Profissional de trade marketing – Você sabe o que faz um profissional de Trade Marketing? Ele é, basicamente, o elo da corrente entre as Vendas e o Marketing de uma empresa.
Sua missão principal não é nem o pensamento estratégico em longo prazo e nem a tática imediata da venda, mas sim a otimização das transformações de planos de ação em práticas bem-sucedidas.
No post de hoje, você vai entender melhor como é o dia a dia desse colaborador cada vez mais importante para o sucesso das empresas. Acompanhe!
Ponte para os bons resultados
O primeiro item da lista diária de coisas a fazer de um profissional de Trade Marketing é: entender o comportamento dos clientes em relação ao produto/serviço da empresa. Em outras palavras, aplicar um olhar atento sobre o PDV e as conversões realizadas pelo varejo.
Essa análise é tão crucial quanto variável. Em cada segmento de mercado e, às vezes, em cada marca, os clientes se comportam de um modo específico e os gargalos nas vendas aparecem de forma particular.
Um olho no peixe e outro no gato
Mas não adianta se tornar apenas um “porta-voz” do setor de Vendas: é preciso estar em sintonia com os posicionamentos e filosofias definidos pelo Marketing.
Muitas vezes, a simples distância entre os dois setores faz com que discrepâncias se mostrem e, consequentemente, que os resultados sejam aquém do esperado. O Trade precisa estar atento a isso para posicionar cada um dos parceiros em relação ao outro, quando necessário.
Diálogo constante
Para isso aconteça, o profissional de Trade Marketing precisa ter um perfil de quem gosta de “colocar a mão na massa” sem menosprezar a importância de uma visão estratégica.
O posicionamento de um produto no PDV, a identificação de possibilidades de otimização de custos, a ponderação de novos posicionamentos de marca com base em dados de sazonalidade, tudo isso é competência do Trade. Ter um bom relacionamento com os demais funcionários da empresa é indispensável.
A palavra é: multidisciplinaridade
Essa melhoria constante na relação entre o varejo e o fabricante nasce, como já falamos, de uma visão multidisciplinar — e isso se reflete nas tarefas do dia a dia.
Estão entre as principais atividades do Trade: controlar verbas promocionais, disseminar e implementar em campo as estratégias de marketing, execução de eventos no PDV, controlar o giro de produtos no varejo, controlar prazo de entrega e disponibilidade do produto, detectar oportunidades de negócios em cada canal de distribuição, entre outras.
É preciso ter um foco competente e fundamentado, mas holístico, para o reflexos entre planejamentos e conversões em vendas o tempo todo.
Tríplice parceria
Vendas, Marketing e Trade Marketing são parceiros do mesmo nível de importância. Nesse caso, importam menos as diferenças de organograma de cada empresa e mais o entendimento de que esses três tipos de funcionários precisam atuar em conjunto para os bons resultados sejam alcançados.
Um aprimora o desempenho do outro, na medida em que se atenta para questões que poderiam ser negligenciadas. Com esses focos bem definidos, a engrenagem como um todo roda com muito mais fluidez.
Transitando entre mundos diferentes, embora muito próximos, focado sobretudo na experiência da compra e atento à execução das estratégias e planejamentos de longo prazo a cada segundo. O dia a dia de um Trade Marketing não é para muitos, mas os poucos que se identificam encontram um cotidiano instigante e desafiador.
E você, já estava familiarizado com essa função? Como você acredita que ela pode ajudar — ou já ajuda — nos resultados de sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências e assine nossa newsletter para receber outros artigos sobre o assunto!