Guia de comportamento para Stand de Vendas: aprenda a encantar e reter o cliente

Aprenda a encantar e reter o cliente – Eventos são excelentes para as empresas montarem um stand de vendas — visto a quantidade de pessoas que transitam por lá. Além de bons negócios, stands em eventos divulgam a marca e permitem que a empresa atraia e retenha novos clientes.

Por esse motivo, é importante ter cuidado ao selecionar os promotores que atuarão no local, pois alguns comportamentos podem desencorajar o cliente a visitar o stand, prejudicando as vendas e a imagem da empresa.

Se você quer montar um stand de vendas em um evento, mas tem dúvidas de como os promotores devem se comportar para atrair, encantar e reter os clientes, preparamos um guia sobre o assunto. Confira!

Postura adequada é essencial

Braços cruzados, expressão triste ou mal humorada, formar um grupo com várias pessoas batendo papo, ficar mexendo ou falando ao celular dentro do stand de vendas são comportamentos que podem afastar potenciais clientes, pois passam a mensagem de que os promotores têm coisas mais importantes para fazer.

Quando o cliente entrar no stand, não deve ser abordado imediatamente. Os promotores devem deixar que ele encontre seu centro de interesse. Quando a abordagem for feita, perguntar se ele já conhece aquele produto pode ser mais eficaz do que a famosa “Posso ajudar?”. Além disso, o promotor nunca deve se aproximar pelas costas, mas sim abordar o cliente de frente.

A equipe deve ser treinada para saber o que dizer

Saber o que dizer ao cliente é um fator decisivo no processo de venda. Para isso, a equipe de vendas deve receber treinamento adequado para responder dúvidas e questionamentos no stand.

Objeções acontecem o tempo todo em qualquer negociação, e caso os promotores não estejam preparados para respondê-las, poderão perder vendas. Há clientes que fazem muitos questionamentos, a ponto de tirar do sério um promotor despreparado, mas um funcionário que saiba esclarecer todos os questionamentos contorna facilmente a situação.

A equipe deve conhecer o produto e a empresa

Ninguém é capaz de vender um produto ou serviço sem conhecê-lo, correto? É muito comum nos depararmos com promotores despreparados que mal conseguem explicar coisas básicas sobre determinados produtos. Isso acontece porque não receberam um treinamento apropriado.

Portanto, antes de colocar um promotor para vender, dê treinamento sobre a empresa e principalmente sobre os produtos comercializados. Se possível, leve os promotores para conhecer os processos de fabricação dos produtos e deixe-os testá-los, pois dessa forma poderão conhecer o produto e fazer uma apresentação adequada aos clientes.

A equipe de vendas deve encantar e reter os clientes

Entregar aos clientes mais do que esperam, agregando valor ao produto oferecido — o famoso overdelivering —, é uma tática que deve ser utilizada no stand de vendas para retenção de clientes. Mas para um overdelivering ser eficiente, a empresa deve prometer menos do que pode fazer, de modo que gere menos expectativa e mais satisfação ao cliente.

Exemplo: uma pessoa visitou seu stand e comprou um celular, mas foi informado que ganharia um plano anual de uma operadora. Ele não estava esperando por isso, mas foi surpreendido. Isso gerou uma maior satisfação de compra. Portanto, treine seus promotores para utilizarem o overdelivering corretamente para encantar e reter clientes para seu negócio.

O pós-venda deve ser praticado

O stand de vendas não deve ser visto como a principal forma de contato entre cliente e empresa, mas deve ser o ponto-chave do início desse relacionamento. Os promotores devem acompanhar o cliente após o processo de venda para se certificar de que ele está satisfeito com a compra e se o produto está funcionando adequadamente.

Esse tipo de acompanhamento gera um relacionamento mais estreito com o público consumidor, gerando satisfação e fazendo com que os clientes se tornem fiéis propagadores de sua marca.

O que achou das nossas dicas? Acha que esse guia pode ajudar promotores de vendas a reter e encantar clientes? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!