Comprador fiel a sua marca – Em meio ao atual cenário econômico brasileiro, incrementar as vendas já é um grande desafio. E nesse contexto, como fazer para converter o shopper, que é quem realiza a compra – mas que não necessariamente é o consumidor do produto ou serviço -, em um buyer, comprador fiel à marca?
São inúmeras barreiras a serem enfrentadas.
De acordo com um estudo realizado pela agência global de comunicação Cohn & Wolfe, apenas 19% dos brasileiros acreditam que as marcas são “abertas e honestas”. Este índice está abaixo da média global de confiança, de 22%. A análise mundial mostrou que três quartos dos consumidores não veem as marcas como autênticas, com baixo reconhecimento em quesitos como “fazem o que prometem”, “assumem responsabilidade por suas ações” e “fazem do mundo um lugar melhor”. Para o levantamento, a agência considerou quase 12 mil consumidores em 14 mercados, incluindo o Brasil.
Outra questão impactante é o amplo acesso à informação.
Hoje, a tecnologia possibilita que o shopper navegue pelas ofertas do mundo virtual e obtenha empoderamento suficiente para interagir com as marcas a qualquer momento e lugar.
Ele está mais exigente, sempre buscando novidades e melhores experiências de compra.
Diante deste cenário, o profissional de trade marketing precisa compreender a fundo o processo de compra para criar estratégias eficientes de fidelização, e com isso, alavancar as suas vendas.
Uma boa dica para impactar o shopper é promover ações promocionais nos pontos de vendas (PDVs), seja um sorteio, um vale-brinde, comprou/ganhou ou mesmo uma degustação.
Acompanhe, abaixo, uma breve análise das ações mencionadas:
Sorteio – É notável como o sorteio pode envolver e impactar um grande número de pessoas, pela visibilidade que ela gera.
A dica para o sucesso das promoções é que tenham mecânica de participação simples, prêmios em grande quantidade e de alto valor percebido e, de preferência, formas diferenciadas de premiação.
Vale-brinde – Ação lúdica que aumenta muito as vendas por impulso no PDV. Diferentemente do sorteio, a ação de vale-brinde faz uso de prêmios de baixo valor o que amplia o número de pessoas contempladas. Com um maior volume de ofertas de prêmios é possível aumentar a percepção dos participantes das chances de ganhar e assim, ter um grande número de adesões à campanha..
Comprou/Ganhou – Esta é uma ação direta e poderosa no rápido incremento das vendas por impulso, pois contempla o consumidor no ato da compra. Aqui, o que garante o sucesso é a escolha do brinde certo para a promoção do produto no PDV, ou seja, que esteja alinhado com o posicionamento estratégico que a marca almeja atingir.
Degustação – Promoções que envolvem a degustação de produtos são excelentes para promovê-los principalmente em lançamentos ou em reformulações.
É uma ação que contribui muito para construir a percepção dos atuais consumidores sobre novas ofertas, bem como atrair novos clientes que experimentam, aprovam e compram o produto na hora.
Mas, antes de definir a estratégia e a ação tática a ser adotada, o importante é conhecer bem quais fatores são relevantes para que o shopper tome a sua decisão de compra , o perfil do target e as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades das ações promocionais.
Afinal, como profissional de trade marketing, é preciso saber fazer as escolhas certas.
Acredite: seu resultado poderá ser surpreendente!