O novo perfil do consumidor e a era digital – Empresas dos mais diversos segmentos da economia já perceberam que os seus clientes não são mais os mesmos e, definitivamente, estamos diante de um novo perfil do consumidor. Dentro desse contexto, quem não deseja perder espaço no mercado — que anda cada vez mais competitivo — precisa se adaptar rapidamente.
Certamente, uma das causas dessa mudança foi a entrada na era digital. Com a imensa facilidade de obter informações instantâneas e de fazer comparações em tempo real, as pessoas passaram a exigir muito mais para finalizar qualquer transação. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então, confira o conteúdo a seguir:
O novo perfil de consumidor
Há algum tempo, os clientes eram bombardeados por propagandas e merchandising. Eram as empresas que selecionavam o que divulgariam e faziam isso praticamente de forma aleatória, tentando alcançar o máximo de pessoas possível, pois a tecnologia disponível não permitia maiores preocupações com segmentação ou público-alvo.
Porém, a internet entrou na história e virou completamente esse jogo. O perfil do consumidor se alterou e agora quem compra é infinitamente mais ativo nesse processo. A interatividade é muito maior e praticamente ninguém fecha negócios sem fazer pesquisas ou efetuar comparações.
Agora, para conquistar o comprador, é preciso atender as suas demandas. Caso contrário, ele acha um concorrente que faça isso em poucos cliques.
A importância das redes sociais
As redes sociais também foram fundamentais para essa mudança. Agora, além de poderem buscar dados e informações em tempo real, as pessoas ainda trocam experiências, emitem opiniões e viram verdadeiros defensores das marcas que gostam.
A popularização dos smartphones e a ampliação das redes de conexão fizeram com que os usuários ficassem ainda mais interativos em relação a todo o relacionamento com uma empresa e também ao próprio processo de compra. É muito mais difícil fidelizar clientes, e deixá-los insatisfeitos é quase uma sentença de morte para uma empresa.
Por essa razão, a qualidade dos produtos ou serviços, a agilidade no atendimento e o cumprimento das promessas feitas são indispensáveis para o sucesso em qualquer área. Caso contrário, as reclamações, críticas e feedbacks negativos podem acabar com a reputação de qualquer negócio.
Os caminhos adaptativos das empresas
Obviamente, as empresas se apressaram para se adaptar a essa nova realidade. Um dos caminhos mais lógicos foi o de usar a própria internet a seu favor. Marcas passaram a ter perfis ativos nas principais mídias, respondendo prontamente aos feedbacks e sites de reclamação. A grande maioria passou a investir em estratégias omnichannel, unindo as estratégias e ações da loja física com as do seu e-commerce.
Além disso, elas passaram a investir na eficácia. Treinar melhor seus colaboradores e gerenciar equipes com perfeição virou uma obrigação. Funcionários precisam estar alinhados com a missão, os valores, os princípios e até as ações de merchandising, de forma a agradar ao máximo esse novo perfil do consumidor. É fundamental melhorar o relacionamento e a experiência de compras como um todo.
A importância da avaliação constante
Outro ponto crucial dessa mudança foi que as organizações passaram a ter que fazer avaliações constantes de uma forma muito mais dinâmica do que antes. O ponto positivo é que a era digital ajuda nesse quesito, pois na internet tudo é muito mais fácil de ser mensurado.
O uso de métricas e indicadores se tornou fundamental para compreender o que está dando certo, realinhar as estratégias que não estão funcionando e posicionar melhor a empresa dentro das expectativas e demandas do seu público-alvo.
Gostou de aprender um pouco mais sobre o novo perfil do consumidor e a era digital? Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então, assine a nossa newsletter!