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  • 8 pontos para avaliar se sua empresa possui um bom Planejamento de Trade Marketing

    Um bom planejamento de Trade Marketing exige atenção e muita análise, afinal, manter o melhor posicionamento em canais de vendas, levantar quais os materiais de merchandising mais adequados para seus produtos e encabeçar ações promocionais de qualidade precisam de um olhar prévio, cálculo de custos efetivo e, muitas vezes, uma disputa ferrenha pela verba disponibilizada pela empresa para fortalecer sua marca no mercado.

    Normalmente, os meses de agosto a novembro são, para os gerentes da área, os mais desafiadores, já que é neste período que todo o planejamento para o ano seguinte é realizado minuciosamente. Como sempre, para conceber um plano bem elaborado, existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado, principalmente quando o assunto é avaliar se sua empresa mantém um planejamento viável e muito bem fundamentado.

    Mas, como saber se o seu planejamento de Trade Marketing foi bem elaborado? Como analisar se sua empresa está aproveitando todas as oportunidades? Para te ajudar, selecionamos alguns dos pontos que não podem ser deixados de fora do seu planejamento de Trade Marketing. Confira todos eles, responda cada pergunta e avalie se você está no caminho certo:

    Você avalia seus resultados anteriores?

    O primeiro passo para ter sucesso em qualquer planejamento futuro é avaliar quais os resultados obtidos anteriormente. A partir de todos estes números, é possível idealizar um objetivo concreto e verificar se há recursos suficientes para alcançá-lo, como membros na equipe, verba para investimentos, plataformas e aplicativos de apoio, entre outros.

    Você analisa tendências e estuda seus concorrentes? 

    Conhecer o cenário atual e estar por dentro de todas as tendências para a área é sempre fundamental para que seu planejamento esteja no rumo certo. Outro fator importante é saber como seus concorrentes estão posicionados, para ter uma base de como trazer mais inovação para seus projetos.

    Você estudou os comportamentos de compra e consumo? 

    O levantamento do cenário de compra e consumo é imprescindível para analisar o modo como o consumidor se comporta, se tornando fundamental para compreender como gerir cada etapa do seu planejamento, desde a definição de categorias, avaliação do merchandising, auxiliar na definição de ações promocionais e até mesmo mensurar a atratividade dos seus produtos.

    Reuniu as equipes e levantou novas ideias? 

    Para obter novos resultados é preciso colocar novas ideias em prática. Para isso, nada melhor que reunir toda a equipe de trade, vendas e shopper marketing e ouvi-los. Cada um deles poderá trazer novas visões e oportunidades ainda não exploradas em seus planejamentos anteriores, além de levantar quais as ações realizadas em outros anos que podem ser retomadas, modificadas ou ainda totalmente descartadas e/ou substituídas.

    Já identificou e dimensionou o valor de novas oportunidades? 

    Dentro da área de Trade Marketing, avaliar as melhores oportunidades é aumentar a eficiência do seu projeto. Isto significa que você deve buscar novas formas de fazer ainda mais com os mesmos recursos (ou até mesmo reduzindo custos), pensando constantemente se todas as suas ações e oportunidades são economicamente viáveis para aumentar a força de seus esforços.

    Para medir tudo isso com efetividade, é importante quantificar gastos e ganhos financeiros em um cenário “macro”, visando sempre sua margem de lucro ou vendas. Se a resposta a esta oportunidade não for satisfatória, o melhor é descartá-la ou estudar outras formas de executá-la com uma taxa de investimento menor e um retorno mais efetivo.

    Elaborou um plano tático completo? 

    É fundamental que, após levantar todas as informações para elaborar seu planejamento, selecionar quais ações são necessárias e quais oportunidades serão utilizadas, você comece a desenvolver um plano tático completo que inclua cada etapa do projeto. Faça um check list e verifique se os desdobramentos de cada ação, a viabilização de todos os processos dentro da sua equipe, a mecânica, os resultados estimados, os custos e os riscos de cada uma das campanhas estão detalhados neste plano.

    Levantou todos os possíveis riscos do mercado? 

    Problemas com mercadorias e fornecedores, cenário econômico, mudanças corporativas, dificuldades práticas na execução do projeto e muitos outros fatores podem prejudicar ou até mesmo mandar por água a baixo todo o seu projeto de Trade Marketing. Por isso é fundamental analisar e levantar todos os riscos possíveis antes de colocar seu projeto para funcionar, dando uma margem viável de tempo para resolver os possíveis problemas que aparecerem pelo caminho.

    Existe um “plano B”?

    Se você levantou todos os riscos e ainda assim se planejou para executar o projeto como planejado, deve saber que nem sempre é possível resolver os problemas de imediato. Para evitar a perda de tempo e recursos, o ideal é já deixar um “plano B” bem elaborado sempre à mão, com ações fáceis de realizar rapidamente e focado em alto impacto de resultados, pensando em cada etapa do planejamento e já contando com outros imprevistos.

    Apesar de não ser obrigatório, a elaboração de um bom “plano B” demonstra ainda mais comprometimento com seu planejamento, afinal, ninguém deseja que seu projeto corra riscos, mas identificá-los e se preparar para enfrentá-los é maduro e soma pontos para a equipe.

    Você levou em conta estes pontos quando elaborou o seu planejamento?

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  • Dicas para tornar o comprador fiel a sua marca

    Comprador fiel a sua marca – Em meio ao atual cenário econômico brasileiro,  incrementar as vendas já é um grande desafio.  E nesse contexto, como fazer para  converter o shopper, que é quem realiza a compra – mas que não necessariamente é o consumidor do produto ou serviço -, em um buyer,  comprador fiel à marca?

    São inúmeras barreiras a serem enfrentadas.

    De acordo com um estudo realizado pela agência global de comunicação Cohn & Wolfe, apenas 19% dos brasileiros acreditam que as marcas são “abertas e honestas”. Este índice está abaixo da média global de confiança, de 22%. A análise mundial mostrou que três quartos dos consumidores não veem as marcas como autênticas, com baixo reconhecimento em quesitos como “fazem o que prometem”, “assumem responsabilidade por suas ações” e “fazem do mundo um lugar melhor”. Para o levantamento, a agência considerou quase 12 mil consumidores em 14 mercados, incluindo o Brasil.

    Outra questão impactante é o amplo acesso à informação.

    Hoje, a tecnologia possibilita que o shopper navegue pelas ofertas do mundo virtual e obtenha empoderamento suficiente para interagir com as marcas  a qualquer momento e lugar.

    Ele está mais exigente, sempre buscando novidades e melhores experiências de compra.

    Diante deste cenário, o profissional de trade marketing precisa compreender a fundo o processo de compra para criar estratégias eficientes de fidelização,  e com isso, alavancar as suas vendas.

    Uma boa dica para impactar o shopper é promover ações promocionais nos pontos de vendas (PDVs), seja um sorteio, um vale-brinde, comprou/ganhou ou mesmo uma degustação.

    Acompanhe, abaixo, uma breve análise das ações  mencionadas:

    Sorteio – É notável como o sorteio pode envolver e impactar um grande número de pessoas, pela visibilidade que ela gera.

    A dica para o sucesso das  promoções é que tenham mecânica de participação simples, prêmios em grande quantidade e de alto valor percebido e, de preferência, formas diferenciadas de premiação.

    Vale-brinde – Ação lúdica que aumenta muito as vendas por impulso no PDV. Diferentemente do sorteio, a ação de vale-brinde faz uso de prêmios de baixo valor o que amplia o número de pessoas contempladas. Com um maior volume de ofertas de prêmios é possível aumentar a percepção dos participantes das chances de ganhar e assim, ter um grande número de adesões à campanha..

    Comprou/Ganhou – Esta é uma ação direta e poderosa no rápido incremento das vendas por impulso, pois contempla o consumidor no ato da compra. Aqui, o que garante o sucesso é a escolha do brinde certo para a promoção do produto no PDV,  ou seja, que esteja alinhado com o posicionamento estratégico que a marca almeja atingir.

    Degustação – Promoções que envolvem a degustação de produtos são excelentes para promovê-los principalmente em lançamentos ou em reformulações.

    É uma ação que contribui muito para construir a percepção dos atuais consumidores sobre novas ofertas, bem como atrair novos clientes que experimentam, aprovam e compram o produto na hora.

    Mas, antes de definir a  estratégia e a ação tática a ser adotada, o importante é conhecer bem quais fatores são relevantes para que o shopper tome a sua decisão de compra , o perfil do target e as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades das ações promocionais.

    Afinal, como profissional de trade marketing, é preciso saber fazer as escolhas certas.

    Acredite:  seu resultado poderá ser surpreendente!