Organização, proatividade e responsabilidade são algumas das qualidades mais admiradas e procuradas em um promotor de vendas. Por ser uma profissão que não tem uma formação específica, somente cursos e treinamentos, é uma área que depende muito do esforço e empenho individual.
Por isso, para conseguir se destacar, é preciso mais do que somente abastecer gôndolas, registrar a falta de produtos no estoque, expor o material de merchandising e verificar a precificação. É necessário se dedicar e “caprichar” um pouco mais.
Separamos algumas dicas para esses profissionais se destacarem em suas carreiras, confira:
– USE E ABUSE DA CRIATIVIDADE
Um bom promotor não deve se contentar com o simples, em só expor o produto, deve fazer isso de maneira criativa para atrair ainda mais a atenção do shopper e impulsionar as vendas.
Quando existir um problema, crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.
– SEJA O MAIS ORGANIZADO
Organize-se, programe-se com antecedência.
Planejamento é essencial para que o roteiro seja cumprido conforme o esperado. Pesquise qual itinerário para chegar às lojas que precisa visitar, qual é a melhor forma de deslocamento, faça o uso correto das ferramentas e aplicativos que auxiliam no registro das informações como seu check-in e check-out. E se por acaso houver algum contratempo, avise seu supervisor, pois sinceridade é muito importante nesta área.
– TENHA TOTAL CONHECIMENTO DO PRODUTO/SERVIÇO
Essa dica é óbvia, mas precisamos enfatizar pois muitos promotores não têm conhecimento sobre o produto ou serviço que estão expondo. É necessário conhecer todos os benefícios e os diferenciais, o que o torna melhor do que os concorrentes.
Essa dica é ainda mais importante se for uma ação de degustação ou demonstração de algum produto, você tem que ter certeza do que está mostrando e garantindo ao shopper.
– SUGIRA MELHORIAS QUANDO NECESSÁRIO
Muitas vezes o supervisor não pode acompanhar de perto tudo que acontece no seu dia-a-dia, por isso, quando perceber que algo está te atrapalhando ou que tem algo errado, sugira melhorias, tanto em processos, como em ferramentas ou até na rotina de trabalho.
Conversar e sugerir suas ideias mostra seu comprometimento, faz com que seja visto como um colaborador interessado e participativo.
– BUSQUE SEMPRE O APRIMORAMENTO DE SEU CONHECIMENTO
Esteja sempre atualizado sobre a sua área de atuação, faça pesquisas e busque por cursos profissionalizantes, hoje existem muitos gratuitos que podem ajudar. Quanto mais você investe no seu desenvolvimento, mais chances terá de ser reconhecido.
– ESTEJA ATENTO AO SEU REDOR
É seu dever observar o comportamento e os hábitos do shopper, verifique como eles recebem a promoção da marca em que você está trabalhando, estude os produtos concorrentes, seja estrategista!
Você deve ter em mente que é um profissional essencial na área de Trade Marketing, e que sua atitude no PDV pode alavancar as vendas da marca.
Com essas dicas, você será um promotor essencial para o time e conseguirá se destacar!
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Fontes: https://clubedotrade.com.br/blog/promotor-de-vendas/
Promotor de vendas: o que faz e como desempenhar bem essa função