Atuação dos promotores de venda em campo – A maneira como os produtos de uma marca estão posicionados nos PDVs e como eles são apresentados para os clientes fazem toda a diferença na hora da venda. É aqui, inclusive, que entra o papel do promotor de vendas, profissional que faz a ligação da marca com o público, trazendo mais consumidores para conhecer o(s) produto(s) e, consequentemente, consumi-lo(s).
Os promotores de vendas têm um importante papel dentro do PDV, sendo responsáveis por assegurar que os produtos não faltem nas prateleiras, assim como elaborar um mix de acordo com a estratégia de marketing e posicioná-los adequadamente, deixando a marca mais evidente para o seu público-alvo. Saiba mais sobre o assunto!
A importância desse profissional em campo
Em um passeio no shopping ou em um supermercado, você já deve ter visto uma pessoa com uma bandeja oferecendo “amostras grátis” para quem passar por ali. Certo? Outro exemplo prático: você está no mercado e encontra uma senhorita muito sorridente e alegre, organizando os produtos de uma determinada marca na gôndola, oferecendo informações e as melhores indicações/benefícios que aquela escolha trará para o cliente.
Nesses dois casos, podemos ver uma das funções essenciais dos promotores de venda em campo: estreitar o relacionamento da marca com o consumidor final, seja por meio de uma degustação, com informações específicas sobre um determinado produto ou, mais importante, apresentando um diferencial para que o seu produto ganhe mais destaque no PDV e caia no gosto do público.
Além disso, o promotor de vendas também é o profissional responsável por montar os displays e posicioná-los estrategicamente dentro do PDV, visando a melhor exposição dos produtos e seu posicionamento dentro do estabelecimento.
Por meio da abordagem, da postura da marca (do representante) perante o consumidor, precificação dos produtos, contato e muita informação relacionada ao produto, o promotor de vendas tem o potencial de fidelizar clientes, fazendo com que eles percebam o valor e os benefícios que os seus produtos trarão para suas vidas e voltem a consumi-los posteriormente.
Desafios a serem vencidos
O time de vendas e o departamento de marketing precisam estar alinhados com os promotores de vendas, tanto para reportar problemas, evitar o esgotamento dos produtos nas prateleiras, a perda de espaço para os concorrentes quanto para implementarem estratégias mais agressivas e que traga mais resultados para a empresa.
De acordo com estudos da área, cerca de 70% da decisão de compra é feita no momento em que o cliente está olhando para as prateleiras. Dentro desse grupo, 50% fazem a escolha de forma inconsciente, ou seja, seleciona o que vai levar de acordo com o que está vendo ali na gôndola.
Levando isso em consideração, podemos dizer que o promotor de vendas é essencial para uma empresa conquistar um PDV, seja com uma melhor exposição da marca ou, então, de um contato mais humanizado com o público que deseja alcançar.
Seja como for, os promotores de vendas são muito importantes para a saúde de qualquer empresa. Sem eles, dificilmente uma marca se destacará entre as centenas de opções que aparecem todos os dias.
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