O planograma é uma das ferramentas mais importantes de GC (Gerenciamento de Categorias).
Afinal, é ele que orienta o posicionamento dos produtos nas gôndolas nos pontos de vendas e define a quantidade de itens expostos, o número de frentes de cada versão, o tipo e altura de empilhamento e ainda, aponta como organizar as diferentes marcas.
São muitos os benefícios de um gerenciamento de categorias realizado com excelência.
Segundo Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, uma boa execução do planograma no ponto de venda pode gerar um aumento de 30% a 40% nos resultados do sell out, uma vez que, a visibilidade da marca e a comodidade do shopper na hora da compra melhoram.
Um bom Planograma envolve, além da distribuição e apresentação estratégica dos produtos, o planejamento da estrutura da gôndola para facilitar o trabalho do varejista.
Sua criação, para garantir uma alta taxa de conversão na gôndola, precisa passar por muito estudos e diversas negociações. Afinal, o espaço em gôndola está nas mãos do varejista.
Cada detalhe do planograma deve servir para facilitar a compra, aumentar o giro e lucro da categoria. Quando a loja trabalha com GC (gerenciamento por categoria), o planograma é desenhado de acordo com a árvore de decisão da categoria.
Ou seja: a Árvore da Decisão de Compra é o principal fator a ser considerado para desenvolvimento de um Planograma.
Mas tão importante quanto definir um bom planograma é executá-lo com eficiência.
Pode-se então afirmar que o ponto chave do sucesso do planograma depende muito do treinamento que sua equipe de campo terá para atuar da forma correta no PDV.
Outra tarefa muito importante é o monitoramento da execução.
A Compart oferece para seus clientes uma robusta estrutura para treinamentos das equipes e ainda, o sistema Comptrade, que monitora a execução dos planogramas através do registro de fotos e vídeos pelos promotores.
Para conhecer nossas soluções, entre em contato conosco.