Gerente de Trade Marketing: 4 dicas indispensáveis para você!

O verdadeiro campo de guerra, onde os produtos saem vitoriosos ou não, é composto pelos pontos de venda. É lá que uma ação de marketing eficiente pode  dar o retorno que sua empresa espera para alavancar o seu negócio. E  o gerente de  Trade Marketing é uma das peças-chave para aplicar as melhores estratégias e fazer com que seus produtos se sobressaiam no mercado.

Assim, confira abaixo, algumas dicas indispensáveis para que seus produtos consigam o destaque que merecem!

1. Saiba a hora certa de fazer promoções

Tem muito gerente de Trade Marketing por aí que decide lançar promoções nos momentos em que seus produtos são mais procurados ou estão em alta.

Um dos exemplos mais famosos foi uma marca de cerveja que, durante a época da Copa do Mundo, decidiu fazer uma campanha “2 pelo preço de 1”: o cliente comprava duas latas de cerveja e só pagava uma.

A ideia pode parecer tentadora, mas é necessário se lembrar de um detalhe: nessa época de competição esportiva, a cerveja seria vendida de qualquer forma. Qual o sentido em diminuir seus lucros com essa promoção?

Um gerente de Trade Marketing que possui bastante expertise é aquele que sabe usar as melhores promoções quando as vendas são menores ou estão em baixa, justamente para incentivar novas vendas e conquistar novos consumidores, não o contrário.

2. Crie demandas antes e durante o lançamento de um novo produto

Empresas que pretendem lançar um novo produto no mercado precisam criar, primeiramente, uma demanda para o lançamento desse produto. Existem algumas estratégias bastante eficientes para se fazer isso.

Uma delas é criar bastante ”barulho” antes do lançamento. Contrate promotores para visitar os principais pontos de venda e oferecer amostras do novo produto, antes mesmo dele ser lançado.

Dessa forma, quem provar uma amostra grátis ficará esperando ansioso pela chegada do produto no mercado — essa dica pode ser repetida quando o produto já estiver nas prateleiras.

3. Treine os seus promotores

Um dos erros clássico cometidos por muitos gerentes de Trade Marketing é o de não treinarem os seus promotores. Normalmente, a explicação é que isso custa dinheiro, mas eles mal imaginam quantas vendas deixam de ser fechadas por não possuírem promotores bem treinados, que saibam realmente lidar com o produto que precisam promover.

Segue um exemplo prático dessa situação para melhor exposição do que estamos falando. Imagine-se um dia, andando por uma loja de eletrônicos, onde é abordado por um promotor de um novo drone doméstico oferecendo um test drive do equipamento. Enquanto testa, você pergunta quanto tempo a bateria aguenta ou tenta obter outras informações mais técnicas sobre o aparelho e o promotor simplesmente não sabe responder.

Você realizaria a compra naquele exato momento, mesmo que estivesse imensamente interessado no produto? Com certeza não! Por quê? Porque faltou informações importantes para que você tenha a confiança necessária em relação à qualidade do produto.

Além de estudar estratégias de marketing essenciais para o trabalho de promoção de um produto, o gerente de Trade Marketing ainda deve treinar seus promotores para venderem mais, além de explicá-los o estilo de comunicação empregado pela empresa.

Lembre-se de que o promotor deve justamente trabalhar para promover a marca da sua empresa e, assim, atuar como um representante da mesma, devendo estar bem treinado para a função.

4. Procure destacar o seu produto

Seu produto possui destaque nos pontos de venda? Se não sabe, como espera aumentar as vendas?

Cerca de 70% das decisões de compras dos consumidores são feitas nos próprios pontos de venda, sabia? Por isso, é ali que a grande batalha acontece.

Se seu produto não possui todas as táticas de merchandising possíveis (como flyers, embalagem chamativa, stand promocional), então ele não está entrando no campo de batalha com todas as armas à disposição, correndo ainda, o risco de ficar encalhado nas prateleiras.

É papel do gerente de Trade Marketing trabalhar para que o merchandising de um produto seja o mais efetivo possível. Não tenha receio de realizar testes, contratar designers ou pensar em soluções criativas para garantir que o consumidor aprecie e escolha o seu produto.

Gostou do artigo? Então Curta nossa página no Facebook  e descubra o que postamos de melhor para você!