Atualmente existem 74.500 farmácias no Brasil, mas muitas indústrias farmacêuticas ainda não perceberam como o merchandising no canal farma pode impactar positivamente os resultados de vendas e relacionamento com o shopper.
De acordo com algumas pesquisas, 82% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, inclusive no canal Farma.
Sendo assim, melhorar o relacionamento com o varejo utilizando ações no PDV e técnicas de merchandising, é uma necessidade prioritária para a indústria que tem como objetivo alavancar vendas.
É nas farmácias e drogarias que os consumidores buscam produtos inovadores e estão dispostos a ouvir mais sobre características e benefícios de cada item. Por isso, é importante ter uma ambientação adequada, de preferência com móveis que caracterizem a identidade visual da marca, com materiais de ponto de venda adequados para o canal e a presença de consultores bem treinados, que podem ajudar o shopper no processo de escolha do produto.
É muito importante a organização dos produtos e categorias nas gôndolas para que estejam disponibilizados da maneira mais atrativa para o shopper e também para incrementar as ações de merchandising no ponto de venda. Desta forma, seu produto e sua marca são mais valorizados.
Uma pesquisa realizada pela POPAI Brasil indica que o tempo de permanência do consumidor em uma farmácia é em média sete minutos, ou seja, uma boa estratégia seria a circulação facilitada, com layout ou sinalização que indique rapidamente o posicionamento do produto que ele procura.
Outro ponto essencial é o uso de tecnologia, a utilização de sistemas especializados para colher informações embasadas nos objetivos da empresa e que norteiam as estratégias a serem adotadas pode ajudar muito a equipe de campo destinada a trazer informações competitivas para a indústria.
Enfim, a GlobalData, empresa de consultoria, afirma que, em 2020, o mercado brasileiro farmacêutico deverá atingir US$ 48 bilhões em faturamento, que é praticamente o dobro do alcançado atualmente.O Brasil é o sexto país no mundo em vendas de medicamentos.
Ou seja: é importante que as indústrias invistam cada vez mais em inovação e em técnicas de merchandising no canal Farma.
A Compart tem grande expertise no Canal Farma.
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Fontes:
https://clubedotrade.com.br/blog/gerenciamento-por-categorias-no-canal-farma-2/
http://blog.grupointerplayers.com.br/como-aproximar-a-industria-farmaceutica-do-canal-farma/
https://clubedotrade.com.br/blog/canal-farma/
https://clubedotrade.com.br/blog/merchandising-no-canal-farma/