A melhoria contínua é uma ramificação dentro da gestão da qualidade que é focada em buscar novas possibilidades de avanço ou desenvolvimento do que já existe. A proposta é baseada em uma sabedoria japonesa que se chama Kaizen e envolve todos os aspectos da organização.
A aplicabilidade da melhoria contínua costuma acontecer através de planejamento e controles, sendo eles definidos basicamente pelos pilares em que a organização mais necessita de suporte ou de melhorias.
Na Compart, o foco de melhoria contínua é baseado na entrega do serviço ao cliente e na integração dos processos.
Umas das melhorias recentes na integração dos processos foi o sistema de pagamento de nossas agências coligadas. Hoje, é realizado de maneira integralmente informatizada. Antes da informatização, haviam alguns gaps que travavam o desenvolvimento da tarefa e faziam com que a informação demorasse a ser processada ou que fosse processada de uma maneira ineficiente.
O principal desafio em trabalhar a melhoria continua nas organizações está no planejamento das ações, nos controles estabelecidos e no engajamento das pessoas envolvidas.
É importante ressaltar a importância da gestão e de ter foco. Quando são criados muitos controles, que não focam o necessário, eles serão pouco utilizados ou completamente abandonados, fazendo com que os planejamentos das ações sejam comprometidos.
Além disso, a gestão deve se fazer sempre presente. Quando há presença da gestão na tomada de decisões e direcionando os melhores caminhos a serem seguidos, fica evidente a melhoria continua acontecendo na organização.