Está precisando aumentar as vendas e não sabe como?
São muitas as alternativas, e dentre elas podemos destacar o merchandising como uma das mais eficazes.
Por que essa técnica é importante?
O objetivo de toda empresa, além de vender, é conquistar novos clientes.
E para isso é necessário implantar algumas ações que vão tornar sua marca conhecida pelo público, além de oferecer seus produtos de qualidade.
Nesse sentido, o merchandising no PDV aparece como um excelente recurso.
Ele possibilita adotar ações de marketing que vão ajudar os produtos a se destacarem de forma positiva, fazendo com que os possíveis clientes notem a marca e se sintam mais inclinados a adquirir o que ela oferece.
Essa estratégia permite que o público tenha uma experiência de compra dentro da loja física, um fator que pode ser crucial na decisão de compra — visto que ele pode afetar os sentidos e mostrar ou fortalecer a qualidade dos produtos que são oferecidos.
Como deve ser feito?
Para que uma ação de merchandising no PDV seja realmente relevante — capaz de ajudar a melhorar os resultados em vendas — é necessário que seja bem elaborada. Todos os aspectos ligados ao planejamento e à execução afetam a forma como o shopper será alcançado e os resultados que a sua empresa terá.
Independentemente de qual seja a proposta do merchandising, é preciso criar um planejamento que ajude a definir questões importantes como: objetivos, cronograma, quais produtos farão parte da ação, como as gôndolas serão utilizadas etc.
Isso ajuda a guiar a estratégia, focando em mostrar o diferencial do produto e da marca.
Defina seu objetivo.
A ideia é promover o lançamento de algum produto ou reforçar algum já existente no mercado? Esses são apenas dois dos exemplos de objetivos de uma ação de merchandising, existem diversos.
Seja qual for, é preciso deixá-lo claro para o público.
Mostre quais são os benefícios, a diferença de preço (caso se trate de uma promoção), quais são os motivos pelos quais o consumidor tem que comprar seu produto, entre outras coisas.
Identifique seu cliente e defina a comunicação visual.
É difícil tomar qualquer decisão no negócio sem conhecer antes quem é o seu público-alvo, por isso, é necessário entender suas características, preferências e necessidades, entre outras coisas, é fundamental para que você entenda o que eles precisam e entregue algo que supra as expectativas ou vá além.
Ao entender melhor o seu público-alvo e o que provoca estímulos e atrai a atenção, fica mais fácil definir quais tipos de materiais serão utilizados para promover a ação.
Isso quer dizer que você vai saber melhor se deve apostar em uma linha clássica ou em algo mais moderno, tecnológico etc.
Saiba avaliar a ação.
Como saber se sua ação de merchandising alcançou os resultados esperados?
Sem a definição de métricas e indicadores de desempenho, fica impossível descobrir a eficácia das ações — bem como quais aspectos foram mais assertivos e quais precisam ser reavaliados.
A principal delas está relacionada ao volume de vendas do produto em questão. Você pode usar um comparativo de resultados, com o antes e o depois da estratégia ter sido colocada em prática para visualizar com mais clareza o que melhorou (ou não) após as mudanças.
A Compart é uma agência de Trade Marketing e soluções tecnológicas para gerenciamento de ações em campo, e possuímos expertise em ações de merchan.
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Fontes: https://www.implantandomarketing.com/voce-sabe-a-diferenca-entre-visual-merchandising-e-merchandising/
https://rockcontent.com/blog/merchandising/