Atualmente, a busca por novas ideias para atrair o shopper vem aumentando consideravelmente por todo o mundo.
A realidade virtual é uma das novas tendências de estratégia do marketing por ser uma tecnologia capaz de enganar os sentidos dos usuários, através de seu ambiente virtual, criado por um sistema computacional que produz efeitos sonoros, visuais e em muitos casos, até táteis, permitindo a imersão completa em um ambiente simulado.
A realidade virtual é ainda algo novo para o público e por isso, é tão atrativa.
Uma pesquisa realizada na Worldpay abordou 2004 brasileiros, onde 73% dos entrevistados gostariam de fazer compras usando a RV.
Este é um dado muito relevante para empresas brasileiras que procuram impulsionar suas vendas, visto que, na Alemanha a mesma pesquisa gerou resultados inferiores a 60%, assim como no Japão.
Ainda sobre a pesquisa, 85% dos entrevistados consideram adquirir um produto com a tecnologia de realidade virtual e 84% gostariam de ver lojas físicas usando o recurso.
Entre compradores comuns, empresas privadas e do setor público, estima-se que até 2024 a realidade virtual movimente cerca de US$ 35 bilhões.
A Compart já está utilizando a Realidade Virtual em algumas ações para seus clientes.
É o caso da ação em bares operacionalizada pela agência para uma empresa de aplicativo de táxis.
Trata-se de uma ação que acontece em bares de São Paulo, com o objetivo de divulgar o aplicativo e ainda, prestar um serviço social, estimulando o consumo consciente do álcool: “se beber, não dirija”.
Equipes de promotores visitam bares e realizam uma abordagem ao público presente. É feita uma pergunta sobre a condição da pessoa para conduzir um carro naquele momento.
Caso a resposta seja positiva, os promotores sugerem uma experiência:a utilização de óculos de realidade virtual para o “teste do 4”, uma tradicional brincadeira que julga se a pessoa está ou não alcoolizada por conseguir ou não se equilibrar em uma perna só.
A brincadeira é que os óculos dão a sensação do ambiente estar rodando.
Mas logo em seguida, os promotores revelam que a pessoa está sendo trolada.
E imediatamente é oferecido um teste de bafômetro, que trará a certeza se o cliente está ou não em condições de dirigir e caso não esteja, que a escolha certa é chamar o táxi pelo app.
Enfim, é bom lembrar que o futuro já chegou por aqui e que usar a realidade virtual para encantar consumidores pode ser um ponto de virada na sua estratégia de marketing.
Caso tenha interesse em desenvolver projetos e ações inovadoras para sua empresa, entre em contato conosco.