DESIGN THINKING E CANVAS: FÓRMULAS DE SUCESSO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS.

 

O que são  DESIGN THINKING e CANVAS? 

 

DESIGN THINKING, traduzido como “pensar graficamente”, é uma ferramenta utilizada para a otimização de geração de ideias inovadoras e diferenciadas.

O objetivo é pensar “out of the box”, desenhar essas ideias criativas e implantá-las de modo a garantir a inovação, a partir das necessidades de todos os stakeholders.

Já o CANVAS é uma metodologia que facilita visualizar todas as soluções possíveis.

O método busca organizar, em uma única folha, ideias para atingir os resultados que gerem um grande impacto. Essa organização das ideias é realizada através do preenchimento de um mapa com diversos campos.

Ambos utilizam post-its, para que as ideias possam ser facilmente complementadas e ajustadas ao longo do processo.

 

Para que servem ?

Servem para todas as empresas que querem aumentar o seu crescimento e rentabilidade, de forma reconhecida e remunerada.

 

Por que aplicar esses métodos?

O DESIGN THINKING e o CANVAS devem ser aplicados quando há necessidade de se mapear a gestão, compreender os conceitos e técnicas da gestão moderna e ter uma abordagem simples e direta para utilização imediata.

 

Como aplicar?

Reunindo a equipe de modo que todos possam pensar colaborativamente, com o único objetivo de buscar novas ideias e soluções para os problemas.

 

Enfim, qual dos métodos aplicar?

 

DESIGN THINKING possibilita:

– Utilizar a criatividade para a busca de soluções

–  Inovar

– Fomentar o processo: ideias disruptivas – discussão crítica – conclusão assertiva.

 

Por sua vez, o CANVAS traz as seguintes vantagens:

– Facilitar a aplicação de ideias de forma estruturada e efetiva.

–  Unificar a linguagem, garantindo o perfeito entendimento de todos.

–  Identificar e organizar o processo de gestão de forma lógica.

–  Propiciar a flexibilidade de ideias até se chegar a um consenso.

 

E quais as vantagens que podemos destacar como comuns entre ambos?

Pode- se dizer que as maiores vantagens de ambos são:

– Criação de um clima descontraído e inspirador.

– Envolvimento da equipe.

– Valorização das pessoas num ambiente colaborativo, que favorece explorar o seu potencial produtivo.

– Favorecimento de novos insights

– Cocriação dentro da sua realidade dos participantes.

– Atração e retenção dos stakeholders.

 

Enfim, o DESIGN THINKING-CANVAS são metodologias que levam à criatividade, inovação e mudança, sendo que ambas são fontes da melhoria contínua de práticas de gestão.

 

Dessa forma, é minimizada, de forma contínua e exponencial, a distância entre onde sua empresa e organização estão e onde querem chegar.