores estão no controle e são eles que vão escolher comprar onde for mais conveniente. Por isso, sua empresa precisa estar preparada para o omnichannel. Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!