Quando o mês de outubro chega, já nos lembramos que estamos no fim do ano e que uma data muito importante para o trade está próxima: o Natal.
Afinal, datas comemorativas, sazonais, são sempre uma ótima oportunidade para alavancar as vendas.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões, o que representa um avanço de +2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Por isso, indústria e varejo devem aproveitar ao máximo essa oportunidade.
E o Trade Marketing tem um papel de extrema importância nesse processo: o de preparar as melhores estratégias, trabalhar fortemente a negociação nos PDVs e potencializar as ações em campo.
É necessário focar no sellout, investindo em ações de merchandising com uma exposição atraente e diferenciada, aplicando o gerenciamento de categoria de produtos e realizando ações promocionais com os shoppers.
E o ponto fundamental a ser trabalhado para que realmente se possa atingir os objetivos e alavancar as vendas é o de proporcionar a melhor experiência de compra para o shopper no ponto de venda.
A experiência de compra tem que ser memorável para que a decisão de compra seja feita naquele momento, naquela loja.
E para motivar o shopper, não tem segredo: é preciso auxiliá-lo em sua compra, oferecendo soluções rápidas e fáceis para suas necessidades.
Afinal, com a agilidade do e-commerce e dos serviços de conveniência e entrega, são necessárias novas maneiras para impactá-lo.
Vamos ver aqui algumas reflexões sobre o que o Trade deve considerar para preparar as ações de Natal.
1- Atenção à execução
Avaliando esse cenário de integração digital, comodidade e novos meios de compra, o reforço de marca assim como a exposição do produto são absolutamente relevantes.
É preciso se diferenciar para despertar o interesse do shopper na gôndola.
Executar o planograma corretamente fará toda a diferença nos resultados da ação.
E a execução com excelência do que foi planejado é fundamental para que a estratégia funcione.
2- Conheça o seu público e os canais de venda
Conhecer o público e conhecer os canais de venda são de suma importância.
É preciso definir o sortimento de cada PDV de acordo com o comportamento de compra naquele canal.
Esse é um dos principais pontos para se alcançar sucesso no sellout.
3- Monitore
Por fim, é muito importante acompanhar a equipe e medir as ações realizadas.
É preciso monitorar o volume de sell out, precificação, presença dos produtos, share, presença de pontos extras, rupturas e ações da concorrência.
Ter esse controle certamente proporcionará um overview do campo e permitirá ações corretivas mais rápidas e eficientes.
Uma ferramenta para acompanhar essas execuções em campo em tempo real pode ser bem útil para gerenciamento e análise de KPI’s.
Enfim, estas são algumas dicas para garantir o sucesso das ações sazonais.
No Natal, assim como em outras ações no PDV, o foco sempre será o shopper e a experiência de compra.
Se estiver planejando suas ações de Natal e procura uma agência com grande expertise em ações sazonais, entre em contato conosco.
(11) 4082-6750
(11) 96174-4162 (WhatsApp).