Ações de Trade Marketing podem ajudar a alavancar suas vendas?

As ações de trade marketing podem ajudar a alavancar suas vendas. Aliás, essas ações têm mostrado resultados bastante significativos no sentido de atender os desejos dos potenciais clientes, inclusive, ajudando-os a terem experiências positivas com a marca — o que os tornam também seus defensores.

Mas como esse trabalho acontece?

Acompanhe a leitura.

 

AS AÇÕES DE TRADE MARKETING E O AUMENTO DAS VENDAS

Dentre as importantes ações de trade marketing, está o trabalho de posicionamento correto dos produtos nos pontos de vendas.

O objetivo é gerar  visibilidade desse produto diante do consumidor. Trata-se de um trabalho de conquista, de manter o produto atrativo.

E mais do que isso: despertar o interesse de compra, estimulando a decisão final.

As ações de trade estão relacionadas às estratégias de marketing. Assim, é fundamental que haja um profundo conhecimento do mercado, do consumidor e do portfólio de produtos. Além, é claro, de muita criatividade para inovações.

 

ESTRUTURAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE AÇÃO

Para desenvolver ações eficientes, é preciso estruturá-las, observando os seguintes pontos: objetivos, equipe disponível, orçamento, análise de mercado e concorrentes.

A partir dessas informações, é possível determinar quais as possibilidades de ação e quais resultados podem ser esperados de cada uma delas.

 

CONHECIMENTO DO PÚBLICO

Saber para quem as ações são destinadas também é essencial para conseguir converter ações em vendas.

Estratégias como pesquisas, enquetes e cliente oculto são desenvolvidas com esse propósito.
Quando você conhece os gostos, as preferências e o modo como o shopper pensa no momento de decidir a compra, as chances de suas ações  serem certeiras são muito maiores.
Nem sempre ocupar o maior espaço numa vitrine poderá lhe render mais vendas. É a forma de se posicionar diante dos olhos do consumidor que realmente importa.

 

TECNOLOGIA A FAVOR DO PROCESSO

Use a tecnologia nas suas ações de trade marketing.

Que tal colocar um smartphone nas mãos da equipe de promotores para registrarem e passarem de forma instantânea informações que são importantes para o desenvolvimento do processo das ações?
Controles de estoque, fluxo de vendas, espaço em gôndolas, entre outras informações, podem ser inseridas em sistema para melhorar o desenvolvimento do trabalho e otimizar custos. Desenvolva análises diárias e conte com a tecnologia para indicar marcadores, métricas, metas e falhas.

Exporte relatórios e os use para analisar e desenvolver as próximas ações baseado em dados reais.

 

SELEÇÃO É FUNDAMENTAL PARA ALAVANCAR AS VENDAS

Para garantir que as vendas cresçam é preciso desenvolver o que chamamos de ranking das ações.

Uma dica é colocar uma avaliação.

Pode ser em sistema de pontos, por exemplo, para mensurar as ações desenvolvidas. Assim, as que tiverem pontuações mais baixas são excluídas do processo ou revisadas.

Muitas vezes, uma ação não dá o resultado esperado, mas é porque não foi aplicada ao público certo ou ao local ideal. Estudar onde o PDV se localiza também é de suma importância no momento de planejamento  das ações.

Enfim, ações de trade marketing são indispensáveis para aumentar as suas vendas nas lojas. No entanto, lembre-se que é preciso analisar bem o mercado e o público alvo para obter resultados satisfatórios.

 

A COMPART tem 23 anos de mercado, com larga experiência em Trade Marketing e comprometida com o retorno do investimento de seus clientes.
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