Como aumentar o retorno sobre o investimento das estratégias de Trade Marketing?

Estratégias de Trade Marketing – Profissionais envolvidos com trade marketing já devem estar habituados a lidar com a pressão pelo Retorno Sobre o Investimento (ROI) na realização das suas atividades. Especialmente, quando o investimento é alto, como é o caso das ações promocionais. Afinal, é extremamente importante garantir que o investimento realizado esteja sendo lucrativo e alcançando os resultados esperados.

No entanto, para o que o ROI seja alcançado nas promoções, conforme o planejado, é importante que sejam tomados alguns cuidados. Veja a seguir 4 dicas que poderão ajudar a superar as suas expectativas. Confira!

Defina o propósito das promoções para ter um maior retorno sobre o investimento

Antes de anunciar a realização de uma promoção ou qualquer novidade sobre o seu negócio, invista em planejamento. É preciso que todas as ações estejam com as metas bem definidas e sejam entendidas por todos os membros da sua equipe.

Ações como brindes, demonstrações e degustações é uma ótima oportunidade de proporcionar uma experiência positiva ao seu público. Mas não se esqueça de sempre verificar se você não está gastando demais em ações que não estão dando bons resultados. Acompanhe as métricas de perto!

Aqui, vale investir em uma forma de se comunicar e relacionar com o consumidor.

É importante que os consumidores compreendam a mensagem que sua marca deseja passar. Lembre-se que uma das maneiras de se aproximar do público-alvo é por meio das redes sociais.

Use a abuse da criatividade

Para atrair a atenção dos consumidores, é preciso ser muito criativo, ainda mais em um mercado tão competitivo. Por conta disso, vale investir em formas inovadoras e sair do senso comum, apostando em estratégias diferentes. Com isso, o sucesso é mais garantido e a fidelização do público-alvo também.

As promoções, nesse aspecto, podem ajudar bastante, desde que sejam colocadas em prática de uma maneira diferente. De que forma?

Uma boa dica é pesquisar o que mercados estrangeiros estão fazendo de diferente e inovador. Claro que você não seguirá à risca, até porque os públicos são diferentes, mas com certeza, isso vai estimular sua imaginação e criatividade para ações diferenciadas.

Defina um calendário promocional

Uma das maneiras de conquistar ainda mais a fidelidade dos clientes e chamar a atenção de possíveis consumidores é apostar em promoções. Para isso, é necessário estimular quais momentos do ano essa tática será colocada em prática e em quais períodos.

Nesse quesito, é fundamental conhecer as estratégias de seus concorrentes e de que forma eles trabalham com promoções. A sua estratégia deve ser criada em torno deles, mas de forma diferenciada, para maximizar as oportunidades de conversão dos clientes para a sua marca.

Selecione bem as pessoas da sua equipe

A sua marca pode comercializar os melhores produtos ou serviços, mas nada adianta se o atendimento não for bom no ponto de venda. Por isso, se você tem como desejo vender e conquistar a lealdade dos consumidores, selecione bem a equipe de campo.

Pode até parecer algo banal, mas contar com uma equipe composta por pessoas solícitas, sorridentes e que gostam de conversar, com toda a certeza, influenciará diretamente no retorno sobre o investimento.

É preciso que a equipe conheça muito bem os produtos ou serviços. Só assim eles serão capazes de vendê-los.

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