Conheça as 5 estratégias essenciais para fidelizar clientes

Fidelizar clientes é a meta mais importante para a sobrevivência no mercado competitivo, mas manter um relacionamento a longo prazo não é nada simples. Para que isso aconteça, é preciso investir em empatia e ser pró-ativo em todos os processos de venda e, inclusive, no pós-venda, procurando ser diferente e exclusivo nas abordagens.

Dessa forma, o cliente ficará satisfeito, continuará voltando e indicará sua marca para outras pessoas. Mas como alcançar isso? No post de hoje, selecionamos cinco estratégias essenciais que podem te auxiliar a conquistar de vez seu público-alvo e fidelizar clientes.

Conheça seus clientes

Esse é ponto de partida para quem deseja tornar o cliente leal à marca. Além dos dados básicos como nome, endereço, telefone e e-mail, registre os contatos estabelecidos e gerencie seu histórico de compras. Além disso, procure elaborar enquetes simples e atrativas para conhecê-lo melhor. Com essas informações, você pode definir a maneira mais adequada de atendimento para cada cliente, oferecendo bonificações, produtos e serviços personalizados.

Cause uma boa primeira impressão

Permita que o cliente sinta-se único desde o primeiro contato. Já que todo o andamento do processo de vendas pode ser feito pelos concorrentes, fazer com que o seu nicho tenha uma boa primeira impressão é um grande diferencial!

Para fazer do atendimento empático um hábito, seus colaboradores precisam ser treinados para atender o público-alvo exatamente como eles mesmos gostariam de ser atendidos. Uma equipe devidamente capacitada não insiste nos produtos ou serviços que acha que é melhor para o cliente, e sim absorve os sinais emitidos pelo possível comprador e conduz o atendimento de acordo com suas preferências e necessidades.

Até a abordagem agressiva pode ser utilizada, dependendo do andamento da conversa e do perfil do consumidor. Isso é possível se o vendedor se colocar no lugar do comprador. Se o cliente que entra por sua porta ou liga para você percebe essa empatia e atenção desde o primeiro atendimento, fica muito mais fácil fidelizá-lo.

Chame a atenção dos clientes

Estabeleça regularmente uma comunicação empática, especialmente com os clientes já fidelizados. Se a sua empresa tem novidades para contar, como lançamento de produtos, ofertas e promoções, avise-os com antecedência para elevar a expectativa de compra.

Inove nas formas de transmitir informações da sua empresa para dar um plus no interesse do seu nicho. Crie algo que mantenha o cliente sempre antenado com sua marca. Informativos, newsletter e revistas são meios muito eficazes para prolongar o relacionamento a longo prazo — além, claro, de investir em uma presença forte nas redes sociais.

Tenha uma ouvidoria

Os clientes, por necessidade, gostam da possibilidade de entrar em contato com a empresa, dar sugestões de melhorias, fazer reclamações, tirar dúvidas, buscar soluções, entre outras coisas. Considerando os diversos perfis de clientes do seu estabelecimento, é preciso implantar uma ouvidoria flexível e acessível para todos.

Portanto, ofereça modalidades de contatos que permitam que o cliente escolha qual é a opção mais viável para ele. Geralmente, o público mais velho prefere usar o telefone, enquanto os jovens, que vivem conectados, preferem comunicar-se através da internet. Vale frisar que é preciso que os problemas ou soluções sejam resolvidos com rapidez e eficiência, independentemente dos canais disponíveis.

Monitore os processos

Toda atividade exercida durante os atendimentos deve ser monitorada para a fidelização de clientes, seja a campanha de lançamento de um produto ou um e-mail marketing. Para que isso se concretize, tenha uma equipe proativa focada em resultados e utilize um bom CRM.

Encare o monitoramento com estímulo e incite a sua equipe a fazer o mesmo: quanto mais você acompanha, melhor você conhece as preferências e anseios do seu público-alvo. Com isso, a sua capacidade estratégica aumentará consideravelmente.

E então, pronto para implantar nossas sugestões de estratégias para fidelizar clientes? Agora, que tal compartilhar este posts nas suas redes sociais para incitar uma discussão produtiva?