Com o início da copa do mundo na Rússia, volta o otimismo do brasileiro.
Esse otimismo geral tem um impacto positivo nas vendas de produtos em geral, que começam a crescer bastante com a aproximação do início dos jogos.
Esse impacto está estimado em mais de R$1,5 bilhões no faturamento do comércio varejista brasileiro, segundo um estudo da CNC (confederação nacional do comércio de bens, serviços e turismo).
Um bom resultado, que significará um aumento de 7,9% em comparação às vendas registradas no período da copa de 2014, quando o faturamento extra chegou aos R$1,3 bilhões.
O faturamento das vendas relacionadas ao evento deve ser liderado pelos televisores.
A CNC estima que praticamente metade (49,4%) do faturamento “extra” de R$ 1,5 bilhão esperado para o varejo brasileiro por conta da Copa venha da venda de TVs. Em segundo lugar, seguem alimentos e bebidas.
Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), daqueles que pretendem gastar com a Copa, 91% dizem que vão consumir alimentos e bebidas na casa de amigos ou parentes e 87% vão tomar bebidas na comemoração dos jogos.
Entre as bebidas, a preferência é para a cerveja (74%), refrigerantes (72%) e água (69%). Já entre as comidas ganham destaque tira-gostos (56%), itens para churrasco (49%), pipocas (37%) e salgados (31%).
O fato das vendas estarem crescendo de maneira gradual, acarreta em uma certa recuperação do Varejo, deixando um pouco para trás a crise que o setor enfrentava a algum tempo.
É bom lembrar que o varejo deve estar atento à alta procura que terão durante os jogos e aproveitar os holofotes do mundial para engajar suas equipes e seus clientes e preparar as lojas.
São diversas estratégias adotadas pelas empresas nesta época com o intuito de alavancar ainda mais suas vendas: incentivos, ações de compre e ganhe, ações de abordagem e de impulsionamento de vendas, contratações de mão de obra temporária para ações de merchandising, cross merchandising, ativações, entre muitas outras.
Tem interesse em realizar ações promocionais e de incentivo para a Copa?
Entre em contato conosco.