Por Vladimir Lima
- Os mercados externos amanhecem com viés positivo, particularmente nas bolsas asiáticas. Em Xangai, o índice acionário sobe de maneira mais expressiva, dando sequência à tendência de alta desde o retorno do ano novo lunar chinês. Houve alguns indicadores econômicos mais favoráveis no país, como os dados de comércio externo e mesmo as estatísticas de crédito, que ensaiam uma melhora. Ademais, o tom mais promissor nas negociações sobre a disputa comercial com os EUA é outro fator que deve ajudar a traçar perspectivas melhores na China.
- Nos EUA, o S&P-500 continua se fortalecendo e agora acumula alta de 18% desde as mínimas de dezembro. Com esta dinâmica, nosso mercado também acaba beneficiado, principalmente se somarmos o impulso dado pelo noticiário que trata da reforma previdenciária.
- Nos próximos dias alguns dos eventos de destaque no exterior serão a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, documento que deve reforçar a ideia de que a orientação atual é a manutenção da liquidez ampla. Alguns números de atividade, segundo o indicador PMI, também serão conhecidos para as das principais economias em fevereiro. Na Zona do Euro é aguardado algum sinal de acomodação da forte perda de ritmo dos últimos meses.
- A pesquisa Focus do Banco Central não trouxe nenhuma alteração relevante no quadro de projeções dos economistas para as principais variáveis macroeconômicas. No âmbito da inflação, a mediana de consenso dos analistas para o IPCA é de 3,87% em 2019, e de 4,0% em 2020. A falta de uma maior aceleração da atividade econômica nos últimos meses, tendo como base os dados conhecidos até então, dão o tom de que o nível de ociosidade é ainda muito alto e, portanto, existem alas que defendem algum afrouxamento adicional na política monetária.
- É preciso lembrar, também, que no próximo dia 26, o Senado Federal irá promover a sabatina do novo indicado ao cargo de presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Dificilmente os parlamentares apresentarão maiores resistências ao seu nome, e o mercado estará atento às suas primeiras declarações a fim de atribuir probabilidades sobre qual seu prognostico frente a essa questão.