O que são DESIGN THINKING e CANVAS?
O DESIGN THINKING, traduzido como “pensar graficamente”, é uma ferramenta utilizada para a otimização de geração de ideias inovadoras e diferenciadas.
O objetivo é pensar “out of the box”, desenhar essas ideias criativas e implantá-las de modo a garantir a inovação, a partir das necessidades de todos os stakeholders.
Já o CANVAS é uma metodologia que facilita visualizar todas as soluções possíveis.
O método busca organizar, em uma única folha, ideias para atingir os resultados que gerem um grande impacto. Essa organização das ideias é realizada através do preenchimento de um mapa com diversos campos.
Ambos utilizam post-its, para que as ideias possam ser facilmente complementadas e ajustadas ao longo do processo.
Para que servem ?
Servem para todas as empresas que querem aumentar o seu crescimento e rentabilidade, de forma reconhecida e remunerada.
Por que aplicar esses métodos?
O DESIGN THINKING e o CANVAS devem ser aplicados quando há necessidade de se mapear a gestão, compreender os conceitos e técnicas da gestão moderna e ter uma abordagem simples e direta para utilização imediata.
Como aplicar?
Reunindo a equipe de modo que todos possam pensar colaborativamente, com o único objetivo de buscar novas ideias e soluções para os problemas.
Enfim, qual dos métodos aplicar?
O DESIGN THINKING possibilita:
– Utilizar a criatividade para a busca de soluções
– Inovar
– Fomentar o processo: ideias disruptivas – discussão crítica – conclusão assertiva.
Por sua vez, o CANVAS traz as seguintes vantagens:
– Facilitar a aplicação de ideias de forma estruturada e efetiva.
– Unificar a linguagem, garantindo o perfeito entendimento de todos.
– Identificar e organizar o processo de gestão de forma lógica.
– Propiciar a flexibilidade de ideias até se chegar a um consenso.
E quais as vantagens que podemos destacar como comuns entre ambos?
Pode- se dizer que as maiores vantagens de ambos são:
– Criação de um clima descontraído e inspirador.
– Envolvimento da equipe.
– Valorização das pessoas num ambiente colaborativo, que favorece explorar o seu potencial produtivo.
– Favorecimento de novos insights
– Cocriação dentro da sua realidade dos participantes.
– Atração e retenção dos stakeholders.
Enfim, o DESIGN THINKING-CANVAS são metodologias que levam à criatividade, inovação e mudança, sendo que ambas são fontes da melhoria contínua de práticas de gestão.
Dessa forma, é minimizada, de forma contínua e exponencial, a distância entre onde sua empresa e organização estão e onde querem chegar.