BUSINESS INTELLIGENCE (BI) E A IMPORTÂNCIA DOS KPIS NO TRADE MARKETING

BUSINESS INTELLIGENCE E SUA EFETIVIDADE

O termo Business Intelligence (BI) refere-se ao processo de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações e transformá-los em ações relevantes que possam ser usadas no dia a dia da organização.
Os times de campo capturam os mais variados indicadores no PDV, como ruptura, estoque virtual, validação de pontos extras, precificação, ações da concorrência entre outros.

Posteriormente, os dados são compilados em relatórios para que o gestor da área juntamente com o BI, possam avaliar e traçar estratégias.
Afinal, pouco adianta cobrir os PDVs (pontos de venda) com grandes equipes e coletar todas as informações se a empresa não estiver preparada para as análises.

O trabalho de BI envolve basicamente projeções e planejamento de estratégias, auxiliando no melhor direcionamento da empresa em determinado segmento e antecipando a tomada de decisões.
E a agilidade na tomada de decisão é fundamental no sucesso das operações de trade marketing.

O trabalho de BI é de fundamental para transformação de dados em indicadores efetivos, importância para a assertividade das ações de trade marketing e, consequentemente, para o resultado de vendas.

 

A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS NO TRADE MARKETING

O departamento de trade marketing tem como desafio alavancar as vendas no sell in e, principalmente, no sell out, impactando diretamente os resultados da indústria e do varejo .
Para isso, a disponibilização de informações estratégicas e a consolidação de uma gestão inteligente são de extrema importância.
Para isso servem os KPIs: para medir a efetividade de processos internos e resultados de mercado.
As informações geradas pelos KPIs colaboram para que a empresa como um todo alcance seus objetivos, afinal, as estratégias de negócio são orientadas por métricas e estas, por sua vez, são baseadas em dados e informações.

Especificamente no trade marketing, além da definição dos indicadores, é de extrema importância definir o método para calcular o ROI, entre outros aspectos da operação.
A má gestão destes indicadores pode gerar uma interpretação equivocada do desempenho da execução.
Quanto ao ROI (o retorno sobre investimento), cada organização acaba adotando diferentes metodologias para o cálculo.
Mas o importante é que ele reflita a relação de custo x benefício do ponto de venda.

E o que devemos lembrar é que é possível tornar as informações mais precisas com o uso de uma boa ferramenta de tecnologia nas operações de Trade.

 

COMPART E BI

A COMPART  oferece a ferramenta proprietária COMPTRADE para coleta e gestão de informações das ações em campo e tem equipes de BI para realização das análises, para otimização dos resultados dos clientes.

Fale conosco.