É sabido que os varejistas hoje enfrentam uma imensa pressão para impulsionar as vendas em suas lojas.
Afinal, a era digital está transformando a forma como os clientes fazem compras.
Você sabia que 87% dos shoppers buscam informações on-line antes mesmo de pisar em uma loja?
Sem dizer que eles estão cada vez mais exigentes!
Dito isso, é importante ressaltar que o varejo físico tem algumas vantagens competitivas quando comparada às lojas on-line.
Veja algumas delas:
-50% dos compradores on-line reclamam não poder tocar, sentir ou experimentar um produto.
-69% dos shoppers usam as lojas físicas para obter informações durante diferentes fases do seu processo de compra.
-E por fim, os shoppers GASTAM O DOBRO nas lojas físicas do que quando estão comprando on-line.
Sabe o que isso significa?
Que cada vez mais as lojas precisam ser mais do que um lugar para adquirir produtos – devem ser um lugar que proporcione uma boa experiência e enriqueça a vida dos clientes.
Mas, para isso, é preciso que os varejistas, assim como as marcas, entendam a importância do merchandising.
Sim!
Uma das maneiras de se garantir uma boa experiência ao shopper é dar um foco na melhoria da execução do merchandising nas lojas.
Aliás, uma boa execução de merchandising pode aumentar (e muito) as taxas de conversão de vendas e ainda, pode gerar tráfego incremental nas lojas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ResearchScape esse ano, com 250 varejistas, existem alguns comportamentos de merchandising comuns entre aqueles que tiveram o maior crescimento de vendas em suas lojas nos últimos anos.
Vamos aos principais:
-Reconhecem a ligação entre a execução de merchandising e a melhoria de vendas e organizam, treinam, operam e incentivam os funcionários para isso
-Usam modelos precisos de layouts de lojas e locais de fixação exatos ao planejar campanhas de merchandising
-Eles incentivam a comunicação das lojas como parte crítica do processo de merchandising
-Empregam ferramentas digitais para simplificar e automatizar operações na execução de merchandising
E por fim, mas não menos importante: eles mensuram os resultados através de KPI’s.
E você?
Está executando as melhores práticas de merchandising em suas lojas?
Se precisar de uma ajudinha, é só falar com a gente.