Separamos uma lista com os 5 livros que consideramos referência para os profissionais que querem adquirir conhecimentos e aprofundamento na área de Trade.
Os escritores deste gênero são, em sua maioria, profissionais já atuantes na área e que possuem nomes fortes em pesquisas, no ensino e artigos científicos.
Os temas abordados por eles são bem amplos e incluem desde gerenciamento por categoria até as principais tendências para o mercado varejista.
1. VAMOS ÀS COMPRAS: A CIÊNCIA DO CONSUMO NOS MERCADOS GLOBAIS
Autor:
Paco Underhill – psicólogo comportamental especialista em ciência do consumo.
Obra:
Conta com novos estudos mercadológicos e observações que abrangem o mundo dos mercados emergentes
Fala sobre as últimas e mais recentes tendências em varejo on-line e o que se tem feito de certo ou de errado.
Um guia detalhado das lojas, shoppings e ambientes de varejo mais inovadores do planeta, boa parte deles em países onde a prosperidade acabou de chegar.
A obra é, portanto, um guia indispensável para entender quem é o cliente e como ele compra.
2. SHOPPERCRACIA
Autora:
Fátima Merlin – especialista em varejo, comportamento do consumidor e do shopper.
Obra:
A escritora compartilha com os leitores as ações relacionadas ao Gerenciamento por Categoria (GC), do planejamento à execução, mostrando que ele dá certo e influencia positivamente na gestão do negócio e na relação com os clientes, principalmente se tiver o shopper no centro das decisões.
O livro é voltado aos profissionais da indústria, varejo, agências de marketing e publicidade, consultores, estudantes e a todos que se interessem pelo tema.
3. PLANEJAMENTO DE TRADE MARKETING: O DOMÍNIO DO CANAL DE VENDA
Autor:
Rubens Sant’Anna – um dos maiores especialistas em Trade Marketing do Brasil. Com formação em arquitetura e urbanismo, MBA em Gestão Empresarial e especialização em comportamento do consumidor, é também empresário e palestrante.
Obra:
“Sem trade marketing, não se vende mais.”
Esta é a primeira frase do resumo do guia definitivo de Rubens Sant’Anna, além dos dois capítulos introdutórios, que fornecem uma visão geral sobre varejo e trade marketing.
O livro é dividido em sete fases distintas: análise da indústria, análise do shopper, análise do canal, definição de objetivos, elaboração do plano de ação, implementação e monitoramento e revisão.
4. TRADE MARKETING: ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO E EXECUÇÃO DE VENDAS
Autores:
Matheus Alberto Cônsoli e Rafael D’Andrea | Vários autores
Obra:
Apresenta, de maneira estruturada, didática e de fácil entendimento, conceitos, ferramentas e questões para que profissionais e acadêmicos da área possam avaliar, planejar e implementar suas estratégias de trade marketing.
Na obra, os autores agruparam competências e conceitos, integrando conhecimento acadêmico e uma vasta experiência no dia a dia de organizações, varejistas, pesquisas e projetos de consultoria desenvolvidos nos últimos dez anos. E conseguiram unir conhecimentos de pesquisadores, professores e executivos em um mesmo material com o objetivo de ampliar e detalhar o conhecimento sobre as atividades de trade marketing nas empresas.
5. THE SHOPPER MARKETING REVOLUTION
Autores:
Toby Desforges e Mike Anthony
Obra:
Em “The Shopper Marketing Revolution” (A Revolução do Shopper Marketing, em tradução livre), os pioneiros Toby Desforges e Mike Anthony analisam as razões pelas quais é preciso mudar para obter resultados mais promissores, oferecendo conselhos práticos e técnicas certeiras para revolucionar o mercado.
A dupla compartilha uma abordagem formada por cinco passos que conectam o consumidor final ao ambiente no ponto de venda, tudo de acordo com a realidade atual. Para tanto, divide a publicação em três partes distintas, totalizando 16 capítulos bastante completos.
E aí? Curtiu as nossas dicas?