4 dicas para um merchandising de impacto

Merchandising de impacto – Pensando em alavancar vendas e não sabe como? São muitas as alternativas, e dentre elas podemos destacar o merchandising como uma das mais eficazes. Seu objetivo é exibir produtos e marcas de forma estratégica, aumentando a percepção do público e a rotatividade? Com uma aplicação de algumas técnicas nos pontos de venda é possível conseguir isso, aumentar os lucros e otimizar os custos — como gastos com material e treinamento.

Confira em nosso artigo algumas das melhores técnicas de merchandising disponíveis no mercado!

Destaque

Ponto focal é o foco dado pela visão dos clientes aos produtos dispostos nas mais variadas alturas da prateleira. Ele costuma se dividir em 4 níveis: no nível 1, que fica na altura dos olhos do consumidor, deve-se colocar os produtos novos, em promoção ou itens de grande valor agregado, que exijam constante exibição. Já o nível 2 fica um pouco mais abaixo, não tão em evidência, e é recomendado para produtos de marcas reconhecidas e com forte presença no mercado, ou seja, que não necessitam de exposição contínua.

Os níveis 3 e 4 são, respectivamente, o ponto mais alto e o mais baixo que a visão do cliente alcança. Nestes níveis focais entram os produtos de menor valor agregado e peças de comunicação visual, como banners e identificadores da marca. Para garantir a exibição correta de seus produtos nas mais variadas lojas, deve-se criar um planograma de produtos e respectivos níveis, a ser entregue aos vendedores finais.

Demonstre

Expor os produtos montados aumenta consideravelmente a atenção e o impulso de compra do cliente, especialmente se em uma gôndola ou ponto exclusivo, quando comparadas aos mesmos itens expostos em caixas. Também é interessante criar um ambiente em torno do produto exposto. Por exemplo, expor bonecos de ação em meio a um cenário especialmente preparado. A clientela, especialmente crianças e jovens, é fortemente atraída por exposições dinâmicas e ativas.

Caso o estoque de seu produto esteja em baixa, não deixe que a prateleira tenha espaços vazios visíveis! Os rótulos devem estar todos alinhados à frente, dando uma impressão visual de grande disponibilidade e gerando impacto positivo no cliente. É importante ressaltar o cuidado com os prazos de validade: os itens que vencerão mais cedo devem sempre ficar na frente!

Potencialize

É necessário lembrar ao comprador que o seu produto está ali disponível para compra. Para isso, invista na promoção do produto por meio das pontas de gôndola, ilhas promocionais, terminais refrigerados, check stands e afins.

Atraia

Com uma concorrência cada vez maior, não basta apenas posicionar seu produto da maneira correta: é preciso chamar atenção para sua marca, atrair e fidelizar o cliente. Invista em produtos de divulgação da marca, como ilhas promocionais, displays e totens. Com os avanços tecnológicos, itens como telas LED e projeções de hologramas estão acessíveis – use-os para destacar sua marca!

Neste artigo, falamos sobre algumas das técnicas de merchandising que ajudam a alavancar vendas. Vale lembrar que além de tudo o que falamos, usar a criatividade e o bom senso é indispensável no momento de planejar o merchandising nos pontos de venda. Agora é hora de colocar tudo em prática, orientar os lojistas com um bom planograma e ver as vendas dispararem!

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