A Black Friday deste ano acontecerá no dia 29 de novembro e os varejistas já começaram a planejar suas ações para garantir as boas vendas.
Afinal, é a data mais importante para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal.
Nos últimos 5 anos, o crescimento do evento no Brasil foi superior ao dos países europeus, tornando-se a sazonalidade mais importante para o setor de Bens Duráveis.
De acordo com levantamento da GFK, as vendas na Black Friday desse ano deverão crescer 4%, alcançando um máximo de R$ 13,5 bilhões no setor de Bens Duráveis.
Como comparativo, em 2018 a Black Friday registrou crescimento de 9% e faturamento de R$ 13 bi.
Segundo uma pesquisa, 76% dos consumidores afirmam que já compraram em pelo menos duas edições da Black Friday — e asseguram que comprarão novamente nessa edição.
Só para lembrar, o maior interesse do shopper na Black Friday são os lançamentos tecnológicos (especialmente smartphone e TV) com preços promocionais.
Por exemplo, em 2018 o varejo vendeu na Black Friday 20% mais do que a média anual de celulares.
O mesmo ocorreu com televisores e notebooks: o varejo vendeu na Black Friday 8% acima da média anual.
MAS QUAIS SÃO AS MUDANÇAS ESPERADAS NESSA BLACK FRIDAY? (de acordo com levantamento realizado pelo Google Brasil)
– NAS CATEGORIAS
Nos últimos anos, as categorias de produtos mais procuradas por consumidores durante a Black Friday eram as seguintes:
- Smartphone
- Eletrodomésticos
- Moda e beleza
Para 2019, no entanto, as expectativas são outras.
87% dos consumidores pretendem comprar em mais de uma categoria de produtos nesta Black Friday.
Ou seja: espera-se que todas as categorias de produtos tenham um volume de vendas parecido neste ano.
-NOS CANAIS
Enquanto nos Estados Unidos a Black Friday sempre foi voltada às lojas físicas, para limpar o estoque antes da chegada dos produtos de Natal, no Brasil o feriado chegou com foco maior nas vendas online.
No entanto, esse cenário está mudando e o evento deste ano deverá ser inédito.
Em 2019, pela primeira vez, as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela internet. Mesmo para aqueles que realizam a compra pela internet, as lojas físicas ficam cada vez mais importantes.
A modalidade de entrega Retire na Loja é o grande diferencial.
39% dos brasileiros consideram que a opção como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% dos compradores do evento esse ano esperam usar essa forma de entrega para suas compras on-line.
Para o consumidor, essa modalidade elimina o custo de frete e o tempo de entrega, um dos grandes problemas no período de compras da Black Friday.
Mas se a jornada de compra é cada vez mais no ambiente integrado entre o On e o Offline sendo que o canal online se estabilizou nos últimos tempos, como fazer para melhorar a experiência de compra do shopper a assim, crescer (e rentabilizar) as vendas na Black Friday?
Seguem abaixo alguns pontos a serem trabalhados pelos profissionais de Trade:
*Conhecer o shopper
Primeiramente é importante conhecer como os shoppers compram, que canais elegem por tipo de missão, como é sua jornada de compra e os pontos de atrito. É necessário saber exatamente qual será o caminho percorrido pelo shopper, desde o momento em que a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço se desperta nele até o pós-venda. Dessa forma, será possível identificar todos os canais de comunicação e os pontos de contato para monitoramento da experiência.
* Focar na qualidade do atendimento
É preciso garantir que sua equipe esteja treinada e preparada para solucionar os problemas dos clientes em todos os canais.
*Informações de qualidade e uma excelente apresentação dos produtos
Sem uma excelente descrição dos produtos, aumenta-se a chance de haver desistência da compra.
* Otimizar o sortimento e o posicionamento de preço
Tanto no ambiente físico como online.
* Lançar produtos premium.
A oportunidade está no aumento do ticket médio com a otimização e equilíbrio dos produtos mainstream e premium.
* Crosselling
Ofereça outros produtos junto com a venda do primeiro.
Isso pode ajudar o shopper no momento da compra.
* Oferecer mais opções de parcelamento
Essa é certamente a melhor alternativa para contornar o poder de compra ainda limitado, lembrando ainda que o cenário desse ano é bem diferente do ano passado, já que não houve ainda uma recuperação expressiva da confiança do consumidor, como acontecia no período pós eleição em 2018.
*Política de Trocas e Devoluções
Torne clara e visível ao consumidor a sua política de troca e devoluções.
*Faça diferente
Só descontos podem não ser suficientes.
Agregue benefícios à compra, como sorteios, cursos relacionados aos produtos, vendas adicionais (do tipo “leve 3 e pague 2”), cartão fidelidade, garantia extra gratuita, degustação, animação e teatralização, além de horário de atendimento estendido.
Enfim, entregue o máximo possível de valor para os seus shoppers na Black Friday. Ofereça benefícios reais a eles e destaque-se da concorrência.
A Compart tem atuado para diversos clientes na Black Friday.
Entre em contato para saber mais como podemos ajudá-lo
(11) 4082-6750
(11) 96174-4162
Fontes: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2019/
https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-black-friday-de-2019-sera-inedita/