Trata-se de uma ótima forma de gerar engajamento com sua marca por associá-la a uma agradável experiência para o shopper.
Os Trucks mais comumente utilizados em ações promocionais são os Food trucks exclusivos das marcas.
Eles costumam agradar o público por serem inovadores na forma de gerar experimentação, afinal, eles podem estar presentes, além dos pontos de venda, em diversos eventos, como os de música, por exemplo.
Os resultados para ações promocionais com Food Trucks costumam ser impressionantes.
Algumas empresas chegaram a registrar um aumento de 200% nas vendas do produto nas datas em que o Truck está presente nos pontos de venda.
Construtoras e incorporadoras também enxergaram uma grande oportunidade nesta nova tendência para promover seus lançamentos já que o grande desafio é atrair pessoas para os estandes de vendas.
Para aumentar a divulgação e estimular a visitação em seus estandes, fazem ações de divulgação nas principais empresas no entorno do terreno, informando que estão trazendo para a região um almoço e um espaço diferente e oferecendo ainda um brinde para aqueles que passam pelo atendimento com o corretor do empreendimento.
O custo de transformação do veículo depende da complexidade do projeto, mas se tornou muito mais acessível nos últimos tempos, já que existe hoje uma maior oferta de empresas em SP que oferecem esse serviço.
O investimento que acaba impactando e que pode comprometer o seu retorno é a locação do veículo.
Por isso, uma possível saída para a redução dos custos é a compra do veículo, desde que o período de duração da ação seja calculado para que haja uma boa diluição do custo pelos meses trabalhados e que o incremento do volume de vendas no período justifique o investimento.
Outra possibilidade é a que várias empresas estão buscando: fazer parcerias.
É o caso da incorporadora que fez parceria com uma marca de Salsichas Especiais e a empresa organizou o primeiro food truck de comida kosher para seu lançamento em Higienópolis, que é um reduto da comunidade judaica em São Paulo.
Outros casos são de parcerias das marcas com Food Trucks já famosos e consagrados pelo público, onde é feita uma permuta de produtos e uma divisão de despesas, beneficiando tanto o dono do Truck como as marcas parceiras.
É bom lembrar ainda que trucks podem ser transformados em várias outras iniciativas, além de Food Trucks.
E várias empresas já estão aderindo a eles.
Existem empresas hoje investindo em Trucks para outros fins, como Laboratórios que oferecem exames de saúde para o público ou Trucks para cuidados de Pets.
A Compart tem feito muitas ações de truck de grande sucesso e ajuda seus clientes a ter excelentes resultados nessas ações.