Categoria: Não categorizado

  • Você sabe a importância do Gerenciamento de Categorias e do Planograma?

    Para muitos, fazer gerenciamento por categorias é apenas “organizar” os produtos nas prateleiras.

    Mas é muito mais do que isso.

    Trata-se de um processo que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendem (cuidado com cabelo, cuidado com a pele, higiene bucal etc) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios, que é o que realmente são.
    Na prática, significa administrar o mix de produtos, os espaços que eles ocupam, as ofertas e promoções e preços, a fim de melhorar a experiência de compra e potencializar resultados em vendas e rentabilidade para todos os parceiros comerciais.

    Já o Planograma: É uma ferramenta de extrema importância que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado por cada item da categoria (frentes, profundidade e empilhamento), conforme seu estoque em gôndola, seu giro, importância e lucro.
    Para construção do planograma, a exposição deve levar em consideração a estratégia do varejista (propósito), a estratégia da categoria (se gerar fluxo, transação, outras), o shopper e sua hierarquia de decisão (árvore de decisão) – que já deveria estar retratada na base de dados -, e os momentos de uso e consumo, demanda/giro de cada produto e frequência de reposição.

    O que deve ser considerado para a implantação eficiente do Planograma:
    – Alinhamento estratégico;
    – Treinamento do pessoal de operação (próprio e terceirizados);
    – Construção do plano de implementação e detalhamento das ações;
    – Check list de implantação;
    – Implementação em si.

    Importante ressaltar que o processo do Gerenciamento por Categorias que falamos primeiramente, não é estático, portanto, precisa ser reavaliado e realimentado continuamente. Por isso, para garantir a efetividade do processo, é de extrema importância o monitoramento contínuo, fazendo os ajustes necessários no cartão de metas, estratégias e táticas.
    O principal benefício do monitoramento contínuo é identificar e antecipar possíveis problemas e obstáculos e, principalmente, agir com rapidez e agilidade para corrigir rotas, se necessário.

    A Compart tem Know How para sua execução.

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    FONTE: TEXTO GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS E PLANOGRAMAS, POR FÁTIMA BERLIM.
    Fatima Merlin é sócia fundadora e diretora executiva da Connect Shopper, professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor e Shopper. É articulista em diversas revistas especializadas. Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome e autora do livro meu cliente não voltou, e agora? e Shoppercracia: o gerenciamento por categoria do planejamento à execução.

  • Já pensou em como a tecnologia pode ser vantajosa para inovações no PDV? Confira.

    Atualmente a tecnologia está em tudo ao nosso redor, é algo que prende a nossa atenção cada vez mais. Então, porque não utilizar isso para chamar a atenção do shopper?!

    Hoje quando o consumidor entra em uma loja, ele não está em busca apenas de produtos.
    A experiência de compra e a maneira como ele interage com o negócio são pontos fundamentais. Isso vai influenciá-lo na decisão de compra. Ou seja, mesmo que alguém não compre algo na sua loja à primeira vista, uma experiência positiva pode fazer com que a mesma volte.

    Utilizando a tecnologia, podemos impressionar o Shopper cada vez mais, como por exemplo:

    – Utilizando Projeções Holográficas Interativas:
    Um bom exemplo seria utilizar o garoto propaganda da marca em holograma para solucionar dúvidas frequentes do consumidor, além de tentar convencê-lo a adquirir o produto falando de suas qualidades e benefícios. Imagina que experiência incrível?!

    – Realidade Virtual e óculos 3D:
    Já imaginou como seria para o shopper visitar algum outro local ou evento sem precisar viajar de verdade?! Com o Óculos de Realidade Virtual isso é possível.
    Você pode trazer uma experiência totalmente inovadora para ele, levando-o para um stand ou evento da sua marca, onde ele pode conhecer todos os diferenciais e benefícios que seu produto possui, isso tudo de forma virtual.

    – Interações via Sensores:
    A ideia é meio futurística e bem diferente do que estamos acostumados, mas é uma forma bem inovadora para chamar a atenção do shopper.
    Imagine a seguinte situação, uma marca de computador quer que o shopper entenda que eles são os melhores entre os concorrentes, então decidem criar um pop up store, onde não será preciso interagir diretamente com o computador, utilizando os sensores de captação de movimento, os clientes conseguiriam acessar o computador sem precisar tocá-los verdadeiramente. Que inovador, não é mesmo?!

    Com tecnologia no seu PDV, você pode atrair um consumidor que nem pensava em passar pelo seu produto e terá muito mais chances dele consumir o mesmo e até se tornar cliente.
    Além de que você ganhará uma posição de destaque entre os concorrentes.

    Gostou do tema? A Compart está preparada para inovar junto com você!
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  • E você? Conhece bem o seu cliente? Confira algumas de nossas dicas para um diagnóstico preciso.

    Sem cliente, não existe empresa.
    E é por isso que toda empresa deve ter um profundo conhecimento dos seus clientes.
    As empresas têm investido muito em pesquisas de mercado com o objetivo de obter maiores conhecimentos sobre seus clientes. Infelizmente, o valor para pesquisas pode fugir do budget da maioria das organizações, pois não se trata de um investimento baixo, inviabilizando a iniciativa.
    A Compart tem 3 dicas importantes que são utilizadas para identificarmos o perfil de nossos clientes, ou seja, como agem, pensam e compram.

    1- Encontrando Informações Secundárias:
    São aquelas informações que encontramos na internet, no sistema de informação dos clientes de sua empresa, nos sites de pesquisa do governo, entre outros.
    Nessas informações muito importantes, encontramos dados do consumidor como renda mensal, faixa etária, quantidade de filhos, localidade e etc, ou seja, são informações essenciais para conhecer o básico do cliente.

    2- Conversar com o Cliente:
    Tudo bem, você já deve conversar com ele. Mas o que estamos sugerindo é que seja de uma maneira mais questionadora, para descobrir seus anseios e necessidades.
    Utilizar perguntas como: “Por que você sempre escolhe esse produto?”, “O que mais chama sua atenção nesse produto/serviço?”, ajudam muito, não esquecendo que você não pode influenciar as respostas, senão de nada adiantará.

    3- Realizar Pesquisa de Satisfação:
    Aqui nós descobrimos o quanto ele está satisfeito, se existem queixas, questionamentos ou mesmo sugestões. Utilizando perguntas abertas é possível saber melhor a real opinião dele.

    Nós da Compart prezamos por um relacionamento de confiança com nossos clientes.
    Tudo que fazemos, é em prol do cliente. Nosso objetivo é garantir sua satisfação e assim, construir uma parceria duradoura e de sucesso.
    Para isso, torna-se fundamental conhecê-lo com profundidade.

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  • Como um Ambiente Descontraído Pode Ajudar no Trabalho?

    O ambiente em que estamos influencia muito sobre a maneira como nos sentimos e nos portamos. No trabalho, estar em um ambiente legal e descontraído faz toda diferença.
    É comprovado que quando o clima é agradável, a decoração é leve/divertida, e as estações são confortáveis, as pessoas sentem mais vontade de ir trabalhar e se dedicam mais nas atividades que realizam.
    A descontração no trabalho contribui positivamente na saúde mental do funcionário, diminuindo as chances até de desenvolver um burnout, por exemplo.

    Separamos algumas vantagens de se trabalhar em um local descontraído, confira:
    – A comunicação entre a equipe toda melhora, pois diminui as formalidades e os processos muito burocráticos;
    – Estimula a criatividade;
    – O ambiente leve e descontraído ajuda no desenvolvimento de amizades, pessoas para se considerar além do que só “colegas de trabalho”;
    – A relação entre todos da empresa se assemelha a uma família, fazendo com que os feedbacks e conversas de alinhamento sejam mais fáceis e bem desenvolvidos;
    – Quando os funcionários se sentem á vontade no trabalho, ficam mais motivados. É fácil se sentir feliz em um local legal de se trabalhar.

    Por isso, nós da Compart prezamos muito por manter nosso ambiente o mais leve e descontraído possível, sempre mantendo boas relações com a equipe.
    Para ter um bom funcionário, é necessário motivá-lo sempre!

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  • O seu ambiente de trabalho propaga a sustentabilidade?

    Existem diversas formas de propagarmos a sustentabilidade no nosso ambiente de trabalho e vai muito além do que somente separar os lixos para coleta seletiva, estimular o uso do transporte público e diminuir o uso de copos descartáveis.

    Ser sustentável no trabalho é muito mais do que usar os dois lados da folha nas impressões, desligar o computador e apagar a luz ao sair da sala, por isso, é fundamental desenvolver nos colaboradores uma visão mais ampla e sistêmica dos negócios, para que entendam a necessidade de equilibrar valores ambientais, econômicos e sociais.

    Essas ações são muito importantes também para o meio ambiente, porém, o sucesso de um programa de sustentabilidade corporativa, além da educação ambiental, está associado ao desenvolvimento de novas competências profissionais.

    Todo colaborador precisa compreender a importância de ouvir e atender as necessidades e expectativas de todas as pessoas afetadas pelas atividades da empresa, sempre influenciando e servindo de referência para a construção de um ambiente de trabalho voltado à sustentabilidade.

    É só pensar da seguinte forma, como uma empresa pode evoluir em um mundo onde as pessoas não o preservam?!

    Por isso, a Compart investe em alternativas sustentáveis e propaga essa ideia aos colaboradores.
    Preservar nosso planeta no presente, nos recompensará no futuro.

    Quer saber mais sobre a Compart e a forma como trabalhamos?
    Entre em contato conosco: (11) 4082-6750

  • Está com dificuldade na gestão à distância de Equipes no PDV? A Compart separou umas dicas para você.

    As ações de Trade Marketing são fundamentais para o sucesso das vendas.

    Mas para que elas tragam resultados é necessário ter uma boa administração garantido assim a excelência na execução, o engajamento do shopper e assim, o incremento do sell out.
    E neste sentido, uma boa gestão de equipes nos PDV’s é fundamental.
    Existem muitos desafios no gerenciamento das equipes, principalmente se forem à distância.
    A princípio, é necessário fazer um bom planejamento para definir quais serão os canais de comunicação. É preciso garantir que todos tenha acesso às informações e fazer o que for necessário para passar as mensagens claras e uma forma de esclarecer as dúvidas.

    Outo ponto importante é a conscientização dos colaboradores. Eles precisam entender que a gestão remota é uma evolução na forma de trabalhar, mas que precisa ser levada a sério, da mesma forma como é na gestão pessoal.

    Enfim, é necessário utilizar as ferramentas necessárias para monitorar as atividades do grupo.

    No caso da COMPART, desenvolvemos um aplicativo próprio para isso, que é o COMPTRADE.
    Essa prática possibilita a coleta de informações das ações em campo e o controle das atividades realizadas pelas equipes.

    Utilizando o aplicativo, é possível acompanhar o posicionamento das gôndolas, identificar os preços da concorrência, marcar check-in e check-out, mandar vídeos e fotos em Real Time, entre outras funções.

    Uma das maiores vantagens em trabalhar dessa forma, é que não há necessidade da contratação de supervisores para fazer o controle da equipe, possibilitando que a atuação deles seja mais focada no relacionamento e outras pequisas.

    E você? Já conhece o COMPTRADE?
    Caso queira saber mais sobre suas funcionalidades e vantagens, entre em contato conosco. Será um prazer esclarecer suas dúvidas.

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  • Promotores Compartilhados ou Exclusivos?

    Uma das grandes mudanças que tem ocorrido na área do trade marketing é o incremento da utilização de promotores de merchandising chamados de “Promotores Compartilhados”.

    Promotores compartilhados são promotores que atendem mais de uma empresa, sem exclusividade e que promovem diversas marcas de produtos desses vários clientes. Eles podem estar fixos em uma loja ou ter um roteiro para atendimento. Se forem contratados para realização de roteiros, a escala desses promotores será compartilhada com outros contratantes, que deverão estar de acordo com ela.

    Esse crescimento na procura pelos “compartilhados” tem ocorrido pela necessidade de redução de custos, por limitações de budget ou ainda, pelo fato de as empresas precisarem ampliar sua cobertura de atendimento às lojas sem um incremento no budget atual.

    Mas fica a pergunta: qual modelo de contratação é o ideal para sua empresa?

    Tanto o promotor compartilhado como o exclusivo, tem exatamente as mesmas funções, sendo a diferença apenas o modelo de atendimento: o exclusivo atua só com um cliente, já o compartilhado, com vários.

    Os promotores têm como principais funções:  a reposição dos produtos, aplicação dos Planogramas, conquistar pontos extras de destaque dentro das lojas, positivar os materiais POS, controlar o estoque, fazer o FIFO, coletar informações e dados das lojas e ainda, por muitas vezes, ajudar a esclarecer dúvidas dos shoppers, entre outras.

    A atuação com promotores exclusivos permite ao cliente:

    – Estabelecer roteiro e a frequência de visitas dos promotores conforme sua necessidade, sem precisar abrir mão ou ter que negociar com as demais empresas que estão no projeto do compartilhamento.

    – Capacitação da equipe – é de suma importância que o promotor conheça muito bem os produtos que ele está representando e é aqui a maior dificuldade que encontramos no modelo compartilhado: fica difícil para o promotor conhecer mais profundamente tantos produtos, de tantas marcas e clientes diferentes para fazer um trabalho com excelência no pdv.

    -Maior acurácia na coleta de informações nos PDV’s pois mesmo utilizando um aplicativo, não se trata de tarefa simples quando o promotor tem que coletar informações de muitos clientes diferentes.

    Já no modelo Compartilhado, a única vantagem é com relação aos custos mais baixos. O rateio dos custos dos promotores entre empresas, muitas vezes, é a única saída quando os clientes têm limitação de budget.

    Porém, é bom lembrar que o compartilhamento tem algumas desvantagens se comparado ao modelo exclusivo.

    Mas é possível um projeto de compartilhamento de promotores funcionar.

    Primeiro, é importante que haja sinergia de lojas entre os clientes, o que, muitas vezes, não ocorre. E aí, fica bastante complicado gerenciar as visitas.

    Outro ponto importante é que haja um controle exato de horas trabalhadas para cada cliente, para que o rateio de custos seja justo para todas as empresas que estão no projeto.

    É fundamental que o promotor tenha acesso a um sistema de coleta de informações e o cliente possa acessar as informações em tempo real. Ou, possivelmente, as informações chegarão muito tempo depois do que deveriam, ou ainda, incompletas e incorretas.

    A COMPART, a fim de garantir a excelência na execução e entregar os melhores resultados, além de oferecer um backoffice competente e um sistema proprietário  de gestão de informações das ações, está atuando com alguns modelos de compartilhamento e modelos alternativos e inovadores de atendimento exclusivo aos PDV’S: o de prestação de serviços e os “bike promotores”.  Nesses dois casos,  a contratação é exclusiva porém,  necessita de menores investimentos por loja.

    Se interessou? Fale com a gente.

  • Ativação de marca em festivais: sim ou com certeza?

    Você sabia que  o brasileiro frequenta uma média de 4 shows ao ano?

    E que busca não apenas a música, mas também experiências únicas?

    A cada ano grandes  festivais musicais como o  Lollapalooza e Rock In Rio,  tem ganhado maior destaque na mídia.

    E vem aumentando muito o seu público.

    O número de patrocinadores dos festivais cresce vertiginosamente.

    Isso se deu porque as marcas entenderam que conseguem se comunicar de forma efetiva e criativa com seu target. E a razão disso é  por causa do clima propício. O público dos festivais está muito mais aberto a novas experiências.

    O fato é que os festivais acabaram se tornando uma enorme vitrine para as marcas no Brasil e no resto do mundo.

    É verdade que o público jovem é parte dominante desses eventos: a Geração Y, também chamada de Millenials.

    E essa geração tem algumas características interessantes.São ligadas à internet, facilidade em se adaptar às novas tecnologias e a busca por experiências únicas e individuais.

    Um estudo da Nielsen descobriu que as marcas que patrocinam eventos musicais atingem em cheio ao público que frequenta esses eventos.

    76% dos participantes dos festivais dizem que preferem consumir as marcas que patrocinam esses eventos.

    Enfim, os festivais de música são perfeitos para o chamado Marketing de Experiência.

    As marcas têm investido em ideias inovadoras, como intervenções artísticas, atrações tecnológicas e até mesmo brinquedos radicais para ativar suas marcas. E assim, proporcionar experiências inesquecíveis.

    Importante lembrar que é preciso chamar a atenção, engajar o público durante a ação. É preciso tornar o participante o protagonista da atividade, gerando assim, o devido valor à marca que se procura atingir.

    Lembrando que Millenials são bem engajados e que grande parte deles preferem marcas que representam uma causa. Portanto, ter ou apoiar uma causa através da sua ativação pode ser um diferencial.

    Mas antes realizar uma ativação dentro de um evento, é preciso de um bom planejamento. Fundamental é  conhecer bem seu público, pesquisar as tendências e encontrar um parceiro capaz de executar a ação com excelência.

    Se tiver interesse em ativar sua marca no próximo festival, fale com a gente.

     

  • COMPART OFERECE ALTO DESEMPENHO PARA VAREJO BRASILEIRO

    A COMPART

     

    QUEM SOMOS 

    A Compart é uma empresa especializada em Trade Marketing e Soluções Tecnológicas para gestão de projetos e pontos de venda no varejo brasileiro.  Com 23 anos no mercado, é responsável por planejar e executar projetos de merchandising, ações de ativação, promoções, eventos e oferece serviços de R&S (Recrutamento e Seleção) de mão de obra e Business Intelligence, focados na maximização de lucros e visibilidade para seus clientes. “Atualmente, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. Nosso trabalho é voltado para empresas que necessitam entender esse perfil, visando agregar valor ao cliente que precisa ser compreendido nesse âmbito”, ressalta o presidente da Compart, Vladimir Lima.

     

    O QUE FAZEMOS

    A empresa  conta com um sistema de gerenciamento integrado, que atua na otimização dos PDVs e oferece alto desempenho com os objetivos propostos, seja em aumento de vendas, exposição do produto, gerenciamento de estoque ou diminuição de rupturas. Formada por profissionais com inteligência de mercado, a Compart conta com moderna infraestrutura, milhares de promotores contratados em todo o território nacional e mais de 100 mil currículos cadastrados em seu banco de dados, possibilitando o atendimento de qualquer demanda com eficácia e qualidade. Além de trabalhar com promotores técnicos como veterinários, engenheiros e farmacêuticos, por exemplo.

    Com sede em São Paulo, a Compart atende empresas, indústrias, organizações e grandes varejistas. Possui experiência nos mais diversos setores e canais, desde o varejo convencional, passando pelo segmento farmacêutico, home centers e o canal de especialistas como pet shops, oficinas, indústrias, corporações médicas, alimentícias e eventos técnicos.

    “Nos dias atuais, é necessário proporcionar uma excelente experiência para o shopper no ambiente de varejo.  Por isso, é de extrema importância para as empresas contarem com equipes altamente experientes no campo, garantindo a eficácia nas ações realizadas”, conclui Lima.

    NOSSOS DIFERENCIAIS

    Fundada em 1995, a Compart planeja e direciona estudos com inteligência de mercado e com foco em resultados. Com localização estratégica na Rua Massacá, 418, Alto de Pinheiros, na esquina da Marginal Pinheiros, proporciona excelente logística para atender aos seus clientes. Conta também com moderna infraestrutura em um prédio de 4 andares, 1mil m² e profissionais altamente capacitados, com experiências no âmbito de marketing, trade marketing, varejo e negócios.

    A empresa tem como diferenciais em sua operação o know how em contratação, seleção, treinamento, gestão eficiente através de indicadores-chaves e utilização de tecnologia de ponta em seus processos.

     

    COMPART

    RUA MASSACÁ, 418- ALTO DE PINHEIROS

    11 4082-6750

     

  • BIKE PROMOTOR – alternativa sustentável para a contratação de mão de obra de merchandising

    Sua empresa :

    -está preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente?

    -tem inovado na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas?

    -investe em pesquisa e inovação para a produção de matéria-prima renovável?

    -busca embalagens de menor impacto ambiental? -faz incentivo à reciclagem?

    -tem preocupação com o meio ambiente no dia-a-dia da organização ?

    -busca e idéias sobre práticas sustentáveis?

    -estimula a criação coletiva de iniciativas verdes?

    -manifesta preocupação em mitigar seu impacto sobre o meio ambiente?

    -procura reduzir a emissão de CO2?

    Se as respostas a essas questões forem sim, você precisa conhecer nosso novo modelo para contratação de suas equipes de merchandising.