O Brasil contará com mais de 68 milhões de pessoas acima dos 60 anos segundo dados da ONU
No mundo, a população sênior, ou os “60 mais”, passará dos 2,1 bilhões.
Esse público já representa quase 20% do consumo brasileiro, movimentando cerca de R$ 1,6 trilhão, segundo o IBGE
O que isso significa? Significa que o mercado de pessoas maduras oferece grandes oportunidades de crescimento para as empresas e para quem deseja empreender.
E para entender melhor essa nova tendência de mercado, algumas pesquisas já foram realizadas, que você confere aqui.
O TSUNAMI PRATEADO
A pesquisa nomeada “Tsunami Prateado”, da Pipe.Social e Hype60+, traz um panorama dos brasileiros com mais de 60 anos, apresentando hábitos comportamentais e de consumo, além das principais tendências do mercado sênior brasileiro.
O mapeamento foi feito com 2242 pessoas e mostra que os idosos de hoje têm estilo de vida e hábitos de consumo que antes eram associados aos jovens: namoram online, têm vida sexual ativa, trabalham e continuam buscando aprimoramento intelectual.
Eles têm mais tempo e liberdade para consumir e por essa razão, esse público tem criado novas demandas de produtos e serviços, em diversos setores que vão muito além de saúde, seguros e cuidados.
A pesquisa aponta que setores como alimentação, vaidade e tecnologia como os que mais crescem entre pessoas mais velhas.
A rotina da beleza aparece constantemente nas respostas dos participantes, que citam entre os produtos preferidos, cremes, cuidado com unhas e perfumes
A pesquisa mostrou ainda que faltam marcas que se aproximem deste universo.
A cada 10 consumidores acima de 55 anos, quatro reclamam da falta de produtos e serviços voltados para idosos; as mulheres são as que mais se reclamam (43%).
ESTUDO DO HÁBITO DE COMPRA
Outra pesquisa, realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) fez um estudo para compreender como é o hábito de consumo das pessoas com 60 + no Brasil e se aprofundar na jornada de compra desse público, onde foram avaliados os aspectos mais valorizados no momento da compra.
A SBVC apontou que dentre os mais de 400 participantes da pesquisa, o público com mais de 60 anos, ao mesmo tempo em que utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, também vai aos hortifrútis para o abastecimento de itens perecíveis.
Encarar as filas para o caixa foi motivo de queixa para 84,2% daqueles que frequentam supermercados e para 69,2% que vão a hipermercados.
Nos shopping centers, esse item foi o segundo maior motivo de críticas, com 52,6% de citações na pesquisa.
A falta de atendimento também foi mencionada como um fator prejudicial à experiência de compra, com 52,6% das menções em supermercados e hipermercados, 23,1% nos mercados locais e 21,1% nos shopping centers.
70% dos consumidores 60+ já fizeram compras online e 23,9% já compraram via smartphone. Trata-se de um público já inserido no universo digital. A imagem da população acima de 60 anos que não sabe usar a tecnologia não retrata a realidade atual. Porém, segurança e confiabilidade dos sites ainda são entraves às compras online.
Trata-se de um público que deseja o “touch and feel” do varejo físico.
Por isso, é fundamental atacar os pontos de contato do processo de compra em lojas físicas, que são os mesmos para todos os consumidores, independentemente da idade.
COMO VENDER PARA QUEM PASSA DOS 60?
Vender para esse público é, basicamente, como vender para qualquer faixa etária. É preciso definir o público e conhecer bem o cliente.
3 dicas importantes:
- Não associe suas campanhas, posts ou fotos à velhice ou às representações cômicas.
- Entenda qual a renda do público que você deseja atingir, para definir o que você vai oferecer.
- Seja claro. Os 60 + são mais exigentes e exigem informações mais completas sobre as ofertas, produtos e serviços.
Um dado importante: esse público procura por qualidade e não apenas preço. Aliás, a qualidade dos produtos e do serviço são tão importantes quanto o atendimento.
COMO O PÚBLICO 60+ DESEJA SER ATENDIDO?
O que os shoppers querem é um atendimento por alguém que lhe sirva como um provedor de soluções, buscando achar e ofertar aquilo que melhor atenda às necessidades dele ou às suas expectativas.
No caso dos 60+, soma-se a isso a necessidade de um atendimento sério, que respeite a sua lucidez e poder de decisão.
Por isso, o preparo da equipe de campo é essencial para que o atendente tenha sensibilidade em reconhecer o perfil do cliente, saber o que ele busca e como melhor apresentar as soluções disponíveis. Ele precisa demonstrar que é qualificado para oferecer determinada solução, deter o maior número e conhecimento possíveis sobre os produtos que comercializa e ter respostas certas para esclarecer os clientes com relação às suas dúvidas e anseios.
O fundamental é buscar sempre por melhores formas de conquistar, encantar e fidelizar os clientes no ponto de venda.
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